quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Weeeeee...SIMMO 'E NAPULE PAISA'

Weeeeee....benvenuti a Napoli cari amici (bem vindos a Napoles queridos amigos), pois é caros amigos, depois de quase 15 dias na cidade de Napoles posso dizer que sou metade napolitana...hehe, ja nao sei mais que lingua falo: portugues, italiano ou napolitano??? beh!!!

A cidade de Napoli esta localizada no sul da Italia, mais ou menos a 120 km da cidade de Roma. Sou uma completa apaixonada por essa cidade, talvez porque essa seja a verdadeira Italia que conhecemos no Brasil, a cidade onde o italiano fala alto, ou melhor quase grita, a cidade onde roupas sao expostas nas janelas para que possam secar, è a cidade da pizza, da tarantella, da musica melodica...enfim, é a cidade do povo napolitano, um povo alegre que como nos brasileiros, tem o seu jeitinho napolitano de viver.

Passei 15 dias na cidade de Napoli e posso dizer a verdade quase enlouqueci pois ouvir uma palavra em italiano è coisa rara, mas aos poucos o ouvido acostuma e sem perceber, eu ja estava falando napolitano também...Ma ca' già fa'????

Napoli é uma cidade onde comer é um momento sagrado. Quer ofender um napolitano??? recuse qualquer prato ou nao aceite o café e pronto...hehe, como eu nao queria ver ninguém chateado, aceitava tudo que me ofereciam, talvez seja por isso que eu nao dormia bem. Cada tia que iamos visitar era uma xicara de café, ao final do dia consegue dormir apos beber 5 xicaras de cafe napoletano??? Fiquei eletrica eletrica.

Ruas de napoli....., eita coisa boa. Esse é o meu passeio preferido, caminhar pelas ruas de napoles em companhia da maquina fotografica. E nesse momento que voce começa a entender a cidade. Em suas pequenas ruazinhas, enquanto uma senhora coloca a roupa no varal, logicamente fora da janela, sua vizinha compra o pao, mas de um modo bem diferente: Uma corda è amarrada em um
balde, o qual desce pela sacada. O padeiro pega o dinheiro que esta dentro e coloca o pao, assim a senhora puxa a corda e la vai o balde subindo com sua compra. Facil, facil!!! Sem contar os gritos dos feirantes, quase parei na farmacia pra comprar doril. Depois de quase 4 horas andando e fotografando, nao via a hora de parar e descansar um pouco. E foi o que fiz, parei em frente o Castelo localizado bem no centro de Napoli e dali fiquei por alguns minutos admirando a beleza do Vesuvio, o vulcao que no ano de 79 D.C destrui a cidade vizinha: Pompeia.

Sobre o natal e o ano novo na cidade de Napoli, posso dizer que a tradiçao é bem diferente. As 20 horas em ponto a familia se senta a mesa e somente apos 2 horas que a refeiçao termina. Como primeiro prato, temos: Muzzarela de bufalo, melao e presunto cru (Dio Santo como è boa essa muzzarela), de segundo temos Spagheti com frutos do mar, como terceiro prato temos salatada de brocolis e bacalhau, como quarto prato se mangia camarao frito, lula e polvo, como quinto prato pao, mariscos e outros frutos do mar e por fim nozes, castanhas e outras sementes. Como doce temos: baba, cassata siciliana, pandoro, panetone e um doce tipico napoletano:Strufoli. Apos essa comilança toda e depois de varias taças de vinho, nada como um bom copo de sal de frutas....ahahaha. A meia noite chega e è fogos que nao acabam mais, sem contar a musica que invade as ruas. E è isso, Napoli è vida, Napoli è salutar um amigo com um Weeeee,mas posso dizer que mesmo adorando Napoli assim nao sei se conseguiria viver ali, pois como toda cidade grande, è também violenta, querendo ou nao, é sempre comandada pela Mafia.

Vale a pena conhecer a cidade de Napoles
Napule t'ho raccontato Napule Nfaccio e mure de viche può lleggere a storia e sta bella città

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Vivendo Ancona

Mais um dia de frio aqui na Bota, ainda bem que Ancona è um cidade privilegiada (pelo menos até agora è o que me parece..hehe). Acordei super dispostas, depois de um belo banho quente, me agasalhei dos pés a cabeça. Eu gosto do frio, o que eu nao curto é passar frio, se eu estiver bem agasalhasada posso passear o dia inteiro que nao irei me lamentar.

Depois de passar no bar, receber um sorriso, receber um bom dia e comprar o bilhete do onibus, eis a minha primeira corrida matinal, correr até o ponto (o onibus ja estava proximo). Entro no onibus e as pessoas me dizem "buon giorno" respondo meia desconfiada olhando pra ver se nao tinha cameras escondidas, se aquilo ali nao era pegadinha. Desde quando um italiano diz buon giorno sem motivo???

Eu vim pra Ancona armada dos pés a cabeça, meu vocabulario de palavras nada agradavel e de aml humor jà estava preparado, em Parma eu usava muito, alias aprendi a ser grossa com o povo parmegiano, logico que nao posso generalizar, algumas pessoas boas sempre encontrei em Parma, mas era raro. Aqui em Ancona parece tudo tao perfeito, as pessoas sorriem, te comprimenta com sorriso apenas entrar em uma loja, nas agencias de trabalhos todos, digo todos com que eu falei foram gentis. To de boca aberta com essa cidade. A velhinha no ponto de onibus conversou comigo, ficou feliz ao saber que eu era italobrasileira e quando foi embora apertou minha mao.

O vizinho do predio onde moro tem um cachorro, e eu sou louca alucinada por cachorros e animais em gerais, apenas vejo um cao quem abana o rabo sou eu....hehe, fui toda feliz pra brincar com o cachorrinho mas ja preparada pelo fora que ele poderia dar em mim: puxando o cachorro ou dizendo para nao toca-lo. O velho ficou feliz, disse que o cachorrinho adora brincar e agradeceu pelos beijos que dei no au au. Mas uma vesz procurei as cameras escondidas.

Ancona esta sendo perfeita demais, mas nao irei me deslumbrar porque sei que logo logo encontrarei alguém que me de um fora...hehe. De resto foi tudo bem, dei minha disponibilidade pra trabalhar depois do Natal pois irei a Napoli semana que vem....Weeeee adoro Napoli!!!!
Sei que agora esta um epoca nao boa pra emprego, a tal da crise afetou legal a Italia, mas eu sou brasileira e nao desisto nunca, uma hora encontro algo que me faça feliz.

Vado a mangiare
Beijos a todos

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

So quem tem um animal sabe realmente o que é ser amado


Hoje vou falar da minha boneca. Essa è a Rebeca, minha menian adotiva. Rebeca chegou em casa com 4 anos, muito dizem que ela teve sorte e ter encontrado uma familia como a minha, mas tenho certeza que fomos nos que tivemos sorte de encontra-la.

A Rebeca é uma cachorrinha muito especial, carinhosa, nervosa, estressadinha....rs, ela é minha paixao.

Ela nao curte muito brincar nao, mas quando eu a pego de jeito ela entra na brincadeira. To sentindo muito a falta dela, sei que ela ficou tristinha porque eu fui embora e porque a batatinha tambèm foi, graças a Deus minha familia da muita atençao pra ela.

Buneka, eu te amo, ta? Sinto saudades, quando eu for ao Brasil vou te encher de beijos



Te amo meu amor

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Ancona


Essa foto é da cidade de Ancona, onde estou morando. A cidade a primeira vista é bem legal. Cheguei no sabado e ja dei umas voltinhas pra conhecer o clima da cidade e pra falar a verdade até agora gostei. As pessoas até o presente momento foram simpaticas comigo, sorriem, dao informaçao sem se irritar como era a Parma, falam bom dia, enfim, parece uma cidade normal...hehe.
O Frio aqui é bem mais suportavel, primeiro porque é raro nevar e isso ja é uma grande vantagem, segundo porque é uma cidade de mar, o que a torna mais quente. Pela metereologia até o momento a temperatura dessa cidade é a segunda mais quente da Italia depois de Napoli...weeeeee.
Depois do natal comeòo a ver emprego pra nao ficar parada, nao tem coisa pior que ficar sem fazer nada. Hoje a chuva esta bem nervosinha, nao para de cair. Da janela de casa vejo a praia e o mar esta ideal para os surfistas.
Outra coisa interessante, to assistindo Terra Nostra, é tao estranho ver o povo com a voz alterada e ainda falando italiano, beh, se estamos na Italia é justo que falem italiano. Outra coisa, adorei o sotaque do povo marchegiano, parece um pouco romano.
Bom gente, to indo agora que meu tempo na lan house esta acabando, apenas tenho dinheiro e compro um computador pra mim
Beijos a todos

domingo, 7 de dezembro de 2008

Minha Vida




Essa é minha pequena, se chama Tabata Maria. Ela nasceu no dia 17 de junho de 1996, me lembro perfeitamente desse dia, pois acordei as 5 horas da manha com o choro de filhotes e para minha surpresa voce tinha acabado de nascer debaixo da minha cama. Foram anos felizes todas as vezes que eu tocava a campanhia e voce vinha correndo latindo, o papai brigava com voce porque nao queria que os vizinhos reclamassem, mas voce nao estava nem ai e eu brigava com o papai porque gostava de ouvir o seu latido. Lembra quando a mamae fazia frango e voce ficava na cozinha? ahahah nao saia de la até que ela colocasse no se prato, e depois com a barriga cheia voce ia limpar a boca na cama da gente. De manha a palavra que voce mais gostava de ouvir era: "passear". E la ia voce e a Rebeca com o papai comprar pao.

Os anos foram passando e o meu filhote foi crescendo, mas sempre foi minha pequena. Esse ano voce fez 12 anos, e estava ali, correndo como sempre, pensei que nunca fosse envelhecer até que em setembro desse ano voce começou a tossir demais. Graças a Deus eu te conhecia da ponta do rabo ate o focinho. Fomos ao Doutor Edu e ele disse que seu coraçaozinho nao estava legal. Mas a Tati foi tao persistente com os remedios que voces ficou boa logo logo, mas a velhice estava chegando, nem voce e nem eu aceitava isso. Quando iamos passear, voce fazia graça na garagem querendo correr como se fosse um filhote, eu brigava com voce porque sabia que correr era perigoso pra voce, e quando te pegava no colo, voce me enchia de beijos, e Rebeca tadinha, vivia mordida porque voce queria brincar com ela. Como era lindo te ver assim. Quando o fim de novembro chegou voce piorou, as visitas ao Doutor Edu aumentaram, mas eu rezava sempre por voce e sempre conversava como voce. Sei que muita gente dizia que eu era boba, que te vigiava demais, mas eu era feliz assim. Nas ultimas semanas eu nao dormia, passava minhas noites acordadas velando teu sono, morria de medo de algo acontecer enquanto voce dormia. Até a Karina te vigiava. Sei que voce ficava brava por causa da pouca agua que a gente colocava, mas voce engasgava e nos corriamos pra te ajudar.

Seus passos ficaram lentos e eu mudei meu jeito de andar so para te acompanhar, voce estava mais cansada e eu estava sempre ali pra te dar tudo aquilo que desejava. Voce so me olhava e eu entendia o que voce queria. O cansaço aumentou e por duas vezes voce tentou ir embora, mas eu fui mais rapida do que voce e te socorri a tempo. Quando eu chorei no Doutor Edu pela crise que voce teve, voce tambem chorou por me ver chorando. Ele me pediu pra nao chorar na sua frente e eu tentei nao fazer mais, me pediu que voce repousasse mais em casa, que evitasse se estressar e eu obedeci. Na ultima semana antes da minha viagem, voce, Rebeca e eu iamos passear na rua as 6 horas da manha, pois nao tinha ninguem na rua e assim vc poderia ir com seus passos lentos e tranquilos. E assim foi, eu nao dormia, apenas te vigiava e nos duas sabiamos que a hora estava chegando. E sabia que voce nao queria que eu estivesse por perto, por isso ia sempre dormir no meio do quarto. Eu dormi no chao para poder ficar perto de voce, te olhava sempre. Sabia que voce estava cansada, mas eu estava sendo egoista te desejando ali ao meu lado. Na ultima semana a imagem do Tio nego nao saia da minha cabeça, e eu sabia que ele estava ali cuidando de voce, porque ele gostava demais de voce.

A sexta feira chegou e eu tive que viajar pois a passagem ja estava comprada a muito tempo. Eu sabia que nao passaria daquela semana pois voce estava me dizendo e eu rezava pedindo a Deus que voce ficasse. A gente se despediu naquele dia, lembra? Eu conversei com voce, eu te agradeci pelos dias de alegria que me voce me deu, por todos os dias que voce me acordava com beijos e por dormir em cima da minha barriga, eu te agradeci por todos os dias passado ao teu lado e te pedi desculpas por esta sempre em cima vigiando os seus passos. Na hora te ir embora para o aeroporto de beijei e mais uma vez agradeci.

Viajei olhando teu video no celular, quando cheguei na Italia liguei pra saber como voce estava, a mamae mentiu pra mim, so pra nao me preocupar, mas voce voltou ao Doutor Edu. Eu daqui rezava por voce, mas na noite de sabado pra domingo, sonhei que voce tinha ido, por isso no domingo liguei novamente. A mamae disse que voce estava bem e eu agradeci a Deus por isso. A tarde quando o telefone tocou e o Domenico disse que era a minha mae, meu coraçao saltou, pois eu sabia o que ela iria me dizer, o meu sonho nao estava errado, voce tinha partido. A mamae disse que voce estava cansada demais, por isso eu nao fiquei brava, eu sabia que voce queria ter ido e so nao foi porque eu nao deixei. Voce esperou que eu fosse embora pra poder ir descansar. Sei que agora voce esta em um lugar melhor, que agora voce respira melhor e provavelmente voce tem um monte de amiguinhos pra poder brincar. Eu disse ao meu anjo da guardar pra te dar um boneca e uma bolinha feita com meia, voce ama brincar com meias. Eu sei que no hospital veterinario do plano superior voce esta sendo bem tratada, sei que as pessoas te amam ai, e sei que o Tio nego esta cuidando de voce. Todas as noites eu ainda agradeço por ter voce ter feito parte da minha vida, por voce ter sido a alegria dos meus dias. Voce e a Rebeca sempre me fizeram rir e eu sou feliz por isso.

Minha pequena, minha batatinha, onde voce estiver, quero que saiba que eu te amo demais, voce me fez feliz e tenho certeza que foi feliz tambem, eu nao irei chorar pois sei que voce nao queria isso. Todos aqui irao sentir a tua falta, todos aqui te amam demais. Obrigada por tudo minha linda, obrigada por ter sido minha, um dia com certeza iremos nos encontrar.

Te amo
Tua Taty

http://www.youtube.com/watch?v=BkX_C1XysBk&feature=channel_page

sábado, 6 de dezembro de 2008

Viajando

Primeiramente desculpem a falta de acentuaçao, pois o teclado aqui è Bem diferente. Gente, cheguei na Italia, to meio sem tempo pra escrever porque nao tenho internet em casa ainda. A viagem foi tranquila, nenhuma turbulencia e a Alitalia graças a Deus nao cancelou o voo. Aqui etsa frio demais, menos mal que nao neva, coitado de quem mora no norte, esta debaixo de cm e cm de neve. Bom, vou indo.

Beijos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...