quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Hoje è dia de compras!

 
Quando morava em Sao Paulo adorava o dia de fazer compras com minha mae, iamos ao mercado e saiamos de la com o carrinho cheio de compras. Meu pai passava no açogue e enchia o freezer de carne. E assim, tinhamos a geladeira cheia por uns 20 dias. No mercadinho perto de casa so iamos para coisinhas de ultima hora, geralmente pra comprar a coca cola na hora do almoço ou o açucar que terminou.

E na cozinha?? Sempre tinha aquele monte de panela e comida sempre pronta em cima do fogao, porque em casa de brasileiro, tem sempre lugar pra mais um na mesa.

Na Italia, esse costume nao existe, ao menos na parte centro e norte do Pais. Devo dizer que o sul da Italia tem alguns costumes muito parecidos com os nossos: casa sempre cheia, familia reunida, fartura de comida etc. etc. etc.

Se voce chegar na casa de um italiano (seja ele do norte ou do sul) voce nao ira encontrar uma panela de comida pronta em cima do fogao. Isso porque os italianos quando cozinha, fazem a quantidade justa pra aquela refeiçao. Nao existe aquela coisa de jogar comida fora.  Em quase todas  as cozinhas, voce ira encontrar uma balacinha, que serve pra pesar a quantidade de macarrao pra cada pessoa, geralmente em torno a 80/100 gramas a pessoa. Ja ouvi muitos brasileiros acharem isso "o cumulo da pobreza" mas na minha opiniao somos nos a errar. Pra que cozinhar tanta coisa e depois sobrar indo parar na lixeira?

E se tem uma coisa que italiano sabe fazer è comer. A gente (digo, nos brasileiros) gostandos do prato cheio, ja o italiano come de tudo mas em poucas quantidades. Ja repararam que eles sao magros? (nao todos, mas a maioria sim, e repito, falo sempre da parte centro e norte, pois o sul da Italia ama uma mesa farta).

A geladeira de um italiano nao è como a nossa e sabe por que? Porque eles vao quase todos os dias ao supermercado. Pois é, aqui nada se joga, tudo se consome. Muitas vezes, eu ai ao supermercado e ficava morrendo de vergonha de pedir somente 50 gramas de salame (justamente pra nao jogar fora visto que somos somente em dois a consumir), mas a minha vergonha passou desde que comecei a observar as velhinhas no supermercado:

"Bom dia, eu gostaria de uma fatia de presunto cru, hoje vou fazer salada de arroz"
(Caraca, uma fatia??? e eu com vergonha de pedir 50 gramas)

"Ola, me da uma linguiça"
(E eu que pedia sempre 1/2 kilo)

Na feira: duas bananas, 1 limao, duas maças, 1 abobrinha etc. etc. etc.

Ta errado??? Nao, eles estao certos. Quantas vezes compramos frios e quando lembramos de comer, ja estava estragado?

Um dia, na cidade de Parma, conheci uma velhinha que era apaixonada pelos estrangeiros, ela amava ouvir as curiosidades sobre outras culturas e adorava contar as historia da sua querida Italia. Um dia conversando com ela, perguntei sobre esse modo de cozinhar, esse modo de comprar apenas o que vai comer e a resposta foi mais que justa:

"Tatiana, voces nao sabem o que è a guerra, eu vivi. Ficamos sem ter o que comer e sem beber. Quando tinhamos, era um pao duro que dividiamos entre nos. Quando a guerra acabou, a Italia ficou rica, mas o povo nao esqueceu aquilo que viveu, por isso a comida è sagrada, nao se joga"

Depois dessa resposta, eu nao tinha nada pra dizer, ela tinha razao. Por isso eu gosto de conversar com os mais velhos, a gente sempre tem algo a aprender.

Outra curiosidade italiana e na hora de comer. Ate agora eu nunca vi uma garrafa de suco na mesa. Na refeiçao de uma italiano ou voce encontra agua, ou encontra vinho. A coca-cola voce ira encontrar em ocasioes rarissimas, as vezes em um almoço de Domingo. Nos restaurante enquanto os homens pedem vinhos, as mulheres pedem sempre agua. E meu marido reclama comigo que eu sou uma cocacolatra (adoro!!!).

Vivendo na Italia aprendi a comer e a beber como eles, logico que eu prefiro o vinho, alias adoro vinho. Nao sinto falta do arroz e feijao, mas logico que quando tem eu como e abuso e o melhor é quando a gente trabalha e tem que levar o almoço. O povo descobre que voce è brasileira e fica esperando o momento em que voce ira comer, somente pra saber o que voce come e de que maneira come. As vezes me sinto ate atraçao de circo ahahaha, mas nem ligo. E quer ver eles fazerem cara de nojo??? mistura a comida no prato ahahahaha, pra um italiano, nao tem nada mais nojento que misturar arroz, feijao, macarrao e salada no mesmo prato.



Fazer o que, cada cultura com suas manias!!!!

11 comentários:

  1. Morri de rir com o ùltimo paràgrafo: é a mais pura verdade ... nada de misturança :)
    Sabia que ensinei minha sogra a fazer arroz (o nosso, brasileirìssimo)? E ela adora!
    Na casa dela as refeiçoes sao bem como vc comentou: se come de tudo, um pouco. A pasta jamais sobra (aonde jà se viu?! ...rs). Sò que ela sim faz um pouquinho de comida "extra" pra dar pras noras suas devidas marmitinhas :) ... eu sempre q volto de là venho com o marmitex cheio: salsa fresquinha pra pasta, pasta feita em casa, verdurinha jà cozida, tudo na quantidade exata pra janta e pro almoço do dia seguinte ;)
    Aqui na minha casa, no mìnimo, uma vez por semana tem arroz e feijao. Eu nao aguento ficar sem.
    Baci, bella!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que tua sogra gostou Tati, minha tia tambem ensinou uma amiga dela italiana a fazer o arroz assim e ela adorou. Essa coisa de comida de sogra tambem acontece comigo, adoro quando vou a Napoli e minha sogra ja tem o pao, a muzzarela, a beringela em conserva tudo prontinho pra ser consumido em Ancona haahhaha, tivemos sorte com as sogras, ne???
    Unir o bom do Brasil com o bom da Italia è otimo demais.
    Bjs cara

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu post. Quando mia moglie venne in Italia, tutte le volte che andavamo al supermercato uscivamo non con uno, ma DUE carrelli pieni!! Eu ficavo louco! Ma non riusciva a farle capire che così era sbagliato. Solo ora, dopo due anni di matrimonio, riesce a comprare di meno.
    Um grande abraço.

    P.S. desculpe se falo italiano mas o meu portugues è MUITO ruim...:(

    ResponderExcluir
  4. Ciao Franco, nao se preocupe com o teu portugues, pode escrever em italiano mesmo. A gente demora pra entender os costumes de outros paises, mas aos poucos a gente aprende.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. hahaha...adorei esse post Taty!!! Cada povo com sua mania,ne?
    Nos aqui em casa cozinhamos sempre um pouco extra para o dia seguinte e se sobrar muito congelamos.
    Adorei saber dos costumes italianos, fazem o maior sentido!!!
    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Tati.

    Gostei muito do seu post.
    Agora que você tocou no assunto é que eu comecei a me lembrar de algumas coisas. Não tem suco na hora das refeições, mesmo! Ou é vinho ou é água: e é claro que eu prefiro vinho!
    Também não gosto de misturar o macarrão com as outras comidas. Aqui em casa (SP) ou tem arroz, feijão, etc ou tem macarrão e no máximo uma carne.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  7. Hahahah!É verdade mesmo Taty. Agora até eu bebo água na hora das refeições. Mas não como pão junto com a comida não. Só quanto estou na casa da minha sogra, porque o pão lá é mais saboroso. Cada mania né? hahahah!

    ResponderExcluir
  8. Adorei saber o modo como voces cozinham. beijos meninas

    ResponderExcluir
  9. Taty, adorei o novo layout do blog! Ficou muito legal!
    Ah, e tb adorei saber dessas diferenças. Sinceramente, os italianos é que estão certos, certíssimos. Enquanto tanta gente morre de fome, estragar comida é um erro gravíssimo. Ah, não sei se já te disse, mas vou a Itália em novembro. Tô aqui organizando tudo. Ficaria feliz se tivesse a chance de te conhecer. Beijão

    ResponderExcluir
  10. Oi Karol, que tudo essa novidade, nao sabia que voce vem pra ca em novembro. Te juro que se eu morasse mais perto dessas duas cidades eu iria encontrar voce sim, mas moro ha 3 horas de Roma e 4 horas de Veneza. Ma se de repente voce passar em uma cidade mais proxima a Ancona me avisa, tambem ficaria feliz em te conhecer. A proposito, Firenze vale a pena conhecer sim, è linda!!!

    ResponderExcluir
  11. Achei legal essa coisa de só se cozinhar o que precisa. Aqui em casa geralmente cozinhamos para uns 3 dias.Daí cozinhamos de novo.Cozinhar todo dia tb não dá,rs!!!

    Mas qto à guerra isso é verdade, as pessoas passam a ter uma nova noção.Aqui o povo é super estragado!Compra um mega refrigerante e bebe só a metade.Pq não pedir um médio então? Não sabe o que é dificuldade.

    Palmas para a Itália nesse aspecto.

    Bjos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...