segunda-feira, 25 de julho de 2011

Cidadania italiana na Italia.

Hoje resolvi falar sobre cidadania italiana. Recebo varios e-mails de pessoas me perguntando como se faz para obter a cidadania italiana aqui na Italia. Bem, nao è tao facil assim. Realmente è muito mais rapido dar entrada na Italia do que esperar o consulado italiano no Brasil. Minha familia entrou com o processo de cidadania pelo consulado italiano de Sao Paulo em 2003 e somente agora o consulado ligou agendando o reconhecimento para agosto desse ano, ou seja, foram 8 anos de espera. Cheguei na Italia para dar entrada na minha cidadania em fevereiro de 2005 e em junho do mesmo ano, ja era uma cidada italiana.

Minhas origens è um verdadeiro samba, meus bisavos maternos vieram de uma pequena cidadezinha localizada na provincia de Verona (Terra de Romeu e Julieta), e chegaram ao Brasil meses antes da 1º guerra mundial. Meu avô acabou nascendo no Brasil e ainda jovem e casou-se com minha saudosa avo' que tambem era filha de imigrantes, mas estes vindos da Austria e Portugal.  E a partir dai, tudo começou e como na Italia os filhos recebem somente o sobrenome do pai, minha busca pela cidadania ficou voltada somente pelo lado italiano, justamente pelo fato do meu avô (Graças a Deus) estar ainda vivo. Nao vou continuar falando sobre a imigraçao porque è um assunto que amo demais, estarei horas e horas escrevendo.



Hospedaria dos imigrantes de Sao Paulo- Brasil

Admirando a linda cidade de Verona

Amo esse lugar

Momento emocionate quando minha mae, minha tia e eu encontramos a cidadezinha onde nasceu o meu bisavo
Na realidade, a busca pela cidadania começou com um primo meu, ele pesquisou sobre a familia e consegui recolher todos os documentos da parte dos nossos ascendentes e assim que esses documentos chegaram em minha maos, comecei a recolher tambem os documentos da parte do meu pai,  maranhense que nada tem de italiano ( infelizmente nao conheço nada sobre meus ascendentes paterno).

Apos ter todos os documentos em maos, o passo seguinte foi entrar em contato com o Ministerio da justiça de Brasilia e pedir a certidao negativa de naturalizaçao. Essa certidao, serve para saber se a pessoa estrangeira se naturalizou brasiliero sem renunciar a cidadania de origem, ou seja, tem dupla cidadania, nesse caso, o ascendente tambem tera esse direito. Ja se ocorrer o contrario, naturalizar brasileiro e renunciar a cidadania de origem, entao voce nao tera mais direito a cidadania italiana, pois o seu ascendente è somente brasileiro e nao mais italiano. Uffa, que alivio foi ver que meu bisavo tinha dupla cidadania.

Apos juntar todos os documentos e mais certidao de negativa de naturalizaçao, o passo seguinte foi traduzir os documentos. Mas atençao, nao serve qualquer tradutor, tem que ser um tradutor juramentado. No site do consulado italiano do Brasil, tem uma lista de tradutores juramentados e vou logo falando, è caro! Gastei muita grana com a traduçao, e apos todos os documentos traduzidos, ainda tive que reconhecer no cartorio, a assinatura do tradutor em cada documento, e la se foram mais dinheiro.

Ok. Documentos em ordem, era a hora de levar ao consulado italiano de Sao Paulo. (Nao sei como funciona agora, se tem que agendar ou nao, pois quando eu fui, era so entrar na fila e esperar, por isso, quem tiver com a intensao de fazer o processo, leia o site do consulado italiano da sua cidade), acho que esperei quase dois meses para que o consulado me devolvessem esses documentos autenticados e uma vez com tudo pronto, comprei a passagem para a Italia.

Na realidade nao sabia por onde começar, e com certeza Deus estava do meu lado, pois quando fui comprar a passagem de aviao, a funcionaria me perguntou:
- Entao, qual cidade voce ira descer?
-Putz, nao tinha pensando nisso.
-Nao?
-Na realidade nao ( e olhando para o mapa da Italia localizado na parede atras da funcionaria....), ja sei. Desço em Bolonha.
- Bolonha? e por que decidiu por Bolonha se ate poucos minutos nao sabia onde descer.
- Facil, escolhi Bolonha porque esta no meio da Italia e uma vez ali, decido vou para o norte ou para o sul da Italia.

Realmente eu fiz isso, nem sabia para onde ir. Chegando em casa, fiquei pensando onde iria ficar e enquanto olhava alguns sites de hoteis em Bolonha, eis que o telefone toca, era a madrinha da minha irma querendo falar com minha mae que nao estava em casa. Conversa vai, conversa vem, digo a ela que estava indo para a Italia, entao ela me diz:
-Que legal, voce sabia que minha sobrinha mora la?
-Nao, nao sabia.
-Liga pra ela, com certeza ela ira te ajudar.

Eu conhecia muito bem a irma dessa sobrinha, ambas sao de Recife, sao gemeas e essa que conheci, morou muito tempo em Sao Paulo. Resolvo ligar para pedir uma luz.
-Oi Ana, sou a Tatiana, voce nao me conhece, sou a filha do ...bla bla bla, bla bla bla
- Claro que sei quem voce è, conheço teus pais.
- Entao, to querendo ir para a Italia tirar a cidadania, queria saber se voce poderia me dar teu endereço como referencia de residencia para fazer minha cidadania.
-Mas voce vai ficar onde?
-Em um hotel.
- O que? voce ta louca? vai nada. Voce vai ficar aqui em casa.
-Nao, eu nao quero dar trabalho.
- Nao è trabalho nenhum, me diga quando voce chega. Vai descer em Milao?
- Nao, eu irei descer em Bolonha pois nao sabia onde ir, mas posso mudar para Milao.
-Muda nao, estou mais perto de Bolonha, moro em Parma e em 1 hora chego em Bolonha.

Fala serio, diz que Deus no me deu uma maozinha?
No dia em que cheguei em Bolonha, foi facil reconhecer essa amiga, pois era gemea identica a irma. Nossa nunca irei esquecer essa recepçao, ela e o marido (ele italiano 100%) foram uns amores, me fizeram sentir em minha propria casa, foram anos que nao irei esquecer jamais, por isso tenho um carinho enorme por essa familia.

Praça Duomo em Parma
Uma vez na minha nova casa italiana, o passo seguinte foi fazer o permesso di soggiorno (uma especie de autorizaçao de residencia) no meu caso, era um permesso di soggiorno por motivo de turismo, pois na epoca em que eu fiz, eles aceitam esse tipo de permesso. Com o permesso di soggiorno em maos, fiz minha residencia, ou seja, fui ate a prefeitura junto com essa minha amiga e eles me colocaram como membro da familia. Uma vez feito isso, deveria aguardar a visita da policia municipal. Assim que os policiais foram nos visitar, queriam saber quantos comodos tem a casa, onde durmo e bla bla bla. Autorizada a minha residencia, chega o momento de ir a prefeitura dar entrada em meu processo de cidadania. Essa foi realmente a parte que me deixou brava, pois de todos os documentos que o consulado italiano de Sao Paulo pediu, a funcionaria utilizou somente esses:

Certidao de nascimento: dos bisavos maternos, avos maternos, meus pais e a minha
Obito: somente dos meus bisavos e avo materna
Casamento: avos e pais
Certidao negativa de naturalizaçao

O resto: nascimento, obito e casamento dos meus bisavos e avos paternos nao foram necessarias, ou seja, gastei dinheiro a toa com documentos que o consulado italiano no Brasil pediram e que na Italia nao tinha necessidade.

Depois de esperar quase 4 meses, me ligam da prefeitura para ir assinar a minha cidadania. E como cidada italiana, perdi o sobrenome materno no documento e fiquei somente com o sobrenome do pai. Muitos me perguntam como foi o juramento da cidadania, eu nao precisei fazer juramento em frente a bandeira italiana, pois como disse a funcionaria, eu ja nasci tendo sangue italiano. O juramento è feito somente para as pessoas que obtem a cidadania por outros motivos: casamento, naturaliçao por tempo de residencia, refugiado politico e etc. Por esses tipos de cidadania nao sei responder como se faz.




Quero deixar claro que todos os passos que escrevi acima foi como eu fiz.Muita coisa mudou em relaçao a lei, existem sites sobre cidadania italia, que explicam como fazer hoje em dia, como funciona o permesso di soggiorno e onde se faz. Quem tem orkut , tem muitas comunidades que explicam o passo a passo, mas a busca por documentos deve ser feita por nos mesmo. Muitos me escrevem querendo saber como faz para descobrir onde nasceu o bisavo, ou como se faz para entrar em contato com o comune da cidade (prefeitura), enfim, sao processos que deve ser feito pela propria pessoa, um local bem interessante para começar a busca pelos nossos ascendentes, è o museu do imigrante em Sao Paulo, la existem computadores onde voce pode pesquisar o sobrenome da familia, a data de desembarque no Porto de Santos e etc.
Uma outra coisa importante, erros no sobrenome, isso prejudica muito a busca pelas certidoes, isso aconteceu comigo, na certidao do meu bisavo o sobre tinha final "GNINI" e meu avo ja tem sobrenome com final "GINI" ou seja, o cartorio comeu uma letra na hora de registrar e esse erro pode custar muito caro, seja para retificar que para começar as buscas.  Outra coisa tambem, lembre-se que muito nomes apos a naturalizaçao  foram traduzidos, por isso se teu bisavo nasceu na Italia e a familia o chamava de Luiz, na realidade era Luigi, se era Jose na realidade era Giuseppe, Andre era Andrea e assim vai.

Deixo alguns site para ajudar nas buscas:

Memorial do imigrante de Sao Paulo
Consulado italiano de Sao Paulo
site sobre cidadania
Comunidade do orkut sobre cidadania
Site sobre genealogia
Sobrenomes italianos
http://www.imigrantesitalianos.com.br/
http://poliziadistato.it/articolo/225/
Informaçoes sobre como fazer a residencia

Se alguem tiver alguma duvida, responderei nos proprios comentarios.
Beijos

22 comentários:

  1. Oi Taty!
    Cidadania italiana é um negócio complicado, né? Eu e minha mãe já andamos pesquisando pra ver se nós tínhamos direito a cidadania, pq minha bisavó era italiana. Mas pra tirar cidadania por parte de mulher italiana, o filho dessa mulher tem que nascer depois de 1948 e minha avó, filha dela nasceu antes disso...dai a gente não tem direito a cidadania :(

    eu tbm tenho um pezinho na áustria que nem vc...e tbm adoro essa coisa de imigração!
    o sobrenome italiano e austríaco que tem na família eu não consigo achar em lugar nenhum! já procurei nesses sites todos e nada...minha mãe chegou a conclusão que eles vieram nadando pra cá! hahaha

    beijos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrando que agora a italia esta dando este direito a unica coisa chata è que tem que esperar 2 anos no tribunal mas eles te dao a cidadania italiana eu sou um desses casos nao è facil esperar mas valeu a pena è importante procurar um advogado especiazado na arèa pra te ajudar diretamente na italia se tiver qualquer duvida
      acesse este site www.ferreiraimmigration.co.uk eles que me ajudaram sao muitos sèrios eu sofri muito na italia porque entreguei a documentaçao a um advogado que era do brasil mas nao era inscrito na Italia e ele sumiu com meus documentos, Tive que recolher tudoo de novo ai resolvir contatar profissionais de verdade!!
      mas voce tem direito nao deixe de buscar!! e boa sorte

      Excluir
  2. Poxa Priscila, è verdade, a cidadania por parte da mulher è beeeeem mais complicado, eu tive a sorte porque ambos eram italianos. Que pena que voces nao conseguiram tirar. Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Taty querida, nossa...desculpe a demora em vir aqui!!
    Sabe que eu ate tentei pegar a cidadania italiana uma epoca aí, porque marido aqui tem, mas como eu nasci na França, mas tenho documentos brasileiros....ihhhh....uma complicação que desisti..rs.
    Que bom que voce conseguiu!!
    Em 4 anos tiro a americana, por enquanto so tenho o greencard.
    Muito legal ler sobre as suas origens, quem nao tem uma saladinha dessas na familia..rs.
    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  4. Oi,td bem?
    Acho seu blog uma graça,interessante e super alto astral.
    Uma curiosidade a respeito de nomes e sobrenomes,pois quando se adquire a cidadania se perde o nome da mãe e fica só o do pai,e quando se casa é comum usar o sobrenome do marido ou não?Continua só o do pai mesmo?

    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Tati, que legal saber que logo logo voce estara com teu greencard, mas voce nao tem cidadania francesa tambem? Fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  6. Oi Roseli, entao no caso de quem adquiri a cidadania italiana e tem dois sobrenomes (mae e pai) perde o sobrenome da mae e permanece somente o do pai, mas assim que a cidadania sai, voce tem um prazo de 1 mes para recorrer aos tribunais e pedi que permaneça com os dois sobrenomes. No meu caso eu nao fiz porque como nao estavam retificados, seria mais uma confusao e teria que ter mais tempo ainda, por isso deixei assim mesmo. Ja no caso de um casamento, nao ocorre mudança, a mulher continua com o mesmo nome e os filhos levam o nome do pai. Que palhaçada isso, ne? Cheguei a ler algo (nao lembro onde e quando) que a Italia estava pensando em mudar essa lei, para que os filhos levassem o nome dos dois. Espero que um dia possa ser assim, è egoismo demais so o nome do pai, ne? Beijos

    ResponderExcluir
  7. Menina tá no sangue mesmo!Dá pra ver seu amor e devoção por esse país! Creio demais que a mão de Deus esteve na sua vida dentro de todo esse processo e até mesmo com essas pessoas conhecidas que te trataram super bem :)!

    Daqui há 3 anos eu entro com o pedido de cidadania americana :)!

    ps: sinto falta dos seus vídeos com o Domenico!

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi Gi, que legal saber que logo logo voce tambem tera dupla cidadania. Pois è, os videos ainda to sem tempo para começar a fazer alguns, vamos ver se em setembro começo a sair mais, pois agora so to na praia. Bjs

    ResponderExcluir
  9. oi Taty tudo bem? estou tirando minha cidadania italiana ja tenho a tradução e legalização prontos dia 20 de janeiro de 2012 estou indo para italia para comprovar residencia e dar inicio no processo por lá , porém pretendo permanecer na italia até a finalização do processo( 4 meses ) mas enquanto aguardo gostaria de estudar vc poderia me indicar alguns cursos. Vou ficar em Adore ( Reggio de Calabria) obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Oi, amei seu blog. E gostaria de pedir um auxílio. Acabei de pegar minha cidadania Italiana, sou formado, especializado e queria saber como devo proceder para conseguir um emprego e me mudar para a Itália. Dicas, ideias, e tudo o que puder fornecer, seriam excelentes. Agradeço. Meu e-mail é deluca.nicolas@me.com ( o do google é outro mas tbm pode enviar para ele rs).

    Te agradeço muito!

    ResponderExcluir
  11. Oi Cinthya, desculpa responder somente agora. Entao, sobre cursos a melhor opçao a fazer, è pesquisar quando vc chegar, pois se tratando de cursos de lingua italiana, muitas vezes o comune (prefeitura) oferece gratuitamente e os sites sobre cursos nao estao atualizados porque o ano escolar na Italia começa em setembro. Achei esse aqui em Reggio calabria http://www.reggiocal.it/on-line/Home/articolo106310.html

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Taty, na procura de informações da cidadania achei seu blog, adorei, parabens!!
    eu ainda to no começo, separando os documentos e td mais, planejo ir no meio do ano que vem para a Italia, mas nem ideia de onde ficar, vou com meu namorado, voce tem alguma dica de cidades baratas para se morar? e tem alguma dica de encontrar local para se morar? tenho alguns conhecidos que moram la mas sabe com é né?! ninguem tão prestativo quando a sua amiga do relato!!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Oi Mandinha, entao cidades baratas para se morar eu acredito que seja no sul da Italia, mas o problema è que trabalho ali nao se encontra. Ainda bem que voce vem so ano que vem, pois desde o ano passado a crise economica esta deixando a Italia de joelhos, trabalho quase nao tem. Eu mesma desde maio nao encontro nada, e espero que ano que vem isso ja tenha passado.
    Para fazer a cidadania eu aconselho que voce faça em cidades menores justamente pelo tempo, cidades como Milao, Roma onde estao cheios de brasileiros fazendo cidadania a espera è maior, porque o numero de pedidos sao maiores. Eu fiz em uma cidade pequena na provincia de Parma, foi super rapido porque so tinha o meu pedido de cidadania.
    Olha se voce quer unir tempo de cidadania+ cidade com maior facilidade de trabalho eu te digo o norte da Italia, tipo: Verona, Parma, Bergamo, Brescia (nao sao cidades tao barata, mas onde tem maior probabilidade de encontrar emprego)
    A regiao Marche, onde moro, è um regiao barata, mas com emprego esta dificil e como cidades boa pra se morar, sao: Ancona (e provincia como Osimo, Falconara marittima, Chiaravalle) Pesaro e Fano e Civita nova Marche.


    Para alugel e emprego usa esse sites:
    http://www.bakeca.it/home.php
    http://www.subito.it/
    http://www.easystanza.it/ (aluguel de quartos)

    Espero ter ajudado
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Taty, estou fazendo a cidadania italiana, embora eu tenha descendência italiana pelo lado materno e somente pela parte da minha avó materna que é neta de italianos, no caso eu sou trineto, e segunda a lei eu tenho o direito pois minha mãe nasceu depois de 1948, e sabemos que existem algumas restrições pelo lado materno, mas ainda bem que tenho direito kkkkk. Mas uma coisa que me deixou cabreiro foi com relação ao sobrenome, fiquei cabreiro que o sobrenome materno sai e fica só o pai, achei isso uma espécie de machismo, sendo que meu nome completo é: Adriano Pavanati Elias da Rosa, e com isso eu levo 2 sobrenomes maternos e 1 paterno, e não queria que o meu sobrenome Pavanati que é italiano caísse quando eu for pra Itália, tem como ficar só como Adriano Pavanati, e suspender os sobrenomes Elias da Rosa? inclusive esse Rosa que é paterno? Acho isso um cúmulo só paterno ficar, temos sangue da mãe também, acho errado essa lei prevalecer só lado paterno, como se fosse o mais importante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entao, aqui na Italia, depois de 9 meses que a mae carrega o bebe e ele nasce, o mérito è todo do pai, leva somente o sobrenome dele. Acho isso um abusrdo e se eu nao me engano a Italia è um dos poucos paises que tem essa regra. Aqui eles so colocam o nome da mae no sobrenome quando a criança è adotada, entao a pobre criança esta na escola a professra pronuncia o nome e todos perguntam. " Ahhhhhh voce è adotado" ? Palhaçada, ne? Parece que agora (nao se se foi aprovado esse projeto) justamente pelo numeros de estrangeiros vivendo aqui, a Italia estava pensando em deixar facultativo a escolha de inserir ou nao o sobrenome da mae.



      A partir do momento em que voce pegar a cidadania italiana, automaticamente voce sera " Adriano da Rosa!. Eu tambem perdi meu sobrenome italiano e fiquei com o sobrenome brasileiro do meu pai. Porem...tenho duas amigas que conseguiram manter os dois sobrenomes, eu sabia dessa lei, mas nao fui atras porque o meu sobrenome italiano estava escrito errado e tinha que ficar igual ao do meu bisavo, seria grana pra caramba pra fazer a retificaçao, entao deixei pra la mesmo. Minha amiga que manteve os dois sobrenomes, disse apos sair a cidadania, voce tem um prazo de no maximo 1 mes para recorrer a nao modificaçao do sobrenome, Sinceramente nao sei como funciona, Ficar apenas com o sobrenome da mae nao è possivel, mesmo que seja dela o sobrenome italiano.

      Olha tudo o que eu escrevi, è aquilo que sei desde quando tirei a minha cidadania, ou seja, em 2005 e tirei diretamente aqui na Italia. Nao sei se tirando pelo consulado italiano no Brasil muda alguma coisa.



      Ah, olha so o que eu encontrei,

      http://www.governo.it/Governo/ConsiglioMinistri/dettaglio.asp?d=66860&pg=1%2C2022%2C4685%2C6958%2C8990%2C11105%2C13386%2C16171%2C19174%2C21447%2C23256&pg_c=8

      Traduçao pelo google:



      Finalmente, as regras são introduzidas para a proteção de certas categorias de grupos vulneráveis ​​ou em desvantagem, também identificado nos termos do Regulamento CE n. 800/2008.



      4. ALTERAÇÕES AO CIVIL

      Sobre a proposta do Presidente do Conselho de Ministros e da administração pública ea simplificação do Interior e da Justiça, apresentou as novas alterações ao estado civil. Se no passado as perguntas dos cidadãos foram apresentados às prefeituras, mas a medida final foi aprovada pelo Ministério do Interior, o prefeito de hoje torna-se a autoridade de tomada de decisão só. Eles fornecem economias substanciais em termos de tempo (para os cidadãos) e eficiência (para administração).

      A preocupação mudanças em mudança particular de sobrenome. Entre as variedades de ser os mais importantes são:

      1. Qualquer pessoa pode pedir para adicionar o sobrenome da mãe que do pai. O número de tais aplicações é cada vez maior (mais de 400 por ano).

      2. Mulheres divorciadas e viúvas pode adicionar o sobrenome do novo marido aos filhos.

      3. Finalmente, para aqueles que receberam a cidadania italiana, você pode manter o nome pelo qual eles foram identificados no exterior.


      Espero ter ajudado! :-)

      Tatiana

      Excluir
  15. Taty.. muito Obrigada pela ajudaa!! serã muuuuito util para mim!!

    conversando com meu namorado, estamos pensando em ir para Napoli, pois alem de eu ter familia por lá (a familia que eu ainda não conheço!) o meu namorado que agora esta trabalhando em um cruzeiro, conheceu um pessoal de lá. Assim talvez fique mais facil de achar onde ficar!
    ai lendo aqui no seu blog sobre lá, vi que a cidade não é tão ruim como muitos dizem, pois sinceramente lendo o que outras pessoas dizem fiquei morrendo de medo de lá!

    O que voce acha?? Acha que seria uma boa ir para la tirar a cidadania? ou voce não aconselharia??

    Obrigadaaa! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mandinha, vc tinha escrito antes e eu nao publiquei, pois tentei te responder diretamente pelo e-mail, mas acho que nao foi. Ainda bem que salvei o e-mail que tinha escrito a voce.

      Oi Mandinha

      Entao, falar de Napoli è complicado, tem gente que ama e tem gente que odeia. Os brasileiros quando vem morar na Italia, a maioria vai para o norte, entao è realmente aquela coisa de Europa, ruas limpas, pessoas frias, trabalho, cada um na sua e se tiver sorte faz amizades. Eu morei em Parma durante 3 anos e te juro, a cidade è linda, tudo perfeito, pessoas chiques, trabalho a vontade (nao tinha a crise economica naquela epoca) mas amizades somente com brasileiros (que nao era la essas coisas, porque muitos se aproximavam somente para se aproveitar da tua boa vontade) e os italianos no trabalho era tudo alegria, mas quando encontrava na rua fingiam nao ver, entrei em depressao por conta disso, porque ficava sempre em casa e minha unica amiga trabalha.

      Ja Napoli è uma mistura de Sao Paulo com Rio de Janeiro (eu nao sei de onde voce è), eu sou de Sao Paulo e sei que se eu quiser sair no centro da cidade tenho que ficar atenta a bolsa, a correntinha de ouro etc etc. Napoli è assim tambem, se for passear pela cidade tem que prestar atençao na bolsa, na carteira (o mesmo vale pra Roma e Milao). O povo napolitano tem um coraçao muito bom, adora fazer amizade, te convida sempre pra tomar um cafe mesmo que voce esteja somente passando na porta da casa dele, quando faz algum tipo de comida, ele leva um pedaço pra voce provar, eles tem aquele jeito que faz lembrar o brasileiro. Mas tambem tem muito napolitano malandro, daqueles que adoram ganhar em cima, tipo assim, uma vez eu estava passeando e vi uma bolsa no camelo linda, perguntei o preço e o cara disse " 45 euros" (tambem com o sotaque que tenho, ele achou que eu fosse turista, quer ganhar) na volta, como ele nao tinha visto meu marido que è napolitano, pedi que fosse perguntar o preço da bolsa sozinho. Pra minha surpresa, vejo meu marido vindo com a bolsa e sabe quanto ele pagou? 15 euros. Entendeu a diferença? o norte ja sao bem certinho pra essas coisas. Se tem desconto em uma mercadoria e voce nao percebeu eles falam, ja em Napoli eles ganham.

      Napoli tambem è uma cidade cheia de problemas, um deles è o trabalho, mas foi sempre assim. Se voce tiver alguem que pode conseguir um trabalho para o teu marido, otimo. Eu sinceramente, se tivesse a oportunidade de um trabalho em Napoli, eu iria. Gosto demais daquela cidade. Muitas pessoas dizem que eu so gosto porque nunca morei, mas vou sempre ali e cada vez mais me sinto em casa. Outro problema da cidade è o lixo, no passado Napoli teve um problema serio dos caminhoes nao recolherem o lixo e aquilo ficar por dias e dias, a cidade fedendo e ficando feia. O trafico tambem è coisa de louco, a galera nao respeita tanto o sinal de transito, mas nas minhas ultimas visitas a cidade, vi que a coisa ta melhorando, vi mais policiais de transito, mais gente respeitando o semaforo, enfim,

      Vantagens de Napoli? è uma cidade linda, proximo a capital Roma, è sempre cheia de vida, a cozinha napolitana è uma das melhores, o povo è gentil, a comida nao è cara.

      Desvantagens de Napoli fora o problema do transito, do lixo e do emprego? o aluguel è caro. Logico que voce estando so com o teu namorado, um ap pequeno no inicio nao creio que seja problema, mas eu ja pesquisei varias vezes pra mim, um ap um pouco maior e vi sempre o aluguel la no alto. Provincia de Napoli tambem è bom pra se morar. Ja que teu namorado fez algumas amizades, fica mais facil ele ter um contato pra alugar casa, geralmente em Napoli tudo funciona assim: fulano conhece Beltrano que tem uma casa pra alugar etc etc etc.


      Se voce for pesquisar na net, vai ver muito brasileiros que odeiam Napoli e poucos que a amam.

      Espero estar ajudando, estou aqui se precisar!

      Excluir
  16. Muito obrigado Taty! Me ajudou muito a tua informação, bem explicado e detalhado, gostei mesmo...Espero que essa lei absurda baseada no machismo generalizado acabe né....Porque isso é uma vergonha, dar importância só pro lado paterno, como se fosse o mais importante, pra mim, o mais é importante é o lado materno, não por causa da minha origem italiana pelo lado materno, mas porque um filho é gerado nove meses dentro da mãe, a mãe dá a vida o sangue sofre pelo filho...

    Valeu Tatiana tudo de bom pra vc aí na Itália.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriano, falei com minha irma, ela tirou a cidadania dela ano passado no consulado italiano de Sao Paulo e ficou com os dois sobrenomes, seja o materno que o paterno
      Boa sorte!

      Excluir
  17. Oi Tatiana!
    Moro em Parma e estou reunindo minha documentação para dar entrada no processo da cidadania aqui.
    O que voce achou do tratamento dado no comune? Sao ágeis? Alguma observação a esse respeito?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, desculpa a demora em responder. Entao, eu tambem morei em Parma e fiz a minha cidadania no comune de Noceto, provincia de Parma, foram ageis sim em relaçao ao tempo de outros comunes, mais ou menos 3 meses. Ja a cidade de Parma, no proprio comune nao sei qual o tempo e qual o tratamento, pois como disse, morei na provincia e la o numero de pessoas a pedir a cidadania era bem menor que a cidade de Parma. Bjs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...