terça-feira, 2 de novembro de 2010

Fim de semana em Napoles

  Finalmente um fim de semana maravilhoso, fui a Napoli!!!
Como amo aquela cidade, pena que o tempo foi pouco. Aproveitamos porque segunda foi feriado e tinhamos que resolver muitas coisas que faltam para o casamento, uma delas era a escolha da bomboniera, que seria a lembracinha do casorio e tambem a escolha do convite. Que coisa estranha ver meu convite de casamento!
O nosso sabato foi dedicado a organizaçao do casamento, nao pensava que fosse tao dificil casar, passei mais de 2 horas so para escolher o modelo da bomboniera e outra 1 hora pra escolher o modelo de convite. A noite fomos para o restaurante comemorar o aniversario de casamento dos meus sogros. Foi uma noite muito agradavel, me divirto muito com meu cunhando, marido da irma do Domenico, ele è um palhaço. Comi uma pizza maravilhosa, alias toda a gastronomia napolitana è boa, e a pizza è a melhor. Alias, sou suspeita a falar, adoro aquela cidade, aquela gente, a musica, a cultura e tudo.
A unica coisa triste è que Napoli è muito descriminada pelo norte da Italia e ate pelos proprios brasileiros. Ja vi t anto brasileiro falar mal de Napoli sem nunca ter pisado ali. Eu desde que morava no Brasil ja tinha paixao por Napoli sem nunca ter conhecido e quando conheci foi amor a primeira vista. Napoli è assim: ou voce ama, ou voce odeia. Eu ja morei em diversas cidades da Italia: Milao, Arezzo, Parma e agora Ancona, ou seja, conheço o norte e conheço o centro, por isso cada vez que vou a Napoli tenho a certeza que ali, ao menos pra mim, è a cidade ideal.
Sinto falta do calor humano das pessoas, de conversar com um desconhecido, de perder tempo batendo papo, coisa que no centro Italia, raramente se faz, e ali, no Sul da Italia, se faz tudo isso. Fui comprar muzzarela, e o vendedor me deu um pedaço de outro queijo para provar sem que eu pagasse (coisa rara de acontecer na Italia), fui ao mercado de rua e ao inves de pagar 10 euros pelo colar, paguei 7 euros. O cafe do bar, è delicioso, a cidade tem musica, as pessoas estao sempre sorrindo, o verao começa cedo e termina tarde, o inverno è curto, a cidade tem vida, etc etc. Ok, Napoli nao è so essa perfeiçao que descrevo, tem muitos problemas tambem, è violeta (nao como Sao Paulo e Rio de janeiro) em Napoli ocorre muito furto de carteira, relogio, maquina fotografica, tem que ficar atento, a violencia maior com mortes ocorrem com que esta em meio a droga porque a mafia ali domina, o problema maior que me impede de morar em Napoli e a falta de emprego, o indice de desemprego ali muito grande, por isso as pessoas vao ao norte, porque è no norte que tem emprego. Na realidade, meu sonho è morar em duas cidades: Napoli ou Roma. Quem sabe um dia aparece a oportunidade.
Abaixo tem um trailer do novo filme: Benvindo ao sul, esta todo em Italiano. Ja assisti 3 vezes e nao me canso de ver. No filme se percebe bem a discriminaçao do norte contra o sul (justamente porque nao se conhece o sul), o filme conta sobre o transferimento de uma pessoa do norte para a cidade de Napoli,  e entao ja viu, muitas risadas, e no final o do norte se apaixona pelo sul, assim como eu:
Io amo il SUD






2 comentários:

  1. Oiii!
    Menina, deve ser a paixao que tenho por Lisboa, eu moro a 25km de Lx, mas embora trabalhe lá, meu sonho de consumo é morar lá! mas é uma diferença de preço brutal, acho que só conseguirei comprar uma casa lá qdo ganhar o Euromilhoes ..hihihi.
    Então eu tb sou maluca por leite moça, tipo assim, o autentico leite moça eu nunca comprei aqui, mas vende em mercados brasileiros. O que tem muuuito é Leite condensado, em tudo que é mercadinho vende leite condensado, de tudo que é marca de Nestlé a marca branca do supermercado (todos tem a sua). Pelos vistos nao se encontra coisas nossas com facilidade aí neh. Aqui até vende coisas msm vindas do Brasil, tipo uma prateleira soh com esses artigos (farinha de kibe, feijao carioca, produtos da Yoki), mas os proprios PT têm muitas cenas feitas aqui, e são daqui, tipicos..(farinha de mandioca, de milho, pao de queijo congelado, etc..etc..) mta s coisas são influencias nossas, mas a culinaria é parecida, embora nao se coma arroz com feijão..hihih
    É isso..
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Entao, eu tenho cisma com napoli por causa daquele napolitano que trabalhava comigo, me xingava de tudo em napolitano e eu nao entendia... E era proprio un stronzo. mas eu generalizei, claro!
    To louca pra ir pra la!!!
    Quero um convite, hein???? Se nao eu nao vou! :)))
    Bjks!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...