sexta-feira, 20 de abril de 2012

A dieta Dukan

Entao, como muitos me perguntaram sobre essa dieta, decidi esccrever um post sobre ela. O Dr. Pierre Dukan, medico frances, foi o responsavel pela mudança no corpinho da esposa do principe William, a Kate.

Essa dieta segundo o Dr. Pierre Dukan, tem como finalidade, fazer emagrecer e nao engordar de novo. Mas para conseguir o sucesso, tem que seguir a risca, o que è muito dificil. Essa dieta ao contrario da dieta das proteinas, ao poucos começa a entrar alimentos com carboidrados, justamente para nao acontecer o efeito "sanfona"

A Dieta tem 4 fases:


1º fase- Ataque

A primeira fase è conhecida como fase de ataque, permitido comer somente " proteínas puras", que permitem emagrecer rapidamente.

O período pode variar de um a dez dias e você só deve consumir proteínas puras. Atenção: o consumo de carboidratos (frutas, arroz, pão, cereais) e lipídios (óleo, manteiga, peixe gordo) é estritamente proibido.

Alimentos permitidas: Carnes magras bovinas, fígado, rins, aves (exceto patos e gansos e a pele das aves que é muito oleosa), peito de peru ou de frango, mariscos e frutos do mar, moluscos, crustáceos, ricos em proteínas e pobre em gordura. Também iogurte, queijo ou leite desnatado, além de ovos, que são plenamente permitidos na primeira fase.

Adjuvantes: café, chá, vinagres, temperos, ervas, limão (mas não em bebida),sal e mostarda (com moderação)

Atençao ao consumo de ovos, justamente por causa do colesterol.

Água é importante: ela facilita o funcionamento dos rins e evitar que fiquem sobrecarregados com a proteína. Beba de 2 a 3 litros por dia. Você também pode consumir chá e café (sem açúcar) e adoçante zero calorias.

Obrigatorio o consumo de 2 colheres de sopa de farelo de aveia ( e nao flocos de aveia), justamente para ajudar o intestino a funcionar e para recompensar a falta de vitaminas que esses alimentos nao possuem è indicado suplemento vitaminicos. (sem açucar è logico)


2º fase-  Alternância.


Continue consumindo os mesmos alimentos da dieta de ataque e acrescente vegetais crus ou cozidos, sem restrição de quantidade, de mistura ou de horários.Nesse período, você deverá consumir os legumes até conseguir chegar no peso esperado. Você poderá alternar um período de consumo exclusivo de proteínas puras com um período de consumo de proteína, juntamente com alguns legumes.
  • Legumes permitidos: Tomate, rabanete, berinjela, aipo, cogumelos, pimentão, espinafre, escarola, feijão verde, repolho, abobrinha, alho-poró, pepino e saladas de todos os tipos.
  • Legumes proibidos: aqueles que contêm carboidratos e lipídios (batata, arroz, abacate, alcachofra) como ervilhas e lentilhas

  • Nao esqueçam da agua e do farelo de aveia, dois alimentos importantes para o funcionamento dos rins e do intestino. (nessa fase è liberado 3 colheres de sopa de farelo de aveia)

    3º fase- Consolidaçao

    Segundo Pierre, a duração da dieta de transição é calculada em função do peso perdido. Isso significa: dez dias para cada quilo que se foi. Se você perdeu 20 quilos, deverá seguir esta dieta por vinte vezes dez dias, ou seja,duzentos dias, ou ainda durante seis meses e vinte dias. O objetivo desta última fase é conseguir manter o peso sem recuperar os quilinhos perdidos, obtendo-se o sucesso da dieta.

    Além dos produtos permitidos nas fases anteriores, agora você podera consumir:
    *Pão Integral (2 pedaços por dia, a qualquer hora do dia),

    *Fruta 1 porção de fruta por dia,  qualquer com exceção de bananas, cerejas e frutas secas. Uma porção é uma peça: uma maçã, uma pêra, uma laranja, uma pequena taça de morangos, um punhado de amoras, ameixas etc.)

    *Queijos (40gramas de queijo por dia,  tipo gouda, queijo suíço, cheddar. Evite queijos de cabra, camembert, roquefort.)

    *Produtos ricos em amido (2 porções de produtos com amido na semana, Evite arroz branco e batatas.Pasta – para obter melhores resultados se os integrais e cozinhe-as al dente (o que levará mais tempo para que o corpo de processo). Não use creme ou manteiga, enquanto prepara o prato e consumo no máximo 1 xícara do produto já cozido. Integrais de arroz – mesmo valor do macarrão.)
    Lentilha e feijao

    Esta fase também dá direito a duas refeições semanais "de gala", quando é possível consumir qualquer tipo de alimento (pizza, sorvete, batata frita, etc) com duas condições: nunca repetir o prato e não fazer duas refeições deste tipo seguidas (deve haver pelo menos uma diferença de 48 horas entre essas refeiçoes). Intercale ao menos uma refeição entre essas duas de gala. E, por medida de segurança, é fundamental eleger um dia da semana para fazer a dieta só com proteínas, a mesma adotada na fase
    Importante agua e farelo de aveia.

    4º fase- Estabilizaçao

    Pronto, a partir daqui nada mais é proibido - você pode ter uma alimentação normal. Porém, uma vez na semana, deve repetir um dia do cardápio da fase 1, só com proteína (isso a vida toda). É o segredo para não voltar a engordar. Outra recomendação é adotar o consumo diário de três colheres de sopa e farelo de trigo e de aveia. São alimentos que garantem uma boa dose de fibras solúveis - indispensáveis para saciar e manter o intestino saudável.


    **** Logico que ao voltar com a alimentaçao normal, devemos nos reeducar e manter ao menos 20 minutos de caminhada por dia.


    Famosos que fizeram essa dieta:

    Antes e deopis da dieta, olha so como ela era fofinha.

    Jennifer Lopez è linda de qualquer jeito, e mesmo depois da gravidez de gemeos, olha so o corpinho.

    Lopes e Gisele logo depois da gravidez.
    Espero conseguir fazer meu antes e depois tambem ahahaha, è dificil mas esta valendo a pena quando alguem me encontra e diz: "Te vejo mais magra"Adorooooooooooooooo!!!!

    Estou na segunda semana da 2º fase, nao tive problemas de fraqueza porque usei suplemento vitaminicos, essa semana perdi somente 0.5 kg, mas as medidas foram bastante, ate mesmo meu marido comentou.
    depois de 18 dias de dieta olhem o resultado:
    Peso: -4.2 kg
    Busto: - 6 cm
    Cintura: -7 cm
    Barriga: -8 cm
    quadril: -4 cm
    Coxa : -4 cm

    Para nao desanimar, o conselho que dou e de anotar as medidas antes de iniciar a dieta e de escolher um dia da semana para se pesar, de preferencia sempre no mesmo horario (o periodo da manha è o melhor, pois nao temos retençao de liquidos): Nao esqueça de beber pelo menos dois litros de agua, cha verde ajuda bastante e nao esqueça tambem de utilizar o farelo de aveia, muito importante para o funcionamento do intestino.

    Se tiverem duvidas com a dieta, conselho ler o livro do Dr. Dukan.





    9 comentários:

    1. 3 coisas pra dizer....
      1...vc ja é magrinha pra que danado ta fazendo dieta? rss
      2 .... eu ando precisada de uma, mas forca de vontade ta la na Italia com vc rsss.
      3. essa dieta tinha que se chamar DO CAO, por que o negocio é que nem coco, tem que quebrar pra beber a agua doce, affff Maria.
      bjs

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. kkkkkkkkkkkk....dieta DO CAO mesmo!!! Wilqui, voce è otima

        Excluir
    2. Continue firme que vc chega lá! Se o marido já está falando é pq o negócio funciona mesmo :)!

      ResponderExcluir
    3. Wowwww! Adorei a ideia dessa dieta. Eu estava muito tentada a comprar esse livro, mas sempre desisti porque o Francesco falou que achava que tinha que comer so carne. Dai fiquei meio desanimada, mas agora entendi que e assim so na primeira fazer. Eu comecei a fazer a dieta dos pontos, mas estou meio desanimada de continuar... Ai detesto passar fome, mas ainda queria perder um kilo antes que chegue o verao. Parabens pelos quilos perdidos!!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Entao Lari, se voce tiver que perder poucos kilos, a primeira fase nao tem necessidade de ficar os 10 dias, voce pode abaixar para 5 e depois seguir as outras etapas.

        Excluir
    4. Ah, e acabei de descobrir mais uma coisa que temos em comum: eu tb estou sempre de dieta, mas quando vejo as guloseimas daqui... nem preciso dizer o que acontece ne? E depois ainda tenho que aguentar o Francesco comentando: "Isso, come mesmo! Depois fala que ta gorda..." Triste.

      ResponderExcluir
    5. kkkkkkkkk......as guloseimas daqui sao boas demais!!!

      ResponderExcluir
    6. Oi taty, tudo bem ai? Ho bisogno di un paio d'informazioni su questa dieta, e visto che ormai stai diventando un'esperta (oltre che un'amica) chi meglio di te potrebbe rispondere? Allora...

      A novembre, dopo 3 anni passati chiuso in questa città senza mai uscire un poco, mi sono finalmente deciso di passare 3 giorni a Rio de Janeiro! Ma chi ha il coraggio di andare nella spiaggia di Copacabana con questa pancia?? Ecco allora l'idea di fare questa dieta perlomeno per qualche mese, poi si vedrà.

      Ma ho qualche dubbio, quindi andiamo a vedere:

      nella fase 1, se ho capito bene, posso mangiare ogni tipo di carne e di pesce, ma niente di verdura o carboidrati, giusto? Ma quindi cosa vuol dire, che posso mangiare, per esempio, 4 bistecche al giorno ma nemmeno una foglia di insalata? E nemmeno una fettina di pane?

      Nella fase 2 invece posso aggiungere un po' di verdura, ma ancora niente di pane o pasta, giusto? Ma quanto deve durare questa fase?

      Nella fase 3, finalmente, posso aggiungere pasta e pane, ma niente patate??? Io amo le patate! E anche in questo caso quanto deve durare questa fase?

      Per la fase 4 non dovrebbero esserci problemi.

      Aiutami a risolvere questi miei dubbi, e se riuscirò a eliminare questa maledetta pancia (non sono gordo, ho solo una brutta pancia) te ne sarò eternamente grato.

      Abraços!!!

      ResponderExcluir
    7. Ciao Franco, hai fatto bene a fare un po di vacanza. Allora per quello che ho fatto e che conosco della dieta, la prima fase solo PROTEINA, niente carboidrato (nemmeno una briciole di pane). Nella 1 fase deve mangiare pesce e carne magra (niente carne di maiale). Non devi fare uso di oleo, per questo usa la griglia per fare la carne. Non dimenticare che in questa fase deve bere tanta acqua e fare uso della crusca d'avena (questo aiutera il tuo intestino, visto che abbiamo tolto le fruta e verdura).

      Allora la seconda fase niente pane e niente pasta, solo verdura, insalata e proteina (non dimenticare la crusca d'avena). Questa fase la deve seguire finche non raggiunge il peso desiderato. Questa fase è un po lenta per perdere peso, per questo Dukan consiglia ti fare giornata di solo proteina per aiutare a dimagrire velocemente.

      Attenzione alla fase 3, perche la pasta e il pane sono di farina integrale, ok? niente patata al momento.
      OBS: Io sono arrivata fino alla 3 fase con la dieta, poi per conto mio, ho comminciato a fare la rieducazione alimentare, mangio di tutto ma poco e certo di mangiare ogni 3 ore. Lo fatto perche ormai siamo in estate e come vivo in una citta di mare, nel weekend non torno mai a casa per mangiare, allora ho fatto cosi. Ancora continuo a dimagrire, pero piano piano, se prima scendevo 1 a 2 kg alla settimana, adesso scendo 300 a500 gr a settimana. Fino adesso ho perso 11 kg.

      La 4 fase (non ho fatto) ma si mangia di tutto e una volta alla settimana si fa solo proteina.

      Ci sono 3 cose importante per aiutare la dieta: Bere minimo 2L d'acqua, mangiare la crusca d'avena e fare 20 min di camminata.

      Spero che tu riesca a fare la dieta, è un po difficile, ma non impossibile.

      Abraços

      ResponderExcluir

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...