terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Socorro....em Napoli nao se fala italiano!!!

Uma das tantas curiosidades da cidade de Napoli è a lingua. Raramente voce vai ouvir um napolitano falar em italiano mas sim o dialeto napolitano que è beeeeeeem diferente do italiano.

Fiquei em Napoli 3 dias sem meu namorido, porque ele teve que voltar ao trabalho e eu como nao estava afim de ficar em casa sem fazer nada decidi ficar com os meus sogros, pensei que seria mais complicado mas meus ouvidos ja se acostumaram ao dialeto. Eles me falam em napolitano e eu respondo em italiano. As vezes me atrevo a dizer algumas palavrinhas em dialeto...heheh, eles se divertem.


Outra coisa bem diferente do resto da Italia è o uso dos pronomes. Enquanto no norte da Italia usamos a 3º pessoa do singular LEI, que se usa tanto pra homem como mulher (Ele/ela ) para se dirigir a alguem que nao conhecemos na cidade de Napoli e no sul da Italia em geral se usa a 2º pessoa do plural VOI (Vos) entao ja viram a confusao que eu fiz.

Passei na igreja para conversar com o paroco sobre os documentos para o casamento. Apos me despedir do paroco, fiquei observando a beleza do Duomo*, e entre tantos monumentos um tumulo me chamou a atençao. Sobre o Tumulo tinha a foto de uma garota que partiu no ano de 1999 com seus 20 anos, ja tinha ouvido falar dela, pois muitos dizem que ela faz milagres.

Duomo di Acerra (Catedral de Acerra*)

Fiquei ali, observando as flores e os bilhetes de agradecimentos a ela pela graça recebida quando um tipo se aproxima e se dirigindo ao tumulo diz: " Buongiorno angelo mio"  (Bom dia meu anjo) e lhe manda um beijo enquanto se virava para sair da igreja. Continuo ali, parada em meus pensamentos quando o tipo volta e me pergunta:
-Salve, ma la conosceva? (Ola, mas voce a conhecia)
-Io? Ma no. (Eu? Nao)
- Domando perche ho visto che siete rimasto da tanto qua. (Pergunto porque vi que ficastes muito tempo aqui)
- No, sono rimasta solo per curiosita. Ma perche, LEI è un parente? (Nao, fiquei aqui somente por curiosidade. Mas porque, 'E um parente?
-LEI chi? (Quem?)
-LEI ( apontando pra ele)  (O senhor?)
-LEI, la ragazza? (Ela? a garota)
- Ma nooooooo, TU! (Mas naooo, voce)
-Aaaaaaaah, VOi state chiedendo se io sono un suo parente? (Ah, vos estais me perguntando se sou um seu parente)
- Mannaggia!!!!!! (Caramba!!) Finalmente conseguimos entrar em um acordo.

Outra curiosidade de Napoli: a paixao por café. Pois è, em qualquer casa que voce va, ou mesmo que encontre alguem na rua, eles sempre irao te oferecer um café. Passei a noite do dia 25 praticamente em branco por culpa de tanto café que bebi durante o dia. Acho que das 12 casas que fomos para desejar "feliz Natal"  bebamos no minimo 10 xicaras de café. E se voces estao pensando que so porque nao bebem café podem se livrar de sair de uma casa napoletana de estomago vazio estao enganados. Ok nao bebe café? entao o que te posso oferecer? uma coca-cola, um limoncino*, um pedaço de panetone ou chocolatinho??? (Eles sempre tem uma bomboniera cheia de chocolates pronta para receber qualquer visita em qualquer momento). Nem preciso falar que tambem tive dor de barriga ne? Acho que nunca comi tanto bombom em minha vida. Detalhe, se voce recusar è uma verdadeira ofensa para eles.

 










Uma das cenas que mais gosto de admirar em Napoli e ver as roupas no varal. Nao tem como explicar, mas a foto diz tudo. E isso acontece em todos as ruazinha de Napoli e provincia.


E uma de outras cenas impagavel aqui em Napoli e ver o Panaro descer das janelas. Panaro è um cesto de vime que amarado a uma corda serve para descer e subir objetos e alimentos em geral. Quando o vendedor ambulante passa nas ruas, as pessoas ao inves de descerem (porque a maioria das casas principalmente na provincia de Napoli começa sempre no primeiro andar) elas simplesmente colocam o dinheiro dentro do cestinho e com a corda fazem chegar ate o vendedor que pega o dinheiro, coloca a mercadoria e o cestinho volta a subir. Facil nao??

VIDEO SOBRE O PANARO


E com todos os problemas que tem em Napoli, eu amo essa cidade. Vale a pena conhecer

Beijos

10 comentários:

  1. Eu sempre quis conhecer a Itália, mas Napoli me parece ser uma cidade super aconchegante, pelo menos essa é a idéia que passa, de vc explorar as ruas, os becos e comer toda essa comida maravilhosa aí :)!

    Tudo de bom, huummm :)

    ResponderExcluir
  2. Napoli è uma cidade muito diferente do resto da Italia, Napoli è a Italia que conhecemos nos no Brasil, aquela coisa bem Terra Nostra. Aqui as pessoas (italianos e brasileiros) falam muito mal de Napoli, porque sendo uma metropole, tem seus problemas como criminalidade, mas nada comparado ao Rio ou Sao Paulo, aqui è o berço da Mafia, da droga, da riqueza e da pobreza. Napoli ou voce ama, ou voce odeia e eu decidi amar cada beco, cada ruazinha, cada modo de gesticular, amo a musica, a gastronomia e os napoletanos. Quem vem a Italia, tem que conhecer Napoli pra saber. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ou Taty! que delicia conhecer mais daí!.. Eu nem sonhava com isso tudo...mas vejo que eh como aqui, cada lugar uma forma diferente de falar, varios significados...
    Muito bom.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Desejo conhecer Napoli desde a adolescência, quando conheci um menino que vivia na Vialle della Mimosa, 05. Ele se chamava Carmine Bosco. Hoje deve ser um senhor, assim como eu estou agora, uma senhora de 50... anos. Não tive a oportunidade de ir até lá, mas durante estes anos todos o meu pensamento esteve viajando até esta cidade maravilhosa.

    ResponderExcluir
  5. Oi Silvana, espero que voce consiga ir ate Napoli e possa encontrar esse senhor. Napoli è uma cidade maravilhosa, è cheia de problemas, mas de uma beleza unica e com um povo maravilhoso. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Você é problemática, e bom ler o blog realista da verdadeiraitalia.blogpost.com ainda atiça as ''tontas'' que moram no Brasil a sonhar e ser alienada, acorda guria, desde quando Napoli presta? ah lembrei.... vc e uma daquelas brazucas que curte qualquer porcaria de fora, Italia é um país de merda e todo mundo já sabe, guarda seus sonhos contigo ou PARA DE ILUDIR AS ''TONTAS''. Deve sofrer que nem uma condenada na mão do gringo e mente ainda.

    ResponderExcluir
  7. Oi Anonimo, sinto muito se a minha felicidade incomodou voce e se a minha realidade è bem diferente da tua. Obrigada por postar o link do teu blog, mas confesso que nao è o tipo de leitura que me agrada, pois como mesma disse, a minha realidade è bem diferente da tua. Desculpa se voce foi uma das "tontas (os)" que leu o meu blog e rapidinho fez as malas para a Italia, e sinto muito mesmo que voce tenha tido uma pessima experiencia com Napoli. So fica uma duvida, se a Italia è uma merda, por que nao volta para o Brasil? E se a leitura do meu blog nao te agrada, por que veio perder tempo aqui? era so fechar a pagina e pronto. Desejo do fundo do meu coraçao que voce possa encontrar a felicidade, porque pelo modo como voce me agrediu, deu para perceber o quanto voce sofre aqui. Fica com Deus, ta? mesmo nao sabendo que sejas, irei orar por voce. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Molto buono! Ma una cosa il napulitano non'è un dialeto italiano é una lingua.

    ResponderExcluir
  9. Não é só em Napoli que eles são "viciados" em café... Os Italianos em sí adoram isso.. E em qualquer lugar da Itália que vc for eles vão te oferecer café ou tentar de empurrar alguma coisa pra encher a pança!! Rs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...