quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Trabalho e trabalhadores

Se tem uma coisa que eu NUNCA vou entender, è como funciona as leis trabalhistas na Italia. Ja ouvi mil vezes a galera me dizer: " Sempre foi assim, nunca ira mudar". Entao è por isso que o Pais nao vai pra frente, ne?


Aqui na Italia existem varios tipos de contrato de trabalho: Contrato a projeto, contrato a chamada, contrato a tempo determinado, contrato de aprendista, contrato de colaboraçao, contrato a tempo indeterminado e outros tipos que nao me vem em mente ao momento.


Bem, desde que eu moro na Italia, so tive dois tipos de contrato: Projeto e a tempo determinado. O contrato a projeto è o maior cambalacho que existe, as empresas criam esse tipo de contrato para pagar menos imposto, pois tem um "novo projeto em desenvolvimento" que na maioria dos casos, è uma mentira do CARVALHO, nesse caso, so a empresa sai ganhando, pois o trabalhador  nao tem direito a nada, nem a ferias e nem a 13º salario e ainda quando desempregado, nao tem direito nem ao seguro desemprego. Legal, ne? a galera adora passar a perna no povo.


Contrato a tempo determinado, como o proprio nome diz, tem um tempo para terminar, e depois sera a empresa a decidir se renovar ou nao. Esse è o mais usado no mercado de trabalho, pois o trabalhador tem direito a tudo, ferias, 13º salario.


Depois vem o contrato de aprendista, ou seja, se voce tem menos de 30 anos, tem muito mais chances do mercado te assumir, pois as empresas pagam menos imposto ao governo e o trabalhador tem direito a tudo, igual a um contrato a tempo determinado. . Entao caro amigo, se voce passou dos 30 anos, ta ferrado!!!


Contrato a chamada è aquele do tipo " Voce trabalha, voce ganha" sem nenhum direito a mais, ou seja, voce esta em casa, eles te ligam dizendo que precisam de voce, entao voce vai e aquele dia voce ganha, se no outro nao te ligam , voce fica em casa e nao ganha.


Contrato a tempo INDETERMINADO, o sonho de qualquer italiano e estrangeiro morando na Italia,  seria como ganhar na loteria, pois alem de voce ter todos os direitos, voce tem muito mais chances de criar um futuro comprando casa e outro bens porque o teu emprego è garantia que voce ira pagar, seria como um emprego em orgao publico no Brasil, garantia por toda a vida. Nao è facil chegar a ter um contrato assim, mas quando a galera consegue, abusam demais e eu fico P. DA VIDA!!!


Pois è, comecei a trabalhar no final de junho, em  uma empresa muito legal. Estou na Ariston, è uma multinacional fabricante de Caldeiras (no Brasil a gente tem chuveiro eletrico, e aqui na Italia para aquecer a agua è necessario ter essas caldeiras). A empresa è enorme, horario de trabalho das 07hs as 16 hs, 1 hora de almoço, restaurante dentro da empresa e por cada refeiçao, è descontado do meu  holerite apenas 1.40 euro, e a cozinha è tudo de bom, adoro!


Caldeira Ariston
Mas como nem tudo è perfeito, descobri que o que estraga a empresa, sao algumas pessoas, podemos dizer, aquelas com contrato a tempo INDETERMINADO.


(SE VOCE TEM UM CONTRATO A TEMPO INDETERMINADO, SO SERA MANDADO EMBORA POR UM MOTIVO MUITO GRAVE, DO TIPO, ROUBAR OU MATAR, OU SE A EMPRESA FALIR, MAS CASO CONTRARIO MEU AMIGO, VOCE CONTINUA, MESMO NAO FAZENDO NADA.)


Trabalho no controle de estoque, a parte final, depois que as Caldeiras sao produzidas, elas sao embaladas e passam onde estou,. O trabalho è super facil, controlar o tipo de caldeira no computador, ver se precisa de kit, controlar o codigo da etiqueta e so depois disso, ela passa por outra pessoa que fecha a caixa. Tudo isso, nos fazemos em pé. Nao cansa, e olha que eu adoro uma cadeira.


O meu pesadelo se chama Gianmarco, italiano, nascido em Ancona ha 48 anos atras. Um tipo que ama viajar, seu sonho è largar tudo e ir embora para algum lugar que seja longe da Italia. Seu destino preferido seria Brasil, Santo Domingos ou Africa do Sul, ja esteve em Cuba, mas nao sabia como chamava a capital e quando descobriu que eu era brasileira, me perguntou se eu vinha da cidade de Havana. Nem corrigi o cara para ele nao ficar sem graça.


No inicio ele ate era um senhor legal, mas somente o tempo (ah...o tempo) para mostrar realmente como sao as pessoas. O cara reclama de tudo, do trabalho, do clima, da esposa, da familia, da comida, da agua, das pessoas e esta sempre cansando, descobri que ele sofre da SINDROME DO JAIMINHO (carteiro da Turma do Chaves que nao fazia nada e se cansava sempre), suas frases preferida sao:
-Nossa to cansado (em plena segunda feira)
-Tatiana, mas voce tem noçao que eu a 48 anos ainda devo trabalhar? (Caraca, meu pai tem 60 anos e nao quer se aposentar, o trabalho pra ele è vida)
- Ufa, nao aguento mais!  FULANOOOOOOOO (isso gritando), mas pode uma coisa dessa?,Que deva trabalhar mais que um negro??? ( Olha, eu respirei fundo para nao socar a cara dele, vai ser racista assim la casa da mae Joana)


Desde quando eu entrei ali, ele ja me contou nem sei quantas vezes, que ele trabalha ali ha 10 anos. Deveria saber fazer tudo nao? ERRADO, vive me perguntando como faz, onde faz, onde esta a tal peça e etc.Vai ao banheiro 10 vezes ao dia, quando o chefe esta perto finge esta fazendo alguma coisa que nao è o trabalho dele, entao o chefe tem que lembra-lo de fazer o serviço,encontra sempre um jeito de se aproximar de alguem para contar alguma coisa ou reclamar, pois assim è um modo de nao fazer nada enquanto outro (digamos EU), faça a sua parte e assim vai.  Esses dias, ele cai e bateu a mao no chao, nao aconteceu nada, nem  vermelho ficou e tivemos que ouvir suas lamentaçoes durante todo o dia, ate que o chefe o mandou a casa mais cedo. No dia seguinte ele foi ao medico e esse deu 4 dias em casa (outra coisa, a galera adora um atestado). Quando voltou...,Meu Deus, ouvi mil vezes como foi a queda, ja nao estava suportando mais. Entao eu fechei os olhos e pedi a Deus:
- Pai do ceu, dai-me paciencia porque se o Senhor me der força eu bato, espanco ele.


O pior de tudo è que por mais que voce reclame que ele nao faz nada, as pessoas dizem:
"- Ah...o Gianmarco sempre foi assim ahahaha"


Qual è a graça???? Sempre foi assim e sempre sera assim, pois o cretino tem um contrato a tempo indeterminado e estara ali por toda a sua vida, sem fazer nada. Mas ele ja se ligou que comigo nao tem mole, se eu estou livre, procuro fazer outra coisa, mas nao o ajudo mais.


Fala serio; ninguem merece um colega assim. E viva as leis trabalhistas made in Italy.

10 comentários:

  1. Oi Taty, adoro seu blog, parabéns!

    Me identifico muito com a sua história, pois é muito semelhante a minha, exceto a parte do marido italiano rsrsrs, o meu é made in Brasil mesmo, kkkk.
    Vou morar na mesma região que você e estou chegando em Novembro...se puder me dar umas dicas de onde alugar apartamento (qual bairro, etc)...eu agradeço muuuito!
    Ah, meu e-mail é litessesine@gmail.com


    Beijão!
    Aline

    ResponderExcluir
  2. Menina,e haja contrato hein? Nossa! Espero que a sua vez para um contrato indeterminado chegue :), assim vc não terá que aturar o Jaiminho Italiano...Menina,mas é impressionante, em todo canto tem gente mala!!!

    Os daqui,pelo menos no trabalho do meu esposo é assim: não atende os próprios clientes que eles conquistaram, mas se meu marido for atender,ele tá roubando os clientes alheio, sabe?

    Eles querem que meu marido feche a negociação com os clientes deles e dêem o bônus aos Jaiminhos! mas era só o que me faltava!

    ResponderExcluir
  3. Pois è Gi, a gente tem que ter muita paciencia e muito jogo de cintura com essas pessoas que adoram subir em cima do trabalho dos outros. Mas a gente è mais!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. É Taty, realmente "ah, o tempo!". hahahah! Eu ando meio desanimada com essa coisa de emprego... Ufaaa! Como é difícil conseguir alguma coisa nessa país!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Taty!
    Infelizmente quase sempre funciona assim mesmo: um bando de povo acomodado, achando q jà tem tudo garantido e o resto correndo atràs, cheio de vontade, capacidade, mas sem uma oportunidade.
    Nao deixa a peteca cair e segue em frente.
    Nao sei se é coisa de "Tati's", mas tb nao tenho a mìnima paciencia pros tipos "Jaiminhos (as)" hehehe
    Gostei muito do teu blog. Adorei as montagens q vc faz nos videos. Parabéns!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Lari, logo logo voce vai arrumar um emprego e tera que enfrentar varios "Jaiminhos" ahahaha

    ResponderExcluir
  7. Oi Tati, muito obrigada por comentar, fico feliz que voce goste dos videos e do blog. Espero ter ver aqui mais vezes, beijos

    ResponderExcluir
  8. Passando aqui pra te dizer que vc foi convidada para participar do post de hj!

    Vou deixar o link aqui, bjos!

    http://vivendolaforanoseua.blogspot.com/2011/08/em-pauta-conflito.html#axzz1V81ZLKrM

    ResponderExcluir
  9. Oiee...
    Menina, fiz um blog sobre a minha trajetória rumo a Itália.
    Dá uma passadinha lá...

    http://alinesperanza.blogspot.com/

    Bju bju bju...

    ResponderExcluir
  10. Oi Gi, desculpa querida mas so agora eu entrei aqui no blog e vi que fui convidada, estava de ferias. Aline vou visitar teu blog sim, beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...