quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Natal em Napoli

Natal na cidade de Napoli, e vamos encher a barriga de tanto comer...hehe. O Natal aqui na Italia é muito diferente do nosso natal no Brasil, enquanto no Brasil onde o natal parece mais carnaval, casa cheia de parentes e amigos, musicas de todos os generes e principalmente musicas natalinas tocadas no cavaquinho, tio e primos bebados antes da meia noite, amigo secreto e logico a ceia com direito a Peru e uma mesa farta de doces, aqui na Italia o natal tem clima de natal, ao começar pelo clima, um frio insuportavel, neve no norte e chuva no sul, o numero de pessoas sao bem menores, uma coisa mais intima: pais, filhos e netos, todos sentados na mesa por horas e horas, saboreando pratos a base de peixes e doces tipicos da regiao.  Musica? so na lembrança, mas fazer o que? tenho que respeitar as tradiçoes, afinal Brasil não é o unico país no mundo a comemar o natal.
As pessoas me perguntam se eu gosto. A resposta é, gosto sim, afinal são minha segunda familia, gostam de mim e eu amo a cultura desse pais, assim como amo o meu pais.




quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Atendimento made in Italy? Nao obrigada!

Que nervoso passei hoje. Pois bem, acordei e me preparei para trabalhar. Saio de casa toda agasalhada para enfrentar o frio que me esperava fora, e pra alegrar a minha vida, essa noite dormi muito mal por conta do vento que fazia a janela bater. Apenas ponho os pés para fora do predio e so atacada por uma aria quente de calor e por um momento tive duvidas que se realmente estavamos no mes de dezembro.

O telefone toca, era Mimmo que me avertia do sol que estava na area onde eu trabalho. Tiro o gorro, as luvas, o cachicol e as esqueço dentro da bolsa. Resolvo mudar o meu percorso e ao inves de pegar um onibus como faço todas as manhas resolvo pegar dois onibus porque assim chegaria muito antes do horario.

Meu objetivo era passar ao centro comercial e comprar uma lembrancinha a minha amiga Chiara. Chego ao Centro Auchan antes do horario de abertura e decido entao ir ao bar tomar cafe da manha. Portas abertas e la vou eu em busca de algo que possa agrada-la. Um jacare de pelucia me chama a atençao, e sabendo que Chiara ama bichos de pelucia decido compra-lo. Antes de ir ao caixa pagar, resolvo controlar os preços daquelas sacolinhas de presente. Fico horrizada com os preços: Euro 2.90, E 3.50...e finalmente uma sacolinha da Winks (aquelas bonecas com um bocao) me chama atençao, apenas 50 centavos. Feliz da vida, la vou eu rumo ao caixa, passa o peluche e ok, passa a sacolinha e.....euro 3.90????? .

- Desculpa senhora, mas a sacolinha marcava 0.50 centavos e nao euro 3.90 como voce registrou.
- Impossivel, essa sacolinha nao custa so isso.
- Senhora, se a sacolinha marcasse 3.90 euros, eu nao compraria, porque se trata de papel. Foi feito pra rasgar

Educadamente ela pega o telefone e liga pra a seçao de presentes, alguèm confirma que realmente a benedetta sacolinha custa 50 centavos. Entao gentilmente a funcionariapega a nota fical, sublinha o preòo da sacolinha e diz que devo ir atè o balcao de assistencia ao cliente porque ela nao poderia me reembolsar. Olho no relogio e vejo que estou atrasada.

- Teria problema se eu vier na hora do almoço,? Estou atrasada para o trabalho.
- Nao, nao tem problema, o importante è que voce venha ainda hoje, antes de fechar.
- Ok, a dopo!

Saio do mercado em direçao ao meu trabalho, olho no relogio e acelero o passo, por sorte minhas amigas Francesca e Chiara passavam com o carro e graças a Deus me deram uma carona. Cheguei em cima da hora, mas cheguei feliz por poder presentear minha amiga.

Chiara adorou o jacare de pelucia e amou a sacolinha da Winks. Chega o horario de almoço, tenho duas horas e meia de pausa. Almoçamos no trabalho e longo em seguida saimos rumo ao centro comercial. Enquanto Chiara trocava o presente do seu namorado na loja ao lado, vou rumo ao balcao de assistencia ao cliente. A funcionaria se aproxima e….

- Bom dia, vim aqui pegar o reembolso da sacolinha quecomprei essa manha.
- Deixa eu ver a nota fiscal?
Olha daqui, olha dali e….
- Reembolso do que?
- Reembolso do erro que foi registrado, a sacolinha custa 50 centavos e a caixa marcou tres euros e noventa centavos.
- Ahahahahahahahahahahahah, Impossivel
- ??????????????? (estava louca pra dar na cara dela depois dessa risadinha)
- Essa sacolinha nunca custou 50 centavos.
- Olha so senhora, se ela nunca custou 50 centavos, hoje ela custava 50 centavos.
- Impossivel
Novamente o famoso telefone. Desliga e me diz.
- Voce olhou mal

Começo a explicar ela o que tinha acontecido e mal começo a falar, a mesma me interrompe pra dizer que nao existe aquele preço.

********Aqui faço uma pequena observaçao ao modo de trabalhar all'italiana, nao que eu queira fazer comparaçao com o Brasil, mas o atendimento deles me obrigam a isso. Enquanto no Brasil o slogam è " O cliente tem sempre razao" aqui o slogam è " O funcionario tem sempre a razao e nao venha discutir". Nao estou exagerando, aqui os funcionarios que lindam com o publico tratam muito mal as pessoas. Ai que odio!!!! Voltando a essa "simpatica" funcionaria....,

Aumento a minha voz tambem e digo que ela deve estar em silencio porque ela nao sabe o que aconteceu, que nao era presente. Apos me ouvir com a maior cara de bunda do mundo, me olha e diz

- O caixa nao sabe preço de nada, devem sempre perguntar a nos.
- Pelo decima vez, repito que a caixa ligou para algum responsavel que o autorizou a fazer o reembolso.
- NO! Impossivel

Volto a seçao de presente e pra minha surpresa, o papel onde marcava 0.50 centavos tinha desaparecido. " Che cosa????" AGORA ELES COMPRARAM BRIGA. Volto ao balcao de "DESENTENDIMENTO COM O CLIENTE" e acuso o mercado de enganar as pessoas, colando ofertas que nao existem. Logo começa a tumultuar de gente, e a funcionaria vendo que eu faria problema me diz

- Entao traga a sacola que eu te devolvo o dinheiro

sábado, 12 de dezembro de 2009

Povo Bobo

Esses dias enquanto esperava o onibus para ir trabalhar, um homem com cara de bobo me fez pensar: "Booh...que povo estranho" Duas amigas se encontram por caso no ponto de onibus, smack smack no rosto e começam a bater papo. Conversa vai e conversa vem, eis o grande momento: falar da vida de FULANO e BELTRANO. Curiosa eu? hehe, nao tinha como nao ouvir, mesmo porque o povo italiano nao fala, grita. Falar dos outros, atè ai tudo bem, mesmo porque brasileiro adora uma fofoca.

Mas o estranho da conversa, foi a terceira pessoa que participou como receptor. Um homem com cara de bobo em seus 50 anos que tambem esperava o onibus, se interessou na conversa e com toda a cara de pau do mundo, se vira de frente para as duas mulheres e começa a seguir a conversa. Conforme muda o locutor, ele virava o pescoçao e seguia todos os detalhes e as duas amigas nem se incomodaram. Pensei comigo, se fosse em Sao Paulo aquele ali ja teria tomado um fora do tipo " Perdeu alguma coisa?".

Outro dia aconteceu comigo. estava no orelhao, daqueles estilo cabine onde Clark Kent se trocava para se transformar em Super Man. Conversava com minha mae (em portugues, è obvio) quando passa um senhor em seus 70 anos, trinta segundos depois o velho volta atras e fica parado na frente do orelhao. Parecia que tinha visto um fantasma porque me olhava com os olhos arregalados. Penso comigo: veio curioso, talvez descobriu que o mundo nao fala so italiano. Continuei falando com minha mae e o velho continuou parado me olhando. Nao aguentei e apos afastar o telefone da minha boca, pergunto ao velho: " Mi scusi, ma lei vuole telefonare?".

Apos um sinal negativo com a cabeça, volto a conversar. Mas nao é que o velho continuou parado me olhando. Novamente, olho para o velho e dessa vez pergunto: " E allora?". Sem me responder, o velho se vira e vai embora. Na minha cara ficou um enorme ponto de interrogaçao.
Fala a verdade, o povo daqui è ou nao è estranho?

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Missao impossivel: DORMIR


Nao!
Nao è possivel, so acontece comigo. Imaginem voces, um domingo as 9h 30 da manha, enquanto a Italia la fora se congela abaixo de zero, eu permaneço deitada em minha cama acima dos 30º graus. Nao, nao estou com febre, o calor è resultado de como dormi: lençol de flanela, coberta de paile e edredom de pluma de ganso. Exagerada eu? Que nada, o frio è de lascar mesmo. Em pensar que eu poderia dormir tranquila atè mais tarde, mas isso è impossivel, porque no edificio onde eu moro, os moradores sao aspirantes a cantor.

Ninguem merece, ja nao bastava meu vizinho de porta, um adolescente em seus 18 anos, desafinado como Pato Donalds, e que insistem em cantar as cançoes de Negro Amaro ( Por culpa sua, nao suporto mais aquela cançao "MERAVIGLIOSO") e Tiziano Ferro que amo (e que graças aos ceus, ele canta de menos), descobri que meus vizinhos do andar abaixo, dois anjinhos em seus mais ou menos 7 anos, também cantam, Oh mamma santa!!!  Dormia tao serenamente quando uma frase em forma de melodia me despertou: "È Natale e a Natale si può fare di più, è Natale e a Natale si può amare di più, è Natale e a Natale si può fare di più per noi..." Penso comigo: Ai ai ai, essa è a maledetta musica do comercial e dentro da minha cabeça uma voz gritava: CALA A BOCAAAAAAA!!!  O Silencio permaneceu na ar, atè parece que eles me ouviram. Finalmente posso voltar a dormir...." È Natale e a Natale si può fare di più, è Natale e a Natale si può amare di più..." Imaginem a minha cara!!!! A musica agora era cantata pelo irmaozinho. Oh Mamma santa!!! Fim da musica, acho que agora posso dormir. più " eu fiz molto di più" continuaria por muito tempo e vendo que eu com minha audiçao de cachorro nao suportaria por muito tempo, fiz muito DI PIU, me levantei!!!! Resmungando mas me levantei.


Saio do quarto e vou rumo a sala, mas antes que eu me sentasse no sofa, um clarao fora da janela me convidou a espiar como era o tempo. Sera que faz sol? Atraves do vidro nao se via, e nao pensem que era porque estava sujo, porque limpo sempre, mas nao se via porque as gotinhas de umidade, tinham se transformado em gelo. Abro a janela e depois de ser sacudida pelo vento, fico paralisada observando a paisagem que tinha se transformando enquanto eu dormia. Ancona estava coberta de neve e a neve ainda caia. A praia, nao tinha como companhia a area, no seu lugar a neve fina que caia. Começo a pular que nem uma doida, parecia uma criança quando ganha um presente . O meu corpo è tomado pelo espirito da maniaca da fotografia...rs, corro para o armario e armada de maquina fotografica, começo: flash, flash e flash (aaaamo neve). Estava completamente fora de mim. Corro como uma desesperada para o quarto e grito: "Mimmo, ta nevando, dai svegliti. Apos tomar o cafe da manha, eis a produçao: meia calça, calça jeans, blusa, sobretudo, bota para neve, luva, cachicol e gorro. Mimmo sto bene? "Taty mas voce deve ir pra Siberia? " me pergunta ele.  Hehe...engraçadinho, sei troppo spirituoso!! Minha alegria de poder estar na rua desaparece quando sinto o vento gelado cortar meu rosto. Mamma mia, che freddo e corro para o carro. Quem pensa em sair em um dia desses?. O sol aos pouquinhos vai aparecendo e lentamente a neve começa a derreter. Depois de passear no shopping onde o ar quente de cozinha volta pra casa, e da janela vejo o que sobrou da neve. Foi uma pena nao ter aproveitado o dia para curtir a neve, mas valeu a pena poder observa e ver o quanto è lindo o que a natureza pode fazer. 
Beijos

 






domingo, 6 de dezembro de 2009

1 ano sem voce!!!


"A tanto tempo que eu deixei voce, fui chorando de saudades, mesmo longe nao me conformei, pode crer eu viajei contra a vontade. O seu amor chamou e eu regressei, todo amor è infinito, noite e dia no meu coraçao, trouxe a luz no nosso instante mais bonito" .... "Coisas do passado, sao alegres quando lembram novamentes as pessoas que se amam..."
Sao essas palavras que fazem meus olhos se encherem de lagrimas enquanto caminho despensarada ouvindo meu MP3. Sempre gostei das canòoes do grupo "Roupa Nova", em particular essa "A viagem". Talvez porque eu acredite na vida apòs a desencarnaçao. Hoje faz extamente um ano que voce passou para o outro lado, com certeza encontrou a sua mae, minha amada Pythuxa e nesses 365 dias que se passaram , antes que meus olhos se fechassem para me adormentar, meu pensamento e minhas palavras eram voltadas a voce: "Boa noite minha batatinha linda, obrigada por te feito e fazer parte da minha vida, fica com Deus meu bem".
A saudade è absurda, atè hoje nao consegui explicar a um italiano o que significa a "Saudage" come dizem eles, nao è uma simples nostalgia, è muito mais, saudade è quando os olhos se enchem de lagrimas e uam pequena dor encomoda o coraçao, isso pra mim è saudade. Deus è tao bom, mas tao bom que apenas me adormento e la vem voce, correndo e pulando que nem uma macaquinha (lembra que eu te chamava de macaca chita?), te pego no colo, te encho de beijos, te abraço forte forte e me alegro em saber que voce nao se cansa mais, em ver que voce nao tosse mais, em saber que todos aqueles remedios que voce odiava hoje nao servem mais, porque agora voce esta bem e cheia de saude. O sonho dura pouco, talvez porque o tempo que voce tem pra me visitar seja pouco, mas è um pouco que pra mim è tudo. Acordo e agradeço a Deus por permitir que quase sempre voce venha. Peço sempre a ele que se um dia voce voltar, que volte para mim e se assim nao puder ser, que tua nova familia te ame muito mais do que eu te amei.
Hoje faz um ano que voce se foi, mas poderao passar outros 20, 30 ou 40 anos e eu levarei dentro do meu coraçao cada minuto ao teu lado. Voce nao era somente um cachorro como dizem as pessoas, voce era a minha vida, a minha pequena, porque .Te amo meu bem, fica com Deus
tua Taty
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...