quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Por que escolhi a Italia?

Finalmente resolvi responder a pergunta que tanta gente me faz: " Por que voce escolheu a Italia"? .
Pois è, dificil explicar, mas eu sinto um amor por esse Pais (meu teclado nao tem acento) que nao sei de onde vem e tudo isso começou quando eu era criança.

Meus bisavos sao imigrantes italianos vindos da cidade de Caldiero, provincia de Verona, terra de Romeu e Julieta. Cresci ouvindo meu avo contando sobre seus pais e acredito que foi dai que acendeu minha paixao pela Italia.


No dia em que conhecemos a cidade dos nossos ascendentes: Eu, Tete minha tia e minha mae


Comendo uva na cidade de Caldiero.

Em Verona, terra dos meus bisavos e terra de Romeu e Julieta
Lembro que quando tinha 7 anos faziamos um joguinho na escola onde voce colocava tres cidades que gostaria de morar e a idade em que pretendia se casar, e eu sempre colocava como cidades Veneza, Roma e Sao Paulo. No colegio dizia que me casaria com um homem que tivesse os olhos verdes e que falasse italianos, de preferencia dialeto napolitano que acho lindo.

Desde criança era apaixonada pelas cançoes de Rita Pavone e Gianni Morandi. Quem nunca cantou " Pegue o martelo" que atire a primeira pedra.








Tambem dizia que no dia em que eu morasse sozinha comeria macarrao todos os dias e o povo respondia que eu nao sabia o que estava dizendo, pois macarrao todos os dias enjoa. ERRARAM! hoje como macarrao todos os dias e amo! Sempre fui fã de pizza, so me lamento nao ter pizza de palmito na Italia.

A minha paixao pela Italia è tao grande que eu aprendi a falar italiano sozinha. Ouvia as musicas, escrevia e fazia a traduçao com a ajuda de um dicionario. Por fim, a globo lançou aqueles cursos que vinha com a fita k7, entao so dava eu com o livro e o walkman. (caraca, hoje tudo è tao facil com a internet e com o MP3). Ate que um dia entrei na escola para aprender melhor a lingua.

Meu professor de italiano...hehe
Quando fiz 18 anos, minha mae me deu de presente uma viagem ao exterior, mas eu nao escolhi a Disney como faziam minhas amigas, eu escolhi a Europa, porque eu queria ver a Italia, e foi  a melhor viagem da minha vida. Conheci a Espanha, a França (assim aproveitei e conheci a Disney de Paris) a Alemanha, a Austria.., mas foi a Italia que me marcou.

Nem preciso dizer que assiti Terra Nostra e Esperança, ne? Sempre morei em bairros italianos: na Bela vista colado ao Bexiga (ali tudo è italiano), no Bras e na Mooca e por conta disso, sempre frequentei as festas italianas: Festa de San Vito, Festa Achiropita, Festa de San Gennaro. E em uma dessas festa, enquanto minha irma e eu dançavamos a tarantella, o produtor do Programa italianissimo ( programa dedicato a comunidade italiana, onde era apresentado pelo saudoso maestro Zaccaro) nos convidou para fazer parte do programa. Ja deram pra perceber o mico que paguei durante 1 ano vestida de italiana dançando em um programa. de televisao... .ahahaha, abafa o caso! Mas eu gostava, me divertia, ouvia as cançoes que tanto amava.

Mas a minha paixao por esse Pais cresceu quando em um dia de domingo, minha tia e eu fomos ao Memorial do Imigrante passear. Apenas entro e eis que vejo sobre o palco um grupo de jovens vestidos com roupas folcloricas dançando a famosa tarantella. Meu Deus, meu coraçao pulou de alegria. E alguns meses depois eu era a mais nova integrante do grupo "Nostra Italia". Dancei, por tantos anos nesse grupo, viajei, frequentei a comunidade italiana no Brasil, iamos aos programas de televisoes, falava italiano quando podia, enfim, estava mais proxima daquilo que tanto amava.

Carregando a bandeira do Pais em que vivo

A familia nostra Italia que esta sempre no coraçao
 
Amo dançar
Um dia decidi vir a Italia para fazer minha cidadania italiana, deveria ficar apenas 3 meses, mas esses 3 meses me fez apaixonar por esse Pais e eu decidi ficar.

 
Sou Brasileira
 
   
Mas tambem sou italiana
Voltei ao Brasil, peguei minhas coisas e retornei a Italia. Conheci o tal homem de olhos verdes que fala o dialeto napolitano, mas depois de 3 anos resolvi que nao queria ficar mais na Italia, estava preocupada com minha familia porque esta acontecendo alguns problemas,entao voltei ao Brasil sozinha. No Brasil sentia falta dele, sentia falta da minha Italia e apos 1 ano no Brasil, Deus me permitiu voltar, tanto pra Italia quanto para o meu amor e daqui a 4 meses, o homem de olhos verdes que fala italiano que tanto sonhei quando criança sera meu marido.

O napolitano de olhos verdes que estava no meu destino
 Entao eu me pergunto, a Italia foi destino? A Italia foi desejo obtido com a força do meu pensamento como diz o livro "O segredo"?  Dificil responder, ne? Meu amigo diz que eu em vidas passadas vivi na Italia e por ter reencarnado rapido demais nao consegui esquecer o meu antigo lar. Sera??

Enfim, amo a Italia, amo a musica italiana, amo a cozinha italiana, amo falar italiano, mas tambem odeio muita coisa do carater do italiano e outras coisas que aos poucos voces irao descobri nas minhas postagens sobre a rotina made in Italy.

Eu sinto falta do Brasil sim, mas nao to Pais em geral, sinto falta do modo brasileiro de viver, sinto falta da minha familia, dos meus amigos, da comida, enfim, amos os dois Paises, pois foi assim que cresci, no modo totalmente italobrasileiro.


Ancona, a cidade onde moro


Ancona, lindas praias onde curto o verao

Anghiari, provincia de Arezzo onde morei por uns tempos. Cidade medieval tediosa pra caramba

Cidade de Parma, onde eu morei por 3 anos.

Pisa...nao tem como nao se emocionar vendo a Torre de Pisa


Sirolo...provincia de Ancona, amo suas praias


Roma...eterna, linda, maravilhosa.

Veneza....unica, nao tem como descrever.


Sardegna...um mar com essa cor, so mesmo obra de Deus.

Florença....um museu a ceu aberto, linda demais

Napoles....a minha paixao.

Por isso, se querem conhecer um lugar lindo, a Italia è maravilhosa
Beijos a todos

12 comentários:

  1. Taty!!
    Nossa que lindo tudo q vc escreveu, ai menina Parabéns pelas suas conquistas, determinação e pelo casamento que tá chegando!!!!!! Nossa vc então era do programa do Zaccaro! que chique!
    Linda a Italia, linda mesmo..Esse verão não, mas ano que vem acho que será pra aí minhas férias, tenho muita curiosidade p conhecer Italia, acho q é o único País por aqui q tenho msm vontade, os outros vão acontecendo..
    Qdo eu for vou te avisar p gte se conhecer!heheh
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Menina, vc fala dessa Itália com tanta paixão que acaba emocionando a gente! Eu terminei de ler o post cantando musiquinha italiana!

    E vou contigo, tudo tb que consegui foi fruto de trabalho duro, pesquisa, até o meu grings dos olhos azuis!

    Ah vc precisa fazer um post falando um pouquinho como vc e seu esposo se conheceram, hahaha :)!

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Que legal essa paixão sua pela Itália. Eu quando criança tb tinha dois grandes sonhos (que hoje se tornou realidade) que era de eu morar na Europa e falar inglês fluentemente. Nunca pensei em me casar, mas tudo mudou quando conheci um inglês que colocou a minha vida de ponta cabeça. Agora já estou aqui na Inglaterra há quase 11 anos e ainda morrendo de amores pela Europa em geral....
    Abraços e vou sempre aparecer aqui agora que descobri o seu cantinho.

    ResponderExcluir
  4. Oi Denise, pois è viu so que micao eu paguei dançando no Zaccaro? ahahaha, meu passado me condena. Adorarei te conhecer, se vier na Italia iremos nos ver sim. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Gisley, viu so, o post acabou sendo uma declarao de amor a Italia ahaha, acho que era nosso destino ser exportada mesmo. Apenas posso escrevo contando como nos conhecemos, beijos

    ResponderExcluir
  6. Nanci seja bem vinda ao meu mundo, passei no teu blog e achei bem legal. Vi que temos algo em comum, gostar da Europa, vou te visitar mais vezes no teu blog. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Taty

    que bela surpresa, nao sabia q vc tinha um blog.

    beijo grande e felicidades

    ResponderExcluir
  8. Oi Taty! eu conheci seu blog hoje...estava voltando as postagens e quando bati o olho nessa fui logo ler!
    eu também tenho o sonho de morar um dia na itália. meus bisavós também eram italianos, cresci numa família tipicamente italiana...muita comida e muito barulho!!

    adorei seu blog e espero ter um final feliz assim como o seu...na itália, claro! beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Priscila, seja bem vinda ao Blog, espero que voce possa realizar o teu sonho e vir morar nessa Terra linda. Um beijao

    ResponderExcluir
  10. tatyy q historia linda menina, to dando uma bisoiada rs no teu blog bjsss

    ResponderExcluir
  11. Lindo esse Post! Morro de vontade de conhecer a Italia, e pretendo passar minha Lua de Mel ai, apesar de ter ouvido muitas vezes historias de racismos forte contra negros. Triste, mas tb...Acontece em dezenas de lugares do mundo! Adorei seu blog e vou te seguir! Fique a vontade de me fazer uma visita tb! Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Carola, a italia è linda sim, e com certeza voce ira ter uma lua de mel perfeita. Sobre o racismo, è verdade, existe bastante, mas nao so com relaçao a cor da pele, mas por causa da nacionalidade, religiao...enfim, e isso nao acontece so na Italia. Mas ainda existem pessoas diferentes, e eu graças a Deus encontrei muitos italianos que me trataram bem e espero que voce os encontre tambem. Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...