sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Brotas e o turismo de aventura


Esse fim de semana foi maravilho. Pra quem não sabe, sou estudante de turismo e na nossa grade curricular da universidade esta incluido o curso de guia de turismo nacional e internacional (o que eu gostaria de trabalhar). Esse fim de semana fizemos a nossa viagem de treinamento, e o destino escolhido foi a cidade de Brotas.

A cidade de Brotas esta localizada a 235 quilometros da capital , possui 22.300 habitantes, ou seja, é um ovo. A cidade ficou conhecida por ser a terra onde nasceu o cantor Daniel (da antiga dupla João Paulo e Daniel), o forte da cidade é o turismo de aventura: Raffiting, tirolesa, boia cross, arborismo, trilhas, rapel e outros esportes radicais demais pra mim.

Saimos de São Paulo muito cedo e fomo direto ao sítio Tavolaro, onde praticamos tirolesa. Gente, isso é bom demais. Lógico que o medo bateu, imagine você esta pendurado em cabo de aço e ser jogado na água. mas vale a pena. O sítio oferecia várias atividades e até mesmo um restaurante com comida tipica da fazenda. Nem preciso dizer que almoçamos ali, né? Ai que delicia.

Saimos dali e fomos encontrar os monitores responsaveis pelo rafting (prática de descida em corredeiras em equipe utilizando botes infláveis). Chegando no local, ou seja, no rio, tivemos algumas lições de segurança, afogamento e como praticar o rafiting sem correr perigo, logo depois assinamos um termo de responsabilidade e de seguro de vida caso houvesse acidentes ou morte (aff..confesso que quando li isso quase desisti...hehe) e entramos nos botes. No inicio foi tranquilo, mesmo porque ali era treinamento dos comando de remo: frente, ré, segurar no bote, e sentar dentro do bote. Quando veio a primeira queda....mamma mia, que medaaaaaaa!!! Gente, esse esporte é tudo de bom. Depois veios as mais diversas quedas e correntezas. Até que veio uma absurdamente alta que quando o bote desceu caiu em cima de uma pedra, justo embaixo de onde eu estava sentada. Que dor, bati com tudo a costas, to com roxo gicante perto do bumbum por culpa dessa queda. Minha professora foi parar fora do bote e caiu em cima da pedra também, graças a Deus foi so arranhou, não quebrou nada.

Quando o rio ficou mais calmo, começamos a conversar e não percebemos que o bote estava saindo da rota, foi parar debaixo de uma arvore. Batemos em todos os galhos (o perigo ali no rio é com relação aos galhos, se não ficar esperta leva galho na cara). Quando o bote voltou ao rumo correto, me desesperei, o bote estava cheio de aranha, deveria ter umas 10 aranhas no bote. Segundo o professor a espécie daquela aranha marrom é venenosa, e isso foi confirmado, porque um colega da minha sala foi picado e passou mal, sua perna ficou bem inchada. Depois de duas horas no rio e já mortos de tanto remar, chegamos em terra. Um suquinho de maracujá muito bom foi servido e pegamos o onibus rumo ao hotel.

Chegando no Hotel, tivemos que ser rapidas no banho, tinhamos uma hora pra estarmos prontas e sair para o optativo noturno, que no nosso caso se tratando de treinamento, o chamamos de obrigativo noturno. O local escolhido pela guia (colega em função) era uma pizzaria. Foi bem legal, pois tinha videoke e assim temos boas risadas. Eu cantei bastante...hehe
Lógico que rolou um barraco básico porque não era somente nossa sala, a turma do 2º modulo da manhã e do 1º modulo noturno também estavam e eles não curtiram a pizzaria. Também pudera, a minha turma tem mais ou menos 50 alunos e eles juntando as duas salas não chegam a 40. Mas o barraco foi resolvido. Depois disso uma parte do povo foi pra balada e eu voltei para o hotel, pois já estava passando da hora do meu sono de beleza :)

No dia seguinte após o cafe de manhã, fomos ao sitio 7 quedas, ali sera praticado arborismo, rapel e tirolesa. Olha gente, nunca mais na minha vida eu pratico essa porcaria de arborismo. Odiei, é alto demais (acima de 50 metros de altura), a mão fica machucada de tanto segurar, e sem contar o medo daquela droga arrebentar. Depois de passar 4 obstaculos, desisti, cortei caminho e parti rumo a tiroleza de 250 m de extensão. Oh coisa boa. O Rapel nem me arrisquei a fazer, esse negocio de descer a cachoeira e ficar pendurado em uma corta não é comigo não. Tô fora. Fui para o ônibus dormir, estava completamente acabada.

Saindo dali fomos direto ao restaurante, comemos maravilhosamente bem. Voltamos ao hotel, tomamos um banho, fizemos o check-out e era a minha vez de ser a guia da função: embarque dos passageiros rumo a São Paulo. Foi tranquilo. No onibus bagunçamos muito, rimos demais. Cheguei em casa, desfiz as malas, tomei um belo banho quente e cama. Aff...estava destruida.

Gente Brotas é bom demais ( a cidade nem tanto) mas os esportes que ela oferece vale muito a pena.

Beijos

Um comentário:

  1. Nao sou muito desses esportes, mas legal que tu fostes passear um pouco!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...