segunda-feira, 10 de agosto de 2015

10 de agosto, dia de San Lorenzo

 Dai-nos, Senhor, a Graça de sermos sempre resolutos e corajosos para enfrentarmos os combates, em nome da Verdade e da fé. Concedei-nos, pela intercessão de Vosso Servo São Lourenço, a Graça que vos pedimos. Por Cristo Jesus, amém.
 (oraçao a San Lorenzo)
 

Dia 10 de agosto na Italia, se comemora o dia de San Lorenzo (no Brasil, Sao Lourenço)  porèm o que chama a atençao nessa data, sao as "chuvas de estrelas cadentes" durante a noite.

San Lorenzo foi um mártir católico e um dos sete primeiros diáconos (guardiões do tesouro da Igreja) da Igreja Cristã, sediada em Roma. Essa função fazia dele, depois do papa, (na época era Sisto II), o primeiro responsável pela Igreja. No auge da perseguição de Valeriano, o próprio pontífice foi preso e conduzido ao martírio e por esta razão concedeu a São Lourenço o encargo de distribuir tudo o que tinha aos pobres.


Segundo as tradições, quando o Papa São Sisto se dirigia ao local da execução, São Lourenço ia junto a ele e chorava. "aonde vai sem seu diácono, meu pai?", perguntava-lhe. O Pontífice respondeu: "Não pense que te abandono, meu filho, pois dentro de três dias me seguirá".


Após a execução do Papa, o imperador ameaçou a Igreja para entregar as suas riquezas no prazo de 3 dias. Passados três dias, São Lourenço levou as pessoas que foram auxiliadas pela Igreja e os fiéis cristãos diante do imperador. Depois, exclamou a seguinte frase que lhe valeu a morte: "Estes são o património (riquezas) da Igreja". O imperador, furioso e indignado, mandou prendê-lo, e ser queimado vivo sobre um braseiro ardente, por cima de uma grelha. A tradição católica diz que o santo conservou seu bom humor mesmo enquanto era executado, dizendo aos que o queimavam: "podem me virar agora, pois este lado já está bem assado".


Tornou-se um mártir cristão e é considerado um servo fiel da Igreja. Santo Agostinho diz que o grande desejo que tinha São Lourenço de unir-se a Cristo fez com que esquecesse as exigências da tortura. Também afirma que Deus obrou muitos milagres em Roma por intercessão de São Lourenço. Este santo foi, desde o século IV, um dos mártires mais venerados e seu nome aparece no cânone da missa. Foi sepultado no cemitério de Ciriaca, em Agro Verão, sobre a Via Tiburtina. Constantino ergueu a primeira capela no local que ocupa atualmente a Basílica de São Lourenço Extramuros, a qual é a quinta basílica patriarcal de Roma.


Em todo o mundo cristão, existem muitas igrejas dedicadas a este santo. Geralmente, as estátuas dele apresentam uma grelha (o instrumento que lhe causou a morte) e uma Bíblia nas suas mãos.


Na noite de 10 agostoè possivel observar uma chuva de "Estrelas cadentes". As Perseidas ou Perséiades são uma prolífica chuva de meteoros associada ao cometa Swift-Tuttle. São assim denominadas devido ao ponto do céu de onde parecem vir, o radiante, localizado na constelação de Perseus. As chuvas de meteoros ocorrem quando a Terra atravessa um rastro de meteoros. Neste caso o rastro é denominado de nuvem Perseida e estende-se ao longo da órbita do cometa Swift-Tuttle.


As "estrelas cadentes" são chamadas portanto de "Lágrimas de São Lourenço pois o momento em que a cauda do cometa atravessa a órbita terrestre, criando uma verdadeira chuva meteórica coincidi com a provavel data da morte de São Lourenço, em 10 de agosto. O pico de visibilidade se concentra em torno ao dia 12 de agosto, com possibilidade de visualização a olho nu.


Em 2015, a chuva de meteoros poderá ser contemplada entre os dias 17 de Julho e 24 de Agosto com pico na madrugada do dia 13 de Agosto após as 02:00 AM. Para este ano o fluxo de meteoros esperados são de 50-60 por hora para um céu escuro, longe da poluição das cidades.
As regiões Norte e Nordeste do Brasil são mais propícias para a observação deste evento, que deve ser contemplado sem auxílio de equipamentos

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

O maior festival dos anos 50 da Europa- Summer Jamboree (Senigallia- Ita...


 O SUMMER JAMBOREE è o mais importante festival internacional da musica e cultura americana dos anos 40 e 50 que ocorre na Europa. O festival acontece na cidade de Senigallia na Italia (regiao Marche) e ocorre geralmente no periodo de agosto e dura uma semana. Esse ano o festival completa o seu 16º aniversario, o ingresso è gratuito e o divertimento è garantido. Quem puder comparecer a festa, nao esqueça de ir vestido com roupas dos anos 50.




E nao esqueça de ir a festa vestido com roupas dos anos 50 ( Eu nao fui :-( )
Un bacione
Taty


 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...