sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Férias merecidas

Essa semana pedi minhas férias....ebaaaaaaaaa, vou passar o carnaval no Brasil. Enquanto comemorava, minha colega de trabalho (trabalhamos com o turismo e a geografia èe essencial), abro a boa e diz:
" E como voce ira ao Brasil? de trem? quantas horas sao de viagem? "


Quando ouvi essa pergunta, fiquei assim:

Eu pensei que ela estava brincando, mas ela ainda insitiu na pergunta.
To besta com tanta ignorancia!!!!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A PONTE DO ARCO IRIS

“Neste lado do paraíso existe um lugar chamado Ponte do Arco-íris. Quando um animal morre, aqueles que foram especialmente queridos por alguém, vai para a ponte do arco-íris.

Lá existem campos e colinas para todos os nossos amigos especiais, pois assim eles podem correr e brincar juntos. Lá existe abundância de comida, água e raios de sol, e nossos amigos estão sempre aquecidos e confortáveis.

Todos os animais que já ficaram doentes e velhinhos estão renovados e com saúde e vigor; aqueles que foram machucados e mutilados estão perfeitos e fortes novamente, exatamente como nós nos lembramos deles nos nossos sonhos, dos dias que já se foram.


Os animais estão felizes e alegres, exceto por uma coisinha: Cada um deles sente saudades de alguém que foi deixado para trás. Todos eles correm e brincam juntos, mas chega um dia, quando um deles pára de repente e olha fixo na distância. Seus olhos brilhantes estão atentos; seu corpo fica impaciente começa a tremer levemente. De repente, ele se separa do grupo, voando por sobre a grama verde, mais e mais rápido.


Você foi visto e quando você e seu amigo especial finalmente se encontrarem ficarão unidos num reencontro de alegria, para nunca mais se separarem. Os beijos de felicidade vão chover na sua face; suas mãos vão novamente acariciar tão amada cabecinha, e você vai olhar mais uma vez dentro daqueles olhos cheios de confiança, que há muito tempo haviam partido da sua vida, mas que nunca haviam se ausentado do seu coração. Então vocês, juntos, cruzarão a ponte do arco-íris”


Um dia iremos nos encontrar minhas pequenas, saudades
 Pythuxa 11/01/1992 a 10/10/2002    Tabata: 17/06/1996 a 07/12/2008

Autor desconhecido

sábado, 2 de janeiro de 2010

Que neste Ano novo


Que nesse ano Deus nos ensine a Paz, e que estejamos todos prontos para ouvir, que os nossos erros não sejam o nosso fardo, mas a experiência para decisões melhores.

Que nesse ano a religião não seja razão para o ódio, e que os inocentes sejam sagrados. Que as diferenças não justifiquem problemas, mas que mostrem soluções diferentes.

Que nesse ano toda criança possa brincar, e que elas tenham brinquedos verdadeiros. Que seus pais não justifiquem discórdia hoje, mas que falem dos sonhos de um futuro feliz.

Que nesse ano a força seja das boas palavras, e que as palavras sejam ouvidas. Que o poder não derrube paredes sobre as pessoas, mas que destrua barreiras entre elas.

Que nesse ano as nações sejam unidas, que a união tenha significado e seja respeitada. Que os governantes não se esqueçam que a história não eterniza a vida, frágil e passageira, mas apenas pensamentos e ações, que nesse ano a natureza seja mãe.

E que, como filhos, tenhamos por ela o amor e o cuidado devidos, que as ações pelo Planeta não sejam assinadas apenas pelas nações que compreendem os problemas, mas também por aquelas que os causam...,


autor desconhecido

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

CONGELANDO NA VIRADA DO ANO

Que sorte a minha passar o ano novo na Italia...hehe, enquanto o Brasil esta em clima de carnaval, em pleno o verão, tenho que me acontentar com o reveillon all'italiana.

Pra alegrar minha festa de fim de ano ja começou no trabalho, pedi ao Alessandro responsavel pelas ferias se ele poderia me dar o dia 31/12 mas a resposta foi negativa devido ao numero de pessaos que sairiam de férias, e como todos nós ja sabemos, quem chega depois sempre se ferra.

Converso com o Domenico e decido por ele: " Voce vai a Napoli com tua familia porque nao é justo ficar aqui em Ancona sem fazer nada sabendo que estaras de férias até 07/01/2010 e eu escrava branca trabalhando". Ele nao queria, mas acabou aceitando.
E eu Tatiana? vou pra Parma..........aeeeeeeeeeeee
Bilhete na Mao: Ancona- Parma / Parma Ancona
Quarta feira 30/12/2010 enquanto trabalho chega Ale e diz:
- Taty tenho uma bela noticia pra você!
Eu ja toda desconfiada digo:
- Mamma mia Ale, tenho até medo dessas surpresinhas que voces fazem com essas noticias, mas me diz o que houve?
Ale com aquele sorrisão diz:
- Amanha você nao precisa vir, ficou feliz??

Vocês não imaginam a minha cara, fiquei sem palavras. Caramba eu pedi e ele disse que nao poderia e um dia antes muda tudo pensando em me agradar. Eu sei que ele nao fez por maldade, mas eu ja tinha a passagem comprada pra Parma e o Domenico pra Napoli. Quando cheguei em casa e contei tudo, Domenico fiquei bem chateado. Mas prometemos a nos mesmos que seria o ultimo reveillon separados.

No dia 31/12 acordamos as 4h30 da manha, acompanhei com o Domenico até a estaçao de Ancona onde ele pegaria o busão e depois fui direto para a Estaçao de Falconara Marítima onde eu pegaria o trem pra Parma. Ah, se voces se perguntam porque eu nao parti diretamente de Ancona visto que eu estava ali, respondo a voces que por motivo de estacionamente, prefiro Falconara onde eu nao pago zona azul.

Cheguei em Parma as 9 horas da manha, desci diretamente em Collecchio e por coincidência, acabei encontrando minha tia Tete. Acho que se estivesse combinado com ela, não a encontraria..hehe. Colecchio estava cheia de neve suja espalhada pelos cantos das ruas, um frio absurdo. Chego na casa da tia e tomo um delicioso café da manhã, com direito a pão com manteiga (coisa rara na mesa do italiano). Depois de colocar o papo em dia, preparamos uma deliciosa Lasanha, pois o jantar seria na casa de uma amiga sua brasileira casada com o italiano.

Chegamos na casa dessa sua amiga e encontramos outros nossos amigos, brasileiros e um português muito gente fina. A italianada presente na mesa era 100% parmegiana, o que nao me agrada muito, pois se consideram o unico povo italiano a saber mais do que todo mundo, a ter a melhor culinaria e odeio por serem racistas demais e eu nao estou exagerando ou generalizado, morei 3 anos em Parma e conheço muito bem a mentalidade daquela gente. Mas Parma tem lá o seu lado bom: Queijo parmesão, Presunto de Parma, Torteline, Cullatelo, salame de Felino e lasanha, só isso.

Enquanto jantavamos a conversa foi de todos os tipos, Brasil, Italia, Paulista contra carioca e baiano, e pra variar somente o marido parmegiano da brasileira que sabe tudo e conhece Sao Paulo mais do que eu sem nunca ter visitado a minha cidade (Odeio esses tipos de sabedoria virtual), Maradona contra Pele (somente assuntos pra me provocar)  Primeiro mundo contra terceiro mundo (segundo assunto pra me provocar) e finalmente o Norte contra o Sul da Italia (esse me irrita mais do que qualquer assunto). Pra quem não sabe Domenico é Napolitano (Sul da Italia) e eu antes mesmo de conhece-lo já era apaixonada por essa cidade, alis por todo o sul da Italia. Eu aceito ouvir lamentelas de pessoas que tiveram em lugar, mas se nunca esteve, é melhor calar a boca que fica mais bonito. Eu admito que Napoli tenha os seus problemas, mas generalizar não. Eu generalizo com Parma porque em 3 anos ali nao vi ninguém fazer a diferença, todos com a mesma mentalidade de m...a, também morar na roça é isso que dá. Bem, depois de tanto discutir, e depois de tanto falar, terminei a conversa com a tal frase: Sou de origem veneta mas meu coração e terrone, amo o sul da Italia, amo Napoli, amo os napolitanos.

Talvez meu amor por Napoli seja porque sou turista? porque quando vou acho tudo lindo? Será que se eu morasse lá odiaria aquela cidade por seus problemas? Acho que não. São Paulo é violenta, é cheia de problemas e eu AMO SÃO PAULO, aproveito e declaro meu amor pela cidade de Ancona, adoro o povo marchegiano, eles sim são pessoas simpaticas.

A noite de reveillon terminou na piazza Garibaldi, centro de Parma, so foi animado porque a turma de brasileiros era grande, e demos muitas risadas. O que eu mais achei engraçado é que no grupo tinhas duas brasileiras que eram a primeira vez na Italia, e as comparações entre os dois paises semprem acontecem:
- Onde jogaremos flores para Iemanjá?
- Que frio é esse?
- Cade o povo de branco?
- Esses são os fogos de artifícios? ta parecendo São João.... ahahah essa foi a melhor de todas

O importante é que no final da noite estavamos com boas companhias, com pessoas da familia, nos abraçamos, desejamos coisas boas, enfim uma noite a brasileira.

Rumo a Praça Garibaldi: roupas leves e claras ahaha

Garotas animadíssimas

italianada na praça super animados...ahahah

ahahaha São João ou reveillon??

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Natal em Napoli

Natal na cidade de Napoli, e vamos encher a barriga de tanto comer...hehe. O Natal aqui na Italia é muito diferente do nosso natal no Brasil, enquanto no Brasil onde o natal parece mais carnaval, casa cheia de parentes e amigos, musicas de todos os generes e principalmente musicas natalinas tocadas no cavaquinho, tio e primos bebados antes da meia noite, amigo secreto e logico a ceia com direito a Peru e uma mesa farta de doces, aqui na Italia o natal tem clima de natal, ao começar pelo clima, um frio insuportavel, neve no norte e chuva no sul, o numero de pessoas sao bem menores, uma coisa mais intima: pais, filhos e netos, todos sentados na mesa por horas e horas, saboreando pratos a base de peixes e doces tipicos da regiao.  Musica? so na lembrança, mas fazer o que? tenho que respeitar as tradiçoes, afinal Brasil não é o unico país no mundo a comemar o natal.
As pessoas me perguntam se eu gosto. A resposta é, gosto sim, afinal são minha segunda familia, gostam de mim e eu amo a cultura desse pais, assim como amo o meu pais.




quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Atendimento made in Italy? Nao obrigada!

Que nervoso passei hoje. Pois bem, acordei e me preparei para trabalhar. Saio de casa toda agasalhada para enfrentar o frio que me esperava fora, e pra alegrar a minha vida, essa noite dormi muito mal por conta do vento que fazia a janela bater. Apenas ponho os pés para fora do predio e so atacada por uma aria quente de calor e por um momento tive duvidas que se realmente estavamos no mes de dezembro.

O telefone toca, era Mimmo que me avertia do sol que estava na area onde eu trabalho. Tiro o gorro, as luvas, o cachicol e as esqueço dentro da bolsa. Resolvo mudar o meu percorso e ao inves de pegar um onibus como faço todas as manhas resolvo pegar dois onibus porque assim chegaria muito antes do horario.

Meu objetivo era passar ao centro comercial e comprar uma lembrancinha a minha amiga Chiara. Chego ao Centro Auchan antes do horario de abertura e decido entao ir ao bar tomar cafe da manha. Portas abertas e la vou eu em busca de algo que possa agrada-la. Um jacare de pelucia me chama a atençao, e sabendo que Chiara ama bichos de pelucia decido compra-lo. Antes de ir ao caixa pagar, resolvo controlar os preços daquelas sacolinhas de presente. Fico horrizada com os preços: Euro 2.90, E 3.50...e finalmente uma sacolinha da Winks (aquelas bonecas com um bocao) me chama atençao, apenas 50 centavos. Feliz da vida, la vou eu rumo ao caixa, passa o peluche e ok, passa a sacolinha e.....euro 3.90????? .

- Desculpa senhora, mas a sacolinha marcava 0.50 centavos e nao euro 3.90 como voce registrou.
- Impossivel, essa sacolinha nao custa so isso.
- Senhora, se a sacolinha marcasse 3.90 euros, eu nao compraria, porque se trata de papel. Foi feito pra rasgar

Educadamente ela pega o telefone e liga pra a seçao de presentes, alguèm confirma que realmente a benedetta sacolinha custa 50 centavos. Entao gentilmente a funcionariapega a nota fical, sublinha o preòo da sacolinha e diz que devo ir atè o balcao de assistencia ao cliente porque ela nao poderia me reembolsar. Olho no relogio e vejo que estou atrasada.

- Teria problema se eu vier na hora do almoço,? Estou atrasada para o trabalho.
- Nao, nao tem problema, o importante è que voce venha ainda hoje, antes de fechar.
- Ok, a dopo!

Saio do mercado em direçao ao meu trabalho, olho no relogio e acelero o passo, por sorte minhas amigas Francesca e Chiara passavam com o carro e graças a Deus me deram uma carona. Cheguei em cima da hora, mas cheguei feliz por poder presentear minha amiga.

Chiara adorou o jacare de pelucia e amou a sacolinha da Winks. Chega o horario de almoço, tenho duas horas e meia de pausa. Almoçamos no trabalho e longo em seguida saimos rumo ao centro comercial. Enquanto Chiara trocava o presente do seu namorado na loja ao lado, vou rumo ao balcao de assistencia ao cliente. A funcionaria se aproxima e….

- Bom dia, vim aqui pegar o reembolso da sacolinha quecomprei essa manha.
- Deixa eu ver a nota fiscal?
Olha daqui, olha dali e….
- Reembolso do que?
- Reembolso do erro que foi registrado, a sacolinha custa 50 centavos e a caixa marcou tres euros e noventa centavos.
- Ahahahahahahahahahahahah, Impossivel
- ??????????????? (estava louca pra dar na cara dela depois dessa risadinha)
- Essa sacolinha nunca custou 50 centavos.
- Olha so senhora, se ela nunca custou 50 centavos, hoje ela custava 50 centavos.
- Impossivel
Novamente o famoso telefone. Desliga e me diz.
- Voce olhou mal

Começo a explicar ela o que tinha acontecido e mal começo a falar, a mesma me interrompe pra dizer que nao existe aquele preço.

********Aqui faço uma pequena observaçao ao modo de trabalhar all'italiana, nao que eu queira fazer comparaçao com o Brasil, mas o atendimento deles me obrigam a isso. Enquanto no Brasil o slogam è " O cliente tem sempre razao" aqui o slogam è " O funcionario tem sempre a razao e nao venha discutir". Nao estou exagerando, aqui os funcionarios que lindam com o publico tratam muito mal as pessoas. Ai que odio!!!! Voltando a essa "simpatica" funcionaria....,

Aumento a minha voz tambem e digo que ela deve estar em silencio porque ela nao sabe o que aconteceu, que nao era presente. Apos me ouvir com a maior cara de bunda do mundo, me olha e diz

- O caixa nao sabe preço de nada, devem sempre perguntar a nos.
- Pelo decima vez, repito que a caixa ligou para algum responsavel que o autorizou a fazer o reembolso.
- NO! Impossivel

Volto a seçao de presente e pra minha surpresa, o papel onde marcava 0.50 centavos tinha desaparecido. " Che cosa????" AGORA ELES COMPRARAM BRIGA. Volto ao balcao de "DESENTENDIMENTO COM O CLIENTE" e acuso o mercado de enganar as pessoas, colando ofertas que nao existem. Logo começa a tumultuar de gente, e a funcionaria vendo que eu faria problema me diz

- Entao traga a sacola que eu te devolvo o dinheiro

sábado, 12 de dezembro de 2009

Povo Bobo

Esses dias enquanto esperava o onibus para ir trabalhar, um homem com cara de bobo me fez pensar: "Booh...que povo estranho" Duas amigas se encontram por caso no ponto de onibus, smack smack no rosto e começam a bater papo. Conversa vai e conversa vem, eis o grande momento: falar da vida de FULANO e BELTRANO. Curiosa eu? hehe, nao tinha como nao ouvir, mesmo porque o povo italiano nao fala, grita. Falar dos outros, atè ai tudo bem, mesmo porque brasileiro adora uma fofoca.

Mas o estranho da conversa, foi a terceira pessoa que participou como receptor. Um homem com cara de bobo em seus 50 anos que tambem esperava o onibus, se interessou na conversa e com toda a cara de pau do mundo, se vira de frente para as duas mulheres e começa a seguir a conversa. Conforme muda o locutor, ele virava o pescoçao e seguia todos os detalhes e as duas amigas nem se incomodaram. Pensei comigo, se fosse em Sao Paulo aquele ali ja teria tomado um fora do tipo " Perdeu alguma coisa?".

Outro dia aconteceu comigo. estava no orelhao, daqueles estilo cabine onde Clark Kent se trocava para se transformar em Super Man. Conversava com minha mae (em portugues, è obvio) quando passa um senhor em seus 70 anos, trinta segundos depois o velho volta atras e fica parado na frente do orelhao. Parecia que tinha visto um fantasma porque me olhava com os olhos arregalados. Penso comigo: veio curioso, talvez descobriu que o mundo nao fala so italiano. Continuei falando com minha mae e o velho continuou parado me olhando. Nao aguentei e apos afastar o telefone da minha boca, pergunto ao velho: " Mi scusi, ma lei vuole telefonare?".

Apos um sinal negativo com a cabeça, volto a conversar. Mas nao é que o velho continuou parado me olhando. Novamente, olho para o velho e dessa vez pergunto: " E allora?". Sem me responder, o velho se vira e vai embora. Na minha cara ficou um enorme ponto de interrogaçao.
Fala a verdade, o povo daqui è ou nao è estranho?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...