quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Weeeeee...SIMMO 'E NAPULE PAISA'

Weeeeee....benvenuti a Napoli cari amici (bem vindos a Napoles queridos amigos), pois é caros amigos, depois de quase 15 dias na cidade de Napoles posso dizer que sou metade napolitana...hehe, ja nao sei mais que lingua falo: portugues, italiano ou napolitano??? beh!!!

A cidade de Napoli esta localizada no sul da Italia, mais ou menos a 120 km da cidade de Roma. Sou uma completa apaixonada por essa cidade, talvez porque essa seja a verdadeira Italia que conhecemos no Brasil, a cidade onde o italiano fala alto, ou melhor quase grita, a cidade onde roupas sao expostas nas janelas para que possam secar, è a cidade da pizza, da tarantella, da musica melodica...enfim, é a cidade do povo napolitano, um povo alegre que como nos brasileiros, tem o seu jeitinho napolitano de viver.

Passei 15 dias na cidade de Napoli e posso dizer a verdade quase enlouqueci pois ouvir uma palavra em italiano è coisa rara, mas aos poucos o ouvido acostuma e sem perceber, eu ja estava falando napolitano também...Ma ca' già fa'????

Napoli é uma cidade onde comer é um momento sagrado. Quer ofender um napolitano??? recuse qualquer prato ou nao aceite o café e pronto...hehe, como eu nao queria ver ninguém chateado, aceitava tudo que me ofereciam, talvez seja por isso que eu nao dormia bem. Cada tia que iamos visitar era uma xicara de café, ao final do dia consegue dormir apos beber 5 xicaras de cafe napoletano??? Fiquei eletrica eletrica.

Ruas de napoli....., eita coisa boa. Esse é o meu passeio preferido, caminhar pelas ruas de napoles em companhia da maquina fotografica. E nesse momento que voce começa a entender a cidade. Em suas pequenas ruazinhas, enquanto uma senhora coloca a roupa no varal, logicamente fora da janela, sua vizinha compra o pao, mas de um modo bem diferente: Uma corda è amarrada em um
balde, o qual desce pela sacada. O padeiro pega o dinheiro que esta dentro e coloca o pao, assim a senhora puxa a corda e la vai o balde subindo com sua compra. Facil, facil!!! Sem contar os gritos dos feirantes, quase parei na farmacia pra comprar doril. Depois de quase 4 horas andando e fotografando, nao via a hora de parar e descansar um pouco. E foi o que fiz, parei em frente o Castelo localizado bem no centro de Napoli e dali fiquei por alguns minutos admirando a beleza do Vesuvio, o vulcao que no ano de 79 D.C destrui a cidade vizinha: Pompeia.

Sobre o natal e o ano novo na cidade de Napoli, posso dizer que a tradiçao é bem diferente. As 20 horas em ponto a familia se senta a mesa e somente apos 2 horas que a refeiçao termina. Como primeiro prato, temos: Muzzarela de bufalo, melao e presunto cru (Dio Santo como è boa essa muzzarela), de segundo temos Spagheti com frutos do mar, como terceiro prato temos salatada de brocolis e bacalhau, como quarto prato se mangia camarao frito, lula e polvo, como quinto prato pao, mariscos e outros frutos do mar e por fim nozes, castanhas e outras sementes. Como doce temos: baba, cassata siciliana, pandoro, panetone e um doce tipico napoletano:Strufoli. Apos essa comilança toda e depois de varias taças de vinho, nada como um bom copo de sal de frutas....ahahaha. A meia noite chega e è fogos que nao acabam mais, sem contar a musica que invade as ruas. E è isso, Napoli è vida, Napoli è salutar um amigo com um Weeeee,mas posso dizer que mesmo adorando Napoli assim nao sei se conseguiria viver ali, pois como toda cidade grande, è também violenta, querendo ou nao, é sempre comandada pela Mafia.

Vale a pena conhecer a cidade de Napoles
Napule t'ho raccontato Napule Nfaccio e mure de viche può lleggere a storia e sta bella città

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...