segunda-feira, 25 de julho de 2011

Cidadania italiana na Italia.

Hoje resolvi falar sobre cidadania italiana. Recebo varios e-mails de pessoas me perguntando como se faz para obter a cidadania italiana aqui na Italia. Bem, nao è tao facil assim. Realmente è muito mais rapido dar entrada na Italia do que esperar o consulado italiano no Brasil. Minha familia entrou com o processo de cidadania pelo consulado italiano de Sao Paulo em 2003 e somente agora o consulado ligou agendando o reconhecimento para agosto desse ano, ou seja, foram 8 anos de espera. Cheguei na Italia para dar entrada na minha cidadania em fevereiro de 2005 e em junho do mesmo ano, ja era uma cidada italiana.

Minhas origens è um verdadeiro samba, meus bisavos maternos vieram de uma pequena cidadezinha localizada na provincia de Verona (Terra de Romeu e Julieta), e chegaram ao Brasil meses antes da 1º guerra mundial. Meu avô acabou nascendo no Brasil e ainda jovem e casou-se com minha saudosa avo' que tambem era filha de imigrantes, mas estes vindos da Austria e Portugal.  E a partir dai, tudo começou e como na Italia os filhos recebem somente o sobrenome do pai, minha busca pela cidadania ficou voltada somente pelo lado italiano, justamente pelo fato do meu avô (Graças a Deus) estar ainda vivo. Nao vou continuar falando sobre a imigraçao porque è um assunto que amo demais, estarei horas e horas escrevendo.



Hospedaria dos imigrantes de Sao Paulo- Brasil

Admirando a linda cidade de Verona

Amo esse lugar

Momento emocionate quando minha mae, minha tia e eu encontramos a cidadezinha onde nasceu o meu bisavo
Na realidade, a busca pela cidadania começou com um primo meu, ele pesquisou sobre a familia e consegui recolher todos os documentos da parte dos nossos ascendentes e assim que esses documentos chegaram em minha maos, comecei a recolher tambem os documentos da parte do meu pai,  maranhense que nada tem de italiano ( infelizmente nao conheço nada sobre meus ascendentes paterno).

Apos ter todos os documentos em maos, o passo seguinte foi entrar em contato com o Ministerio da justiça de Brasilia e pedir a certidao negativa de naturalizaçao. Essa certidao, serve para saber se a pessoa estrangeira se naturalizou brasiliero sem renunciar a cidadania de origem, ou seja, tem dupla cidadania, nesse caso, o ascendente tambem tera esse direito. Ja se ocorrer o contrario, naturalizar brasileiro e renunciar a cidadania de origem, entao voce nao tera mais direito a cidadania italiana, pois o seu ascendente è somente brasileiro e nao mais italiano. Uffa, que alivio foi ver que meu bisavo tinha dupla cidadania.

Apos juntar todos os documentos e mais certidao de negativa de naturalizaçao, o passo seguinte foi traduzir os documentos. Mas atençao, nao serve qualquer tradutor, tem que ser um tradutor juramentado. No site do consulado italiano do Brasil, tem uma lista de tradutores juramentados e vou logo falando, è caro! Gastei muita grana com a traduçao, e apos todos os documentos traduzidos, ainda tive que reconhecer no cartorio, a assinatura do tradutor em cada documento, e la se foram mais dinheiro.

Ok. Documentos em ordem, era a hora de levar ao consulado italiano de Sao Paulo. (Nao sei como funciona agora, se tem que agendar ou nao, pois quando eu fui, era so entrar na fila e esperar, por isso, quem tiver com a intensao de fazer o processo, leia o site do consulado italiano da sua cidade), acho que esperei quase dois meses para que o consulado me devolvessem esses documentos autenticados e uma vez com tudo pronto, comprei a passagem para a Italia.

Na realidade nao sabia por onde começar, e com certeza Deus estava do meu lado, pois quando fui comprar a passagem de aviao, a funcionaria me perguntou:
- Entao, qual cidade voce ira descer?
-Putz, nao tinha pensando nisso.
-Nao?
-Na realidade nao ( e olhando para o mapa da Italia localizado na parede atras da funcionaria....), ja sei. Desço em Bolonha.
- Bolonha? e por que decidiu por Bolonha se ate poucos minutos nao sabia onde descer.
- Facil, escolhi Bolonha porque esta no meio da Italia e uma vez ali, decido vou para o norte ou para o sul da Italia.

Realmente eu fiz isso, nem sabia para onde ir. Chegando em casa, fiquei pensando onde iria ficar e enquanto olhava alguns sites de hoteis em Bolonha, eis que o telefone toca, era a madrinha da minha irma querendo falar com minha mae que nao estava em casa. Conversa vai, conversa vem, digo a ela que estava indo para a Italia, entao ela me diz:
-Que legal, voce sabia que minha sobrinha mora la?
-Nao, nao sabia.
-Liga pra ela, com certeza ela ira te ajudar.

Eu conhecia muito bem a irma dessa sobrinha, ambas sao de Recife, sao gemeas e essa que conheci, morou muito tempo em Sao Paulo. Resolvo ligar para pedir uma luz.
-Oi Ana, sou a Tatiana, voce nao me conhece, sou a filha do ...bla bla bla, bla bla bla
- Claro que sei quem voce è, conheço teus pais.
- Entao, to querendo ir para a Italia tirar a cidadania, queria saber se voce poderia me dar teu endereço como referencia de residencia para fazer minha cidadania.
-Mas voce vai ficar onde?
-Em um hotel.
- O que? voce ta louca? vai nada. Voce vai ficar aqui em casa.
-Nao, eu nao quero dar trabalho.
- Nao è trabalho nenhum, me diga quando voce chega. Vai descer em Milao?
- Nao, eu irei descer em Bolonha pois nao sabia onde ir, mas posso mudar para Milao.
-Muda nao, estou mais perto de Bolonha, moro em Parma e em 1 hora chego em Bolonha.

Fala serio, diz que Deus no me deu uma maozinha?
No dia em que cheguei em Bolonha, foi facil reconhecer essa amiga, pois era gemea identica a irma. Nossa nunca irei esquecer essa recepçao, ela e o marido (ele italiano 100%) foram uns amores, me fizeram sentir em minha propria casa, foram anos que nao irei esquecer jamais, por isso tenho um carinho enorme por essa familia.

Praça Duomo em Parma
Uma vez na minha nova casa italiana, o passo seguinte foi fazer o permesso di soggiorno (uma especie de autorizaçao de residencia) no meu caso, era um permesso di soggiorno por motivo de turismo, pois na epoca em que eu fiz, eles aceitam esse tipo de permesso. Com o permesso di soggiorno em maos, fiz minha residencia, ou seja, fui ate a prefeitura junto com essa minha amiga e eles me colocaram como membro da familia. Uma vez feito isso, deveria aguardar a visita da policia municipal. Assim que os policiais foram nos visitar, queriam saber quantos comodos tem a casa, onde durmo e bla bla bla. Autorizada a minha residencia, chega o momento de ir a prefeitura dar entrada em meu processo de cidadania. Essa foi realmente a parte que me deixou brava, pois de todos os documentos que o consulado italiano de Sao Paulo pediu, a funcionaria utilizou somente esses:

Certidao de nascimento: dos bisavos maternos, avos maternos, meus pais e a minha
Obito: somente dos meus bisavos e avo materna
Casamento: avos e pais
Certidao negativa de naturalizaçao

O resto: nascimento, obito e casamento dos meus bisavos e avos paternos nao foram necessarias, ou seja, gastei dinheiro a toa com documentos que o consulado italiano no Brasil pediram e que na Italia nao tinha necessidade.

Depois de esperar quase 4 meses, me ligam da prefeitura para ir assinar a minha cidadania. E como cidada italiana, perdi o sobrenome materno no documento e fiquei somente com o sobrenome do pai. Muitos me perguntam como foi o juramento da cidadania, eu nao precisei fazer juramento em frente a bandeira italiana, pois como disse a funcionaria, eu ja nasci tendo sangue italiano. O juramento è feito somente para as pessoas que obtem a cidadania por outros motivos: casamento, naturaliçao por tempo de residencia, refugiado politico e etc. Por esses tipos de cidadania nao sei responder como se faz.




Quero deixar claro que todos os passos que escrevi acima foi como eu fiz.Muita coisa mudou em relaçao a lei, existem sites sobre cidadania italia, que explicam como fazer hoje em dia, como funciona o permesso di soggiorno e onde se faz. Quem tem orkut , tem muitas comunidades que explicam o passo a passo, mas a busca por documentos deve ser feita por nos mesmo. Muitos me escrevem querendo saber como faz para descobrir onde nasceu o bisavo, ou como se faz para entrar em contato com o comune da cidade (prefeitura), enfim, sao processos que deve ser feito pela propria pessoa, um local bem interessante para começar a busca pelos nossos ascendentes, è o museu do imigrante em Sao Paulo, la existem computadores onde voce pode pesquisar o sobrenome da familia, a data de desembarque no Porto de Santos e etc.
Uma outra coisa importante, erros no sobrenome, isso prejudica muito a busca pelas certidoes, isso aconteceu comigo, na certidao do meu bisavo o sobre tinha final "GNINI" e meu avo ja tem sobrenome com final "GINI" ou seja, o cartorio comeu uma letra na hora de registrar e esse erro pode custar muito caro, seja para retificar que para começar as buscas.  Outra coisa tambem, lembre-se que muito nomes apos a naturalizaçao  foram traduzidos, por isso se teu bisavo nasceu na Italia e a familia o chamava de Luiz, na realidade era Luigi, se era Jose na realidade era Giuseppe, Andre era Andrea e assim vai.

Deixo alguns site para ajudar nas buscas:

Memorial do imigrante de Sao Paulo
Consulado italiano de Sao Paulo
site sobre cidadania
Comunidade do orkut sobre cidadania
Site sobre genealogia
Sobrenomes italianos
http://www.imigrantesitalianos.com.br/
http://poliziadistato.it/articolo/225/
Informaçoes sobre como fazer a residencia

Se alguem tiver alguma duvida, responderei nos proprios comentarios.
Beijos

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Curtindo a regiao das Marcas (Marche) com minha familia

Depois de passar quase uma semana em Paris, volto feliz para Ancona, pois essa seria a ultima semana de ferias da minha familia, e logico que tinham que conhecer a regiao onde moro.  Nao sei se ja comentei, mas a regiao das Marcas (regione Marche) è uma regiao muito linda. Localizada na parte central da Italia, possui um  litoral de173 km de extensão e muito verde com suas montanhas, ou seja, campo e praia no mesmo territorio. Ancona, a cidade onde moro, è a capital dessa regiao, nao è uma cidade grande, por isso è muito tranquila, amo esse lugar.

A familia curtiu demais essa regiao, nao tivemos muito tempo para conhecer tudo, pois justamente nessa semana, a Italia resolveu fechar o tempo, durante a tarde chovia, entao o jeito era aproveitar o dia.

Mamis e irma admirando o mar de Ancona

Passeto de Ancona

Irma olhando o mar da cidade de Sirolo

Meus amores

Ela adorou..praia de Sirolo

Ela fala portugues e ele responde em portuliano ahaha

Castelo da cidade de Senigallia

Praia de Senigallia

Girassois gigantes na cidade de Numana

Amo muito tudo isso

Riviera del Conero- Ancona
Praia de Porto novo- Ancona

Depois dessa semana linda, foi hora de dizer tchau.
Saudades da minha familia linda
Amo voces

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Selinho.....vamos la!!!!

Aqui vai mais um selinho que ganhei, dessa vez foi a Gisley do blog " Querido Deus obrigada por me exportar" que me mandou. Quem ainda nao conhece o blog dela nao sabe o que esta perdendo,vale a pena conhecer, dou muitas risadas com suas estorias. Obrigada pelo selinho Gi.



Regras:

1) Exibir a imagem do prêmio( já feita acima)


2) Postar o link do blog que te premiou :




3) Indicar 10 blogs para receber o selo:


Acabei indicando 5 blogs, mas deixo aberto a quem quiser participar.
Beijos Taty

sábado, 2 de julho de 2011

Lua de Mel: Paris sempre maravilhosa!!!

Depois da nossa maravilhosa festa, eis que começa a parte mais dificil: despedir dos amigos e de alguns familiares. Meus amigos voltaram cada um pra suas casas logo no dia seguinte, uma outra brasileira amiga minha que no final nao veio ao casamento, chegou no dia seguinte porque pensava que o casamento iria ser no sabado. Foi tragico mas comico. Ela chorou a beça, mas so o fato de saber que ela veio me ver (mesmo chegando atrasada de um dia) foi maravilhoso. Aproveitamos o tempo e fomos passear em Napoli com ela e com o namorado dela, que por sinal um rapaz muito simpatico, educado e muito bonito. O Domenico adorou ele!!!

Depois foi a vez de dizer tchau ao meu pai. Acordamos a meia noite e acompanhamos meu pai ate o aeroporto de Roma. Ninguem merece um voo as 4 horas da madrugada, ne? Ai como è triste o momento em que a pessoa tem que ir embora. Que abraço gostoso e quanto beijo gostoso eu ganhei. Meu pai ainda disse que agora que aprendeu o caminho, vira sempre me visitar. E eu vou comprar a visita!!!!

O resto da familia, ainda tinha 15 dias de ferias. Entao eles foram aproveitar os dias na casa da minha tia em Parma, assim conheceriam a parte norte da Italia. Carregamos o carro e voltamos pra Ancona. Desfazemos as malas e refazemos novamente, pois agora o momento relax era nosso. Estavamos indo rumo a Paris.

Na realidade, eu ja conheço Paris, mas o Domenico nao conhecia. Decidimos passar uns 5 dias na cidade luz justamente para uma pequena lua de mel, tudo muito simples, com voo low cost e hotel sem luxo, porque na realidade nos iremos fazer uma segunda lua de mel e queremos no nordeste do Brasil, precisamente na cidade do Recife. So nao fomos agora porque gastar 5 dias no Brasil è desperdicio, so de voo a gente ja se perde um dia.

Seguimos rumo ao aeroporto de Pescara (na regiao do Abruzzo) porque o aeroporto de Ancona so abreriam os voos para Paris em julho. Fizemos 1 horas e meia de carro e mais 1 hora e 50 de voo. Saimos da Italia com um sol maravilhoso e chegamos ao aeroporto de Beauvais na França com frio e tempo nublado. Nossa que sorte!!!!


Seguimos rumo a capital da França e uma vez ali, eis que começa a nossa aventura com o " je ne parle pas français". A minha sorte è que a recepcionista do hotel era muito simpatica, rimos pra caramba. Ela nao falava italiano, nem portugues e nem espanhol, so ingles e frances. Usei o meu ingles do tipo " The books on the table" misturado com meu frances do tipo "ninguem merece" e ela so me falava em frances. Acabamos nos entendendo, eis nosso dialogo:
- Mas voce tem certeza que nao fala frances?
-Absolutamente sim. (em ingles)
-Mas eu estou falando em frances e voce esta entendendo tudo, como pode?
- Eu sei, eu entendo mas nao falo.
- Eu acho que voce esta me enganando. (risos)

Pois è, eu entendo o frances, talvez porque muitas palavras se pareçam com o italiano, ja estudei a lingua mas nao passeio do basico 1. Que vergonha!!!

No dia seguinte, o momento que eu mais esperava: o cafe da manha. Era tanto tempo que eu nao comia uma baguete com manteiga acompanhada de uma enorme xicara de cafe e um copao de suco de laranja. Pra quem nao sabe na Italia o cafe da manha è a base de croissant doce recheado com chocolate, creme ou geleia e o cafe è servido em uma xicara beeeeeem pequenininha (aquele tipo expresso) e se chega a 10 ml de cafè è muito. O Domenico observava tudo com a maior cara de nojo, quando viu o cafe entao quase morreu ahahaha. Ainda bem que tinha croissant sem recheio e ele pediu o minimo de cafe possivel. Saindo do hotel, ele encontrou um cafeteria, pediu um cafe expresso mas deixou claro que ele era italiano e queria um expresso italiano, o atendente fez o possivel, mas nao ficou igual.

Chegando ao metro, apanhei demais com aquelas maquinas automaticas para comprar os bilhetes do metro, ate entender os tipos de bilhete foi dificil. Compramos o bilhete mobilis, que da o direito de pegar quantos metros voce quiser no prazo de 24 horas em algumas determinadas zona. A nossa primeira visita foi a catedral de Notre Dame e dali fizemos todo o percursso a pè ate chegar ao Arco do triunfo. Foi cansantivo mas valeu a pena.

Chegada a Paris

Catedral de Notre Dame

Museu do Louvre

Arco do Triunfo

Torre Eiffel





Teatro Opera de Paris

Catedral do Sagrado Coraçao

O nosso desespero foi encontrar um restaurante bom e barato, pois em Paris tudo custa, eita cidade cara. A unica coisa que nao se pagava era a agua. O Domenico estava ate fumando menos, porque quando viu o preço do cigarro quase caiu duro. Encontramos um restaurante tipo mexicano perto do hotel (eu sei, ir a França e comer mexicano ninguem merece, mas nao curto tanto a culinaria francesa). Amei a comida, fomos 3 dias seguidos ali. O Domenico foi um amor e me levou a um restaurante frances, mas acabamos escolhendo um prato italiano ahahaha, e acreditem voces, jantamos em frente a Torre Eiffel. Fala serio, sou chique mesmo, ne? Olhem so a fotinha.

Nao disse que eu iria comer em frente a Torre Eiffel???


Ahahah snao deixa de ser a Torre Eiffel, ne???
 A cidade de Paris è cheia de vida, o sistema de transporte funciona muito bem (ao menos na minha opiniao de turista), com o metro rapidinho voce conhece a cidade, sem contar os inumeros bares e restaurantes, sempre lotados a qualquer hora do dia. Nao falo de um fim de semana, pois eu cheguei na segunda feira e ate a sexta feira o ritmo dos pariginos eram sempre os mesmo. Como adorava entrar no metro e ouvir pessoas comuns que entravam com seus instrumentos musicais, caixas de sons e microfones e mandavam ver na cantoria. Quando entrou uma boliviana e começou a cantar umas musicas do seu pais, meu deu uma vontade de levantar e  dançar, parecia forro ahahaha. Logico que depois queria ver as moedinhas no copinho, ne???

Eu ficaria horas e horas observando aquela cidade, ate me bateu uma vontade de morar ali, mas nem tudo è perfeito, acredito que deva ser estressante como morar na cidade de Sao Paulo, transito, metro lotado e depois o clima de Paris è QUASE sempre nublado. E uma vez que voce vem morar na Europa, percebe a importancia que o clima tem no bem estar de uma pessoa, ter o sol brilhando sempre è maravilhoso e em Ancona o verao è longo...Graças a Deus.

Logico que depois de ter virado Paris do avesso, meu lado criança gritou mais alto e eu conveci o Domenico de ir a Euro Disney. Nooooossa foi tudo de bom, a unica coisa que eu errei è que esqueci que o dia 02/06 era feriado na Italia e a italianada emendou os dias e foram curtir com as crianças na Disney. Nunca vi aquele parque tao cheio de italiano como nesse dia, passei a maior parte na fila e a lingua mais ouvida era italiano. Estava praticamente em casa!!! So fiquei chateada de nao ter visto o Pateta, sou louca por ele. Lembro que  a ultima vez que o vi quase sai no tapa com as crianças, pois o abracei e nao queria larga-lo.






na casa mal assombrada ahahah



Pena que tudo aquilo que è bom dura pouco, mas ainda bem que existem fotografias e videos para relembramos desse passeio maravilho. E adivinhem so o que o Domenico fez quando o aviao pousou na Italia? Ele foi ao bar beber um cafe italiano ahahaha. E eu que pensava que poderia deixa-lo um pouquinho brasileiro! Sem chance, nasceu italiano, nao muda nao!

Au revoir Paris

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...