sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Italia e a religiao

Nao curto muito falar sobre religiao, mesmo porque cada um tem a sua e que nao tem, que respeite a minha. As vezes vejo como novela da rede globo exagera nas coisas. Quem  ja assistiu novelas do tipo "Terra Nostra" ou "Esperança" deve ter notado que o povo italiano esta sempre ligado com a religiao. A pouco tempo mesmo foi ao ar a novela "Passione" e quem assistiu  percebeu que a Tia do Tottò, a Gemma (atriz Aracy Balabanian), passou quase toda a novela pregando alla madonna (rezando para a santa). Entao o turista chega na Italia todo sorridente achando que em horario de missa encontrara a igreja lotada, mas o sorriso desaparece quando ao entrar em uma, voce encontra uma bilheteria.
Bilheteria???

Isso mesmo caro amigo, bilheteria. E nao me venham corrigir dizendo que talvez se pague para ver o museu dentro da igreja que nao è verdade. Quando fui com minha mae em Verona, isso ha uns 4 anos atras, ela ficou louca para entrar em uma das igrejas (nao lembro qual era) mas para isso, deveria pagar 5 euros. Fiquei louca, questionei para atendente que isso era um absurdo, que a casa de Deus era aberta para todos. E muito secamente ela me responde: " Se querem rezar, a poucos metros tem outra igreja, e la nao se paga". Absurdo, ne?

A diferença entres costumes do norte ao sul è grande demais. No sul, voce ainda encontra festas em homenagens aos santos, com direito a prossiçao e muito choro, coisa pra se emocionar mesmo, pois voce sente a fe das pessoas. Outro detalhe, sao as casas, sempre voce ira encontrar uma santa no muro, um quadro de Jesus e muita estatua de PADRE PIO...enfim, ali a fè ainda existe.




Na regiao central e norte do Pais, as coisas mudam demais. A palavra DEUS e Nossa Senhora saem da boca das pessoas nao para agradecer, mas sim para ofender. Sou uma pessoa que acredita em DEUS acima de todas as coisas, sem Deus na minha vida nao è vida. Nao me importa se voce è catolica, evagelico,espirita, muçulmana ou etc, pois na minha opiniao Deus è um so e doi ouvir tanta Blasfemia.

Aqui na italia a palavra PORCO, VACCA ou PUTTANA è muito usada para expresar raiva.
Porca Puttana...cade a chave do meu carro.
Porca vacca...to atrasado.
Porca paletta (Nao sei o que significa mas usam sempre) caiu meu celular no chao...
E tantos Porca alguma coisa.
Porca troia!!! (seria mais ou menos a nossa expressao de filho da pu...)


Ate ai, tudo bem, pois nao acredito que a vaca se sentira ofendida porque a chamaram de Porca, mas juntar a Palavra DIO (DEUS) ou MADONNA (NOSSA SENHORA)  com os animais acima ME TIRA DO SERIO.  Ah...a Eva, mulher de Adao, tambem è lembrada nessses momentos de furia italiana.

Ontem mesmo, o Jaiminho (lembram dele???) em menos de 2 minutos blasfemiou umas 20 vezes. Nao, nao estou exagerando. Percebi que aqui na regiao marche, a galera blasfemia demais, ate mesmo meu marido comentou isso comigo, disse que no trabalho dele, o chefe so usa a palavra DIO para ofende-lo. Quando eu ouço isso, doi o coraçao. Entao eu fecho os olhos e logo me vem aquela frase: " Perdoa-lhes, Senhor, Eles não sabem o que dizem." Mas quando eu abro os meus olhos e digo: "NAO è VERDADE SENHOR, ELES SABEM O QUE DIZEM SIM"

Acho que è por isso que vejo tanta gente infeliz e de mal com a vida, pois sem Jesus no coraçao, sem Deus, a felicidade nao existe. A sorte do povo italiano è que a Santa Inquisiçao nao existe mais, caso contrario teriam que importar lenha, haja fogueira!



6 comentários:

  1. Quantos ainda usam o nome de Deus em vão né!
    É complicado isso, muito complicado.
    Também creio muito em Deus e penso que ele está acima de todas as coisas, e devemos respeitar seu nome, pois não deve ser falado assim de qualquer forma.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Aqui tb é muito comum eles usarem Deus como palavrão e olha que esse país foi fundado nos conceitos evangélicos, isso é o que é mais assustador.

    Realmente as pessoas não tem nem respeito ao nome de Deus, vão ter respeito à quem, não é mesmo?

    Tb me ofende demais qdo a pessoa diz: Jeeesssuuusss[ mas aqui qdo eles dizem é equivalente à tipo pqp nesse contexto].

    Tem gente que se dissesse à eles que não poderiam falar palavrão, eles nunca iriam poder entrar num diálogo com ninguém.

    E outra, o próprio Jesus disse que "a boca fala daquilo que o coração está cheio"(Lucas 6:45) , uma pessoa que fala blasfêmia está vazia do alto e cheia de si mesma. Uma tristeza!

    Gostei demais da reflexão que vc abordou aqui!

    ResponderExcluir
  3. Pois essa tb foi uma das coisas que mais me chamou a atençao aqui. Realmente, como vc disse, por motivos banais o povo solta a lìngua. Nao q a gente tb nao o faça, mas da nossa boca sai um "P. Q. P.", "que merda!" e coisas afins. Mas aqui, com muita facilidade, metem Deus no meio mesmo.
    Olha, eu nunca tive a experiencia de ter que pagar pra entrar numa igreja (criptas, catacumbas, por exemplo sim), mas acho q minha reaçao teria sido igual a sua. Um desaforo!
    Bjinhos e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Caramba Gi, pensei que nos EUA isso nao ocorresse, viu so como aquela coisa de filme americano engana, ne? Hoje qustionei ao Jaiminho o por que dele blasfemiar tanto e sabe o que ele disse? disse que as vezes è bom Deus ouvir isso, so assim ele fica mais proximo. Que absurdo, ne?
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Entao Tati, em mais nenhuma igreja tive que pagar pra entrar, so ocorreu em Verona mesmo, achei absurdo.

    ResponderExcluir
  6. Tambem nao gosto de falar de religiao, mas tenho que dizer que adorei esse post. Eu tenho um vizinho que de vez em quando comeca a soltar ofensas a Deus dessa maneira. Tb fico indignada! Na vdd acho que ele nao e mto normal, mas nao importa. Quem nao cre tem que respeitar a opiniao do outro. Punto e basta!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...