sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Ferragosto???? o que è Ferragosto?

Ao contrario do Brasil, o periodo de verao aqui na Europa compreende os meses de junho a agosto. No mes de setembro a temperatura no norte da Italia ja começam a abaixar, por isso sou sortuda de morar na regiao central, sendo os mais sortudos aqueles que moram no sul da Italia,  porque ate outubro o banho de mar è muito benvindo.
Aqui na Italia, quando chega o verao o povo enlouquece. Abandonam tudo pra sairem de ferias: filho, sogra, gato, cachorro, papagaio e etc. Mas a coisa mais estranha è porque todos tiram ferias no periodo de julho e agosto. No norte da Italia è uma loucura, muitas lojas, padarias, mercados e açogues sinplesmente fecham, colocam uma plaquinha na porta com a escrita: FECHADO PRA FERIAS ATE  O DIA..... (1, 2, 3 semanas e por ai vai). Nunca vi uma coisa igual no Brasil. Quando morava em Parma sofria com essas ferias geral, porque as vezes queria comprar pao na padaria e quase todas estavam fechadas. Minhas alternativas eram: esperar ate que voltassem das ferias, procurar uma padaria em outra cidade ou me e satisfazer com o paozinho sem sabor dos grandes supermercados que Graças a Deus, nao fechavam.
Ja em Ancona, cidade de praia, de turismo estivo, isso nao acontece. Tambem seria demais se isso acontecesse, porque se fecham como fazem os turistas???  Aqui eles tambem saem de ferias, mas preferem meses como junho ou setembro, tanto a praia è de frente!!!
Mas o mes onde a galera pira geral è agosto, em particular o dia 15 de agosto, feriadao!!!!
Essa data è conhecida como FERRAGOSTO,  do latim feriae Augusti ( Tatiana tambem è cultura!!!) que significa repouso de agosto, ou seja, è uma festa popular na Italia que vem desde os tempos antigos, onde se festejava o fim dos trabalhos agricolas. Mas nao se trata de um feriado so por esse motivo, mas sim porque  è o dia da Ascençao da Virgem Maria.
Como uma boa brasileira amante de feriados nacionais, tambem piro o cabeçao e procuro uma destinaçao para passar essa data, esse ano visto que Mimmo estava de ferias e eu desempregada, passamos uma semana em Napoli e aproveitamos para conhecer Gaeta. Ah, outro detalhe, tudo que se faz no dia 15 de agosto, seja alugar uma casa de veraneio, ou jantar em restaurante, ou reservar um quarto em Hotel (coisa muito dificil de achar disponivel a ultimo momento) voce pagara carissimo por isso, os preços mudam justos nesse dia. Palhaçada, ne???
Gaeta è uma cidadezinha na regiao do Lazio, muuuuuuuuuuuuito linda (eu amo o sul da Italia, por isso tudo pra mim è lindo). Chegamos em uma praia e alugamos duas cadeiras daquelas que deitam e uma guarda-sol, pagamos 25 euros por isso, carissimo!!! A proposito, nunca comentei com voces, mas aqui na Italia muitas praias sao particular, te oferecem serviços como aluguel de cadeira, guarda-sol, tem restaurantes, banheiros, chuveiros....voce paga e pronto. Nessa praias, voce nao pode levar seu guarda-sol, se nao quiser pagar, deve brigar por um espaço na areia de uma praia publica e tem que ter paciencia. A minha ja foi para o burraco a muito tempo. Ancona tem praias longas e muitas das quais publicas, por isso, ali to tranquilona.
Amamos o nosso ferragosto a Gaeta, me diverti muito e comi um prato maravilhoso.
Deixo o video pra voces!!!
Baci






Uma das muitas praias particulares

A coisa boa disso tudo, è a organizaçao

3 comentários:

  1. Estou retribuindo a visita. Gostei muito do seu blog! Gosto muito de ler a opiniao de outros brasileiros que moram na Italia em regioes diferentes da minha.
    Um beijo,

    ResponderExcluir
  2. Olá Tatiana.
    Encontrei seu blog por acaso na net. Muito bom. Não conheço Italia, mas deve ser lindo!
    Até logo...

    ResponderExcluir
  3. Eu me lembrei do Ferragosto esse ano! Falei pra todo mundo no meu trabalho, ninguem me deu bola... :(

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...