sexta-feira, 25 de março de 2011

Respondendo ao caramelo: Cultura e Culinária

Hoje irei responder ao caramelo. O Caramelo è um quadro muito interessantedo blog da Gisley que mora nos Estados Unidos  (http://vivendolaforanoseua.blogspot.com/2011/03/pergunte-ao-caramelo-cultura-e.html#axzz1Hb5WIFK2

E hoje irei falar sobre a culinaria italiana. Muitas pessoas tem a curiosidade de saber o que nos brasileiros no exterior comemos em nossas casas. Bom, eu e meu namorido moramos juntos, e por conta dele ser italiano legitimo, aqui em casa comemos a italiana. Pra ser sincera, eu amo a cozinha italiana. No inicio sentia falta do arroz e do feijao, mas com o passar do tempo, meu estomago se adaptou, e agora è todo italiano. Logico que quando bate aquela vontade de comer arroz e feijao eu faço sem problemas. Como nao tenho panela de pressao, cobro o feijao em lata, ja vem cozido, assim eu so refogo no alho, oleo, bacon e pedacinhos de linguança. O arroz italiano è bom, mas eu ainda prefiro o brasileiro. Um dos pratos que geralmente faço, è o estrogonofe de frango, o Domenico adora. E mesmo eu sendo paulistana(com um pai maranhese),  amooooooooo uma farinha de mandioca e aqui no mercado perto de casa, encontrei uma seçao dedicada aos estrangeiros, e tem tres pequena prateleiras com produtos brasileiros, entre eles, aquilo que eu mais amo: Farinha temperada Yoki, polvilho doce para fazer pao de queijo e guarana antartica. O Domenico desde que provou a farinha, nao come estrogonofe sem colocar a farinha por cima ahahahahah.

Mas falando do meu dia a dia, vamos começar pelo cafe da manha. Aqui na italia, sao poucas as familias que tomam o cafe da manha em casa, e quando fazem geralmente a mesa encontraremos Biscoito doce, leite, geleia, torrada e brioche doce com o sem recheio. Pao com manteiga?? Aff, eles nem sabem o que è isso. As vezes, aos domingos eu como pao com ovo mexido, o Domenico  me olha com aquela cara de nojo e me faz sempre a mesma pergunta:" Mas como voce consegue comer isso logo de manha?"  ahahah, adoro. Mas o verdadeiro cafe da manha mesmo de um italiano, è ao bar: Capuccino e cornetto. Os bares (leia-se cafeterias) sao sempre lotados no periodo da manha, è bom demais


"Mas è verdade que na Italia se come macarrao todos os dias?"
Yes, è verdade.

Uma outra curiosidade, è que na Italia, eles nao misturam a comida no mesmo prato. A gente tem aquela mania de colocar arroz, feijao, carne e salada tudo no mesmo prato. Se voce fizer isso aquina Italia, eles ficam te olhando. Quantas e quantas vezes a galera parava de comer so para me olhar? Me sentia uma atraçao de circo, ninguem merece!Aqui funciona assim. Como primeiro prato, um antipasto: geralmente uma verdura grilhada, um pouco de frios, ou seja, alguma coisa leve para abrir o apetite.Terminado o antipasto, o prato vem trocado, te dao um limpo (Mas aqui em casa nao tem essa palhaçada, quem leva sou eu e nao tenho vontade de passar o dia na pia, so faço isso quando vem visitas). Como prato principal a pasta (leia-se macarrao), mas aqui nao comemos a mesma massa todos os dias. Na Italia existem diversos tipos de pastas e diversos tipos de molho: Spaghetti com molho de tomate, fusili al pesto genovese, tortellini di abobora com molho de manteiga, macarrao alla carbonara, alla matriciana, alla putanesca, alla bolognesa etc etc etc. Porque assim, a gente nao enjoa comendo macarrao todos dos dias. E para finalizar, um prato de salada. Pois è, aqui a salada se come por ultimo e isso eu ainda nao me acostumei e acho que nao conseguirei acostumar nunca. Adoro comer salada junto com a comida. E a fruta è sagrada apos o almoço.

Variedade de Pasta

Fusili com molho de nozes
 
Tortelli di abobora com manteiga
 
Spaghetti alla carbonara

Meu prato preferido: Spaghetti al pesto genovese
Na hora do jantar, fazemos sempre alguma coisa leve: um prato de carne com salada, um sopa, uma super salada com muzzarela de bufala, bruschetta, verdura no forno e uma coisa que nao pode faltar nunca na mesa do italiano, seja almoço ou janta,  è o pao de vinho. Isso voce vai encontrar sempre.

Variedade de paes

Salada caprese: Tomate e muzzarela de Bufala
 Pizza??? A pizza è feita em casa, eu ja aprendi e faço sempre. O italiano come pizza a semana toda, aqui em casa eu faço geralmente no sabado a noite, assim sobra pra beliscar no domingo.

Pizza feita em casa (mas essa nao foi eu quem fiz)

Berinjela alla Parmegiana

A cozinha italiana, nao è gordurosa como muitos pensam. O italiano gosta sempre ter a mesa, produtos de primeira qualidade. Muitos pensam que o italiano è um povo obeso, mas nao è verdade. Do norte ao centro da Italia, o povo è magro de dar inveja, corpinho de modelo. Eles comem de tudo mas em poucas quantidades. Ja no sul da Italia....hehe, a coisa muda, o povo adora comer e a comida ali è boa demais e ja as pessoas sao bem mais cheinhas.

Por isso quando vierem a Italia, voces nao devem deixar de comer nenhuma das maravilhas da cozinha italiana e nao esqueçam de beber um bom vinho, quer uma dica? os vinhos do sul na minha opiniao sao os melhores, principalmente da regiao da Puglia...amo!!!


 

3 comentários:

  1. Nossa menina, uma paraiso para quem gosta de massas, assim como eu!!!! Aqui na Inglaterra a gente encontra bastante coisas da Italia. Eu amo variedade, nao gosto de comer uma coisa so, sempre rola de tudo aqui em casa.
    Abracos

    ResponderExcluir
  2. Oi Taty.

    Achei bem engraçado o seu marido comer estrogonofe com farinha.
    Eu adoro a culinária da Italia. Me dá agua na boca.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  3. Que post absurdo!!! Tive que sair correndo, porque estava conseguindo até sentir o cheiro maravilhoso dessas massas!

    Vim mesmo é agradecer as respostas para o Juntos pelo mundo, quando for entrar no eu te aviso.

    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...