segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Crise de nacionalidade?

Acho que brasileiro è a unica naçao que nao tem cara. Explico melhor, quando a gente ve um loirinho estrangeiro a gente ja acha que é alemao, porque tem cara de alemao. Aqueles com os olhinhos puxado a gente ja acha que é japones, chines, coreano, ou seja, é tudo a mesma coisa (e eles ficam P da vida com isso). Cabelos lisos, pele morena e rostinho de indio, pra nos è Boliviano ou Chileno. Sem falar que as roupas tambem entregam a que naçao voce pertence. Em Sao Paulo enquando toda a populaçao vestia blusas e mais blusas de frio, a gente achava graça daqueles homens beeeem branquinhos vestindo bermunda e calçando meias com papete, entao ja sabiamos que eram americanos.


Bolivianos em traje tipicos

Oktoberfest- Alemanha

 
Russos em trajesd tipicos

Mulher arabe
         


Indigena brasileiros

Thais Araujo, beleza brasileira














Aqui na Europa eu aprendi a diferenciar um Marroquino de um tunisino, uma russa da uma ucraina, enfim, mais uma vez descobri que somente nos brasileiros nao temos cara.


Ja passei por cada uma! Nas minhas viagens de trem, enquanto converso com um desconhecido e digo a minha nacionalidade, logo ouço: " Mas voce è branca demais pra ser brasileira"


Quando morava em Parma, trabalhava em uma empresa que produzia molhos de tomates e ali tinham muitos norte-africanos, cada um vindos de paises diferente do outro e por conta disso, a comunicaçao entre eles se fazia em ingles ou em frances, porque a lingua italiana nao eram o forte deles. Fiz amizades com quase todos, digo quase todos, porque dependendo de qual Pais eles vinham, a amizade com mulheres nao era aceita, coisa da cultura e religiao deles. E eu me divertia muito com eles, eita povo bom e trabalhador, e quantas risadas eu ja fiz com eles. Epoca boa!


Um dia estava eu, em horario de pausa, quando entrei na sala do cafe e ali ja tinham dois africanos que conversavam. Entrei e comprei naquelas maquinas automaticas, um sanduiche de presunto com queijo. Um silencio se fez naquela sala e enquanto eu abria meu pao, os dois me olhavam com aquele olhar de indignaçao. Nao entendi mas deixei pra la, e antes mesmo que o meu sanduiche pudesse chegar aos meus dentes, um tapa na minha mao fez com que aquele sanduiche voasse beeeem longe de mim. Eu nao acreditei que o africano tinha feito isso com meu pao. Olhei pra cara dele e perguntei se ele era louco.
- Eu louco? voce è louca, o que voce queria fazer? Allah disse que nos nao poderiamos comer a carne de porco.
Fiquei bege, ne?
- E eu o que tenho a ver com teu Allah?
-Como o que tem a ver como meu Allah? viu so, voces vem pra Italia e querem fazer como eles.Ta errado, nao pode! nao pode!
- Perai rapaz, acho que voce esta me confundindo com alguem. Eu sou catolica, nao sou muçulmana.
Agora ele estava bege
-Catolica? Mas como?
- Porque venho de um Pais catolico, assim como a Italia.
-Voce nao è Tunisina?
-Naaaaaaaaaaoooooooooo, sou brasileira.
- I'm sorry, pensei que fosse tunisina, è que voce tem cara de tunisina.
 Va bene, acabou minha pausa e meu paozinho esta no lixo. Entao descobri que muitos ali dentro achavam que eu vinha da Tunisia.


E do episodio "Sempre africana eu sou"....
Estava eu quietinha tomando meu cafe, entra um colega africano e começa a falar comigo em Arabe. Caio na gargalhada e ele fecha a cara pra mim, mas antes mesmo que pudesse acontecer algo desagradavel, digo a ele: "Scusa, nao venho de nenhum Pais arabe, sou brasileira". Ele sorriu e pediu desculpas.


Tambem teve o episodo do casamento. Estava indo embora pra casa, quando um dos africanos que eu conhecia somente de vista se aproxima e diz:
- Eu gostaria de falar com o seu pai?
-Com meu pai? e por que?
-Quero pedir a ele, voce em casamento, como a minha terceira esposa, tenho muito ouro.
(Minha amiga brasileira estava ao meu lado estava rindo horrores)
- Voce esta enganado, sou brasileira, minha cultura nao permite isso e eu tenho namorado.
- Ah! entao desculpa.


Quanta paciencia pra explicar a minha nacionalidade, tudo porque segundo eles, eu nao tenho cara de brasileira.Descobri tambem que tenho cara de russa, precisamente uma siberiana, pele branca e cabelo preto. Trabalhei com uma garota que vinha da Siberia e ela dizia que eu era a cara da irma dela. Pensei que estivesse exagerando, ate que um dia ela me mostrou a foto da irma e eu me vi naquela foto, a garota era igualzinha a mim. Pelo visto so tenho cara de brasileira quando estou bronzeada, porque segundo o povo por aqui, sou branca demais pra ser brasileira.


Tambem ja tive cara de rumena, de libanesa e raramente ja passei por uma italiana do sul, do tipo napoletana ou siciliana, mas isso somente quando estou bronzeada. Ate argentina eu ja fui ahahaha, mas nao pela cara, mas pelo sotaque. Fala serio!!


Toda vez que eu saio na rua com o Domenico, muitos egipcianos, marrochinos, indianos me olham com aquele olhar de curioso, nao olhar de malicia. O Domenico nao se incomoda mais porque entendeu que eles acreditam que eu seja como eles e nao entendem porque estou com um italiano, visto que entre eles, o casamente se faz com um da mesma naçao.


E como é a cara da mulher brasileira? com certeza nao a minha ahahaha. A mulher brasileira que o povo imagina tem a pele morena ou negra, olhos escuros, cabelos cacheados e bundao. Se voce cara amiga brasileira nao possue essas caracteristicas, sinto em lhe informar, mas voce nao é brasileira ahahaha. Mas Gisele Bunchen conhecida no mundo todo, a galera sabe de onde ela vem? Daniela Mercury e Ivete Sangalo vivem fazendo shows na Italia e nao apresentam essas caracteristicas (bem a Ivete tem bundao sim) e sem contar as novelas brasileiras que giram o mundo e as atrizes sao bem diferentes uma das outras.

Agora estou com crise de nacionalidade ahahaha, e de te tanto o povo achar que eu venho do Medio-oriente, vou começar a sair de veu na rua ahahaha.
Tatiana e suas faces ahahaha







E sera que eu realmente tenho cara de arabe?hahahah





Na versao russa ahahaha, congelando na neve


na versao napoletana


 E voces amigas no exterior, voces tem cara do que??? Porque eu tendo cara ou nao, sou....
brasileira!




17 comentários:

  1. Pois eu tb jà escutei vàrias vezes esse tipo de comentàrio: "mas vc nem parece brasileira ...". E tb jà cansei de explicar q o Brasil, graças a Deus, é uma mistura de raças, q no sul do Brasil (de onde venho) tem muita mistura européia, que ainda hoje ali no interior do Rio Grande do Sul, se conserva (e muito) das tradiçoes dos antepassados (italianos, alemaes, holandeses, etc, etc). E qdo acabo de falar vejo o povo com aquela cara de "ahhh é mesmo?" ...rs
    Tb jà passei por francesa, espanhola, algumas vezes até escutei um "bem, tu até parece uma italiana". E, pelo nome, jà perguntaram se era russa ...rs
    O bom do Brasil é exatamente isto: nao temos cara de nada, somos resultado de uma misturança enorme.
    Bjokas e boa semana, mulher globalizada! ;)

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o seu post Taty. Eu tambem nunca sou reconhecida como brasileira, na maioria das vezes, eles pensam que sou espanhola!

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Ahahah è divertido isso o que acontece com a gente.
    Beijos meninas

    ResponderExcluir
  4. Oi Taty,
    Gostei do deu post, brasileiro não tem cara,somos muitos em um só.Loiros,morenos,brancos,negros,...,quando morei nos usa,o povo perguntava se eu era francesa,alias custavam a saber de onde eu vinha...hhaha,acho que pelo motivo do sotaque paulistano ser bem cantado,aí na Italia tbém comentavam que eu era muito branquinha p/ ser brasileira,se bem que eu me acho morena,acho que tenho cara de brasileira sim.
    Mas meus filhos sairam igual ao pai,loiros e de olhos verdes,somos uma familia multiracial..hahha..bem brasileira.
    Adorei seu look "Jade",e não tem como não rir das suas estórias,...até pedido de casamento..hhaha,

    Bjos!!

    ResponderExcluir
  5. So che passerò per "preconceituoso", ma guarda il modo di come ti hanno trattata i tuoi ex-colleghi nordafricani. Il primo, senza nemmen conoscerti, in qualche modo ha usato violenza su di te, dandoti una "tapa" sulla tua mano (e ti è andata ancora bene). Il secondo, anche lui senza conoscerti, ti voleva avere come moglie, senza nemmeno pensare se a te importasse questo.

    In Italia si usa dire "vivi e lascia vivere", ma per la verità noi non siamo così "liberali" nelle idee, e questo tipo di atteggiamento, queste idee così diverse dalle nostre, a noi danno un po' fastidio.

    Tornando al tuo post, io invece devo dire che, in linea di massima, riesco a riconoscere un brasiliano da un altra nazionalità. Ci sono delle caratteristiche del vostro aspetto, specialmente nei nordestini, che sono tipiche della vostra razza.

    Ma è anche vero che il Brasile, nella sua immensità, comprende un così grande numero di nazionalità e discendenze diverse che fanno dei brasiliani un popolo unico al mondo (anche se solo qui vedo dei bumbum così grandi!)

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Nao se preocupe Franco, nao achei teu comentario preconceituoso nao, eu entendi o que voce disse. Eu sou uma pessoa dificil de me incomodar com alguma coisa, e entendi o comportamento dos meus ex colegas, talvez porque ja conhecia bem a cultura deles, so nao contava que eles nao sabiam de onde eu vinha. A unica coisa realmente que eu nao tolero, è quando alguem fala comigo e me toca, sabe tipo segurando? Isso me tira do serio.
    Do resto voce tem razao, o nordeste do Brasil tem bem mais cara de Brasil, o sul e sudeste è aquela mistura de raças, ou seja, o Brasil das 1000 faces. Veja meu caso, papai nordestino e mamae filha de italiano.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi Roseli, entao so o look é jade, faltou o ouro da jade ahahaha
    beijos querida

    ResponderExcluir
  8. Adorei todas essas histórias, especialmente a do pedido de casamento, mas fiquei indignada com a história do sanduíche. Que pensamento é esse?? Quanto a nossa falta de "cara" é verdade. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Taty, adorei seu post e concordo com tudo o que vc falou! Cada região do Brasil tem uma cara, isso que é o diferencial daqui. Somos uma mistureba de várias culturas, que se uniram e fizeram esse povo maravilhoso que nós somos! Acho que se nós fossemos que nem na Alemanha, que o pessoal é tudo loiro do olho azul seria meio sem graça...aqui a gente não tem que ir muito longe pra ver gente ''diferente''!

    Mas não é que vc também tem cara de árabe? Eu além de ser descendente de italianos, sou de sírio, e dizem que o diferencial árabe é o olhar bem expressivo...e claro, o nariz, algo que não deixa esconder meu pézinho nas arábias! vc pelo menos tem um narizinho proporcional ao tamanho do rosto! hahaha

    beijos!

    ResponderExcluir
  10. Nos meus passeios por blogs de expatriados encontrei o seu blog e que delicia de post eu encontrei! hahahahaha
    Eu morri de rir com o seu post! Se alguém tivesse dado um tapa no meu sanduíche eu daria um tapa nele, brincadeirinha... faria ele pagar um outro sanduíche pra mim.
    Nunca fui confundida com pessoas de outra nacionalidade, pelo menos por aparência, mas quando morava em New Jersey ouvi umas 3 pessoas me perguntar se eu era francesa!
    Vou linkar o seu blog e ler mais sobre a sua história!

    ResponderExcluir
  11. Karol, fiquei passada sem meu sanduiche ahahaha

    Oi Pri, legal saber que voce tem descendencia siria, Voce tem razao, se todos nos fomos igual ia ser bem sem gracinha o Brasil.

    Oi Paulistana, seja bem vinda no blog, olha ele so nao comprou outro sanduiche, porque aquele era o ultimo, que azar o meu ahaha.

    beijos

    ResponderExcluir
  12. obrigado pela visita...

    nos somos uma grande sopa feita de ingredientes vindos de diversos lugares. A nossa diferença ta no gosto.... heheh

    ResponderExcluir
  13. A versao russa é a minha favorita!!! hahaha! Muito bonitinha! Eu ja nao tenho esse problema Taty. O maximo que ja me perguntaram foi se eu era americana. Em geral, os estrangeiros ja comecam logo a falar ingles comigo. Mas no geral, sou brasileira mesmo. Beijosss!

    ResponderExcluir
  14. Já me disseram que eu tinha cara de gente que vinha do Mediterrâneo[oie]!E até explicaram o meu rosto relacionando com arquitetura[ui! poisé!].

    Mas o homem não era um americano, era um grego.Muitos já me abordaram falando espanhol.Eles ainda acham que falamos espanhol no BR. hahahahaha! Mas fazer o quê cidadão?Poxa Tati, poucas e boas essas daí hein! Olha amei seus olhos orientais! Faz um vídeo tutorial pra gente! Eu nunca acerto fazê-los direito.

    Just a suggestion!

    Bjos

    ResponderExcluir
  15. É isso mesmo Tati!
    Brasileiro não tem cara. Eu percebi que na Itália, todo mundo (e eu também antes de me mudar pro Brasil) acha que brasileiro é negro ou moreno. Tipo, o único branco do Brasil é Kaká!!! Mas isso é normal: as imagens que passam na Itália são aquelas da Seleção (e quase todos são negros) ou das bailarinas (negras também) que dançam samba na Sapucaí...hehehe!

    Abraços e obrigado por visitar meu blog!
    Andrea

    ResponderExcluir
  16. Nossa ri demais com a do pão! Muito boa!

    Todas as vezes que viajo sou confundida, mas nada como no Marrocos, eu mal conseguia pedir informação porque eles não aceitavam falar comigo em inglês e ponto. Ai meu namorado tinha que vir explicar. Era todos os dias a todo momento!

    No resto dos países e olha que não foram poucos, tudo tranquilo, mas é um tal de você é do Marrocos que vou te contar! rs

    Mas eu adoro!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Giiiiiii querida, morro de vergonha de fazer tutorial de maquiagem ahaha, sou um desastre, mas nao è dificil fazer os olhos de arabe nao, basta usar um delineador em gel que o jogo è feito. bjs querida

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...