terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Natal em Napoli....comendo horrores!!!!

La se foi a minha dieta que estava mantendo firme e forte desde julho desse ano, mas como posso resisitir a tanto "Bem de Deus" como dizem aqui em Napoli, como?
O Natal na Italia, falamos de Napoli porque è a unica cidade que tenho como referencia das festas de fim de ano, è bem diferente do nosso natal no Brasil, ao menos è bem diferente do Natal da minha familia.

Pulcinella: personagem historico da comedia da arte, um dos simbolos de Napoli

Ja começa com o clima, um frio absurdo. Raramente neva em Napoli, mas por estar localizada ao redor de cidades que nevam o frio acaba se concentrando aqui, entao voces ja podem imaginar como è o ar, ne? Durante o dia da pra suportar, porque nao venta, o sol volta a brilhar cada vez mais lindoe durante a noite nem quero por a cara fora da janela, vento forte e gelado e frio, muito frio.

Enquanto a minha familia no Brasa espera a meia noite para a ceia, aqui começamos a jantar as 20 horas e o tempo de permanencia a mesa è de mais ou menos 4 horas. A mesa para os napolitanos è sagrada.

O primeiro prato a ser servido è um delicioso antipasto de mozzarella di bufala, presunto cru, azeitonas e melao. Logico que o pao nao pode faltar na mesa de um italiano.




                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           Como primeiro prato, um maravilhoso prato de spaghetti allo scoglio * e uma boa taça de vinho branco.

 


















Conversa vai, conversa vem, eis que chega o segundo prato: Bacalhau frito (Mas esse eu nao como, nao gosto de bacalhau).


Uma outra pausa para risadas e mais risadas, eis que chega o meu prato favorito: Camarao gigante frito e lula frito



 Devo confessar que exagerei, minha sogra e meu sogro nao gostam de fritos do mar, e sabendo que eu amo, deram pra mim o seus deliciosos pratos, acho que comi unas 20 camaroes....aff que delicia. Quando voce pensa que ja pode se levantar da mesa, eis que aparece minha sogra e coloca na minha frente um delicioso prato de mariscos.....aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii adoro!!!


Pra terminar toda essa exageraçao e ter a consciencia que na noite de Natal comenti um dos 7 pecados capitais, chega o momento dos doces e frutas:


 
struffoli napoletano: tipico doce natalicio

 

Doces de natal napoletano
  

 
Pandoro, doce natalicio da cidade de Verona


Falem a verddade, comi ou nao comi horrores?? Sem contar depois os tipos de licores que voce tem que beber: limoncino, amaro, licor de liquirizia e assim vai. O Natal aqui è bem bonito, estive em boa companhia porque a familia do Domenico me adora, mas mesmo assim falta a nossa familia, falta ver meus pais, meus primos, meus tios, falta o meu abraço na minha cachorrinha que amo a Rebeca, falta a bagunça do amigo secreto, falta as musicas Natal do cavaquinho que eu tanto odeio, falta ver os homens bebados dançando, falta a oraçao, falta o abraço de Feliz natal a meia noite, enfim, falta tudo aquilo que eu cresci. Mas sao escolhas da vida, eu escolhi viver aqui. Mas no final è assim mesmo, ate quem casa no Brasil com pessoas de outros Estados devem entrar em um acordo: um ano Natal com os meus, o outro natal com os seus. E assim sera o nosso Natal. Que dezembro de 2011 me aguarde, se Deus quiser eu participarei do amigo secreto.

Beijos a todos

* Spaghetti allo scoglio: Espaguete com frutos do mar

Um comentário:

  1. Elaia! qta comida com cara boa, eu acho que dessas, eu soh conheço o camarão(adoooro, aqui come-se no Reveillon)as rodelas de cebolas, e o bacalhau (q amo! hihi)
    Muito bonito a sua finalizaçao do post, se Deus quiser ano q vem vcs estão la curtir além de tudo um Natal com calor! Aqui soh faziamos amigo secreto em casa da minha mãe, e dps q meu irmao casou e comçamos aunir as familias implantamos a brincadeira com a familia da minha cunhada e adoraram!
    Beijo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...