domingo, 26 de fevereiro de 2012

Quem tem "KU" tem medo!!!

Sai Silvio Berlusconi e entra Mario Monti para a salvaçao da Italia. Todo mundo ja sabe que a Europa toda esta em crise e a situaçao trabalhista aqui na Italia nao è das melhores. Ja expliquei a voces como funciona aqui os tipos de contrato de trabalho e a fortuna te quem tem um emprego fixo, praticamente como emprego publico no Brasil, nao se pode mandar embora sem um motivo beeeeeeem justificado, eis o que diz o famoso artigo 18 do codigo de trabalho aqui na Italia. 

Artigo 18 º da Carta dos Trabalhadores intitulado "reintegração no local de trabalho" e regula as consequências em caso de despedimento sem justa causa (porque feita sem aviso prévio do terreno, porque não razoável ou discriminatória porque) em unidades de produção com mais de 15 empregados (5 se a agricultura). Além disso, é igualmente aplicável às unidades de produção que empregam menos de 15 funcionários (5 no caso do agricultor) se a empresa é na mesma cidade mais de 15 funcionários (5 se agrícola) e em qualquer caso, se a empresa emprega mais de de 60 funcionários. Ao contrário do que se costuma dizer, ele não prevê que a demissão só é válida se isso acontece por justa causa ou razão. Este princípio, que foi (pelo menos em parte) já foi reconhecido pelo Código Civil italiano (art. 2119) para os contratos a termo e de despedimento sem aviso prévio, está consagrado no artigo. 1 º da Lei n. 604/1966 para a relação de duração indeterminada. Artigo 18 estipula que em caso de demissão sem justa causa ou razão, o empregado é reintegrado no trabalho.

Atualmente na Italia, emprego fixo so com QI (quem indica), e nessa historia toda quem perde sao os jovens, visto que o governo aumentou a idade para a aposentadoria, entao imaginem so, sai um velhinho e entra outro velhinho, porque ate chegar a vez do jovem, ele ja ficou velho, ne?


Bem, voltando a falar sobre o tal artigo 18, Mario Monti esta querendo modificar esse artigo, ou seja, quer eliminar completamente o tal "emprego fixo" porque segundo ele, ter um emprego fixo pra toda a vida è noioso demais ( Facil falar depois de ser eleito senador a vida, ou seja, dinheiro pra ele nunca sera um problema), mas pensando bem, ate que ele tem razao, pois como ja disse, acho um absurdo em uma empresa ver pessoas nao fazerem absolutamente NADA e ainda deixar claro que "aquilo nao è de minha competencia" e nao ter nenhum medo de ser mandado embora, justamente porque è fixo.

Na empresa onde eu trabalho o "Jaiminho" (lembram dele??? aquele que nao quer fazer nada), esta morrendo de medo que Monti possa realmente eliminar o tal emprego fixo:

-Tatiana voce viu que abusrdo o que Monti quer fazer? Imagina milhares de familia que tem casa pra pagar e uma familia pra sustentar perder o emprego assim da noite para o dia?

-Abusrdo? e por que abusrdo? Voce acha justo uma pessoa que finge trabalhar, ocupar o lugar de quem quer trabalhar?

-Como assim?

- Olha "Jaiminho", ja cansei de fazer o meu trabalho e o trabalho dos outros por conta do famoso "Nao me interessa" ou do " nao fui contrato pra isso". Desde que estou aqui, procuro sempre ajudar os outros quando vejo que precisam de uma mao, ja quando eu preciso de uma mao, vejo todo mundo conversando, ou mandando torpedo (Jaiminho è viciado em celular), e ate mesmo escrevendo no facebook via celular. Nao acha que isso è uma falta de respeito a quem nao tem um emprego fixo?

- Mas Tatiana, essas pessoas tem uma familia

- E os jovens querem construir uma familia. E outra coisa Jaiminho, quem è bom no que faz, nao ira perder o emprego. Tenho certeza que se Monti modifica esse artigo, muitos jovens trabalhadores serao beneficiados e eu serei uma delas, pois so recebi elogios por onde passei, mas infelizmente a crise nao permite que a empresas possam contratar e voce esta morrendo de medo, porque sabe que voce sera o primeiro a ser mandado embora, pois nao faz nada.

Jaiminho ficou bege e nem me respondeu!!!!

Tambem me rebelei essa semana. Como disse, sou sempre muito disponivel em ajudar os outros, estous sempre em movimento, ajudo aqui, ajudo ali, faço o meu, faço o dos outros e assim os "espertinhos" se aproveitam da minha bondade. Quando a cidade ficou coberta de neve, fui a unica da minha sessao a conseguir chegar ao trabalho e pra voces entenderem a confiança que os chefe geral  tem sobre o meu trabalho, fiz tudo sozinha. Isso mesmo, fiz o trabalho de 9 pessoas inclusive do meu chefe que era ausente esse dia. Elogios sao bons? sao otimos, mas exijo respeito tambem. Depois de ver que os colegas se preocupam somente com o "proprio trabalho" tambem comecei a fazer assim. Quarta feira passada "Jaiminho" me pediu uma "mao" e minha resposta foi:

-Nao, isso è o seu trabalho. Faça o seu que eu faço o meu.

Ele ficou nervoso e eu deixei claro pra ele, que mudaria meu jeito de trabalhar, que tambem seria egoista e so pensaria no meu trabalho. Esta sendo duro, mas pelo menos estou chegando em casa menos cansada.
Meu contrato termina essa semana, mas nao mudarei meu jeito de trabalhar, serei egoista como ele e se o chefe vier falar alguma coisa, rasgo o verbo.

Ado, a  ado, cada um no seu quadrado!!!!!!

6 comentários:

  1. Taty, pelo o que vc conta do Jaiminho, não tem como manter a calma com ele, né? tipo um encosto na sua vida...hahahaha
    mas tomara que mudem mesmo essa lei, não é certo uma pessoa ficar a vida inteira ocupando um cargo, ganhando dinheiro sem fazer nada...afinal, tem gente que precisa mais do que eles e quer trabalhar de verdade.
    um beijo e estou torcendo pra lei mudar e vc se livrar do Jaiminho! hahaha

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia como funcionava as leis trabalhistas ai na Itália. Eu concordo com você, acho que para os folgadinhos de plantão a mudança neste artigo vai ser um problemão. Quando a gente se propõe a ser cooperativa tem sempre um "Jaiminho" que aparece pra tentar tirar proveito. Tem que se impor também. Bjs!!

    ResponderExcluir
  3. Dovresti far leggere questo tuo post al presidente della Foxconn che, come sai, ha detto che i brasiliani lavorano poco.

    Mi piacei Taty, sei una donna "con le palle", e nel mondo di oggi questo è indispensabile.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Ai Taty eu tenho que dizer que tb concordo plenamente com essa coisa da trabalho fixo. É verdade que se uma pessoa é boa no que faz, não tem porque ter medo. No Brasil já é assim e é muito melhor, porque aqui as pessoas se acomodam ali naquele "posto di lavoro" e depois de um tempo começam a confundir aquele lugar com a própria casa, o que é completamente injusto com pessoas como nós que procuramos emprego mas não podemos ter nenhuma segurança porque os trabalhos a tempo indeterminado já são ocupados por pessoas completamente desinteressadas. Beijosss e força pra nós, amiga!

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente contigo, e que bom que disseste essas coisas pro "Jaiminho", mas acho que nem assim ele vai se dar conta do que faz (digo, do que NAO faz). Esepro que de tudo certo! :)

    ResponderExcluir
  6. Gott bewahre! Tinha que ser um Jaiminho...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...