segunda-feira, 9 de maio de 2011

Casamento Napolitano

Hoje resolvi escrever como è um casamento italiano. Bem,  melhor dizer casamento Napolitano, visto que algumas tradiçoes podem mudar de regiao em regiao. Muitas amigas me perguntam como è, se è igual ao Brasil, se na igreja se faz assim ou assado, como è a festa, como se faz com a lista de presentes, bla bla bla. Enfim, hoje revelo o secredo de toda a tradiçao made in Napoli.

Como muitos ja sabem, esse mes eu me caso. Caramba, o tempo passou tao rapido e eu nem percebi, nao vejo a hora de ir buscar minha familia no aeroporto, ai que tudo!!!!


Aqui na Italia, existem restaurante, hoteis e castelos especializados em festas de casamentos, batizados, primeira comunhao e etc.Um verdadeiro luxo, voce aluga a sala e eles tem tudo pronto: decoraçao, musica, menu, bolo, cafezinho no final da festa e fogos de artificios.

Aqui vao alguns exemplos de salas especializadas em festas:

Sala de um restaurante especializado em casamento






Palacio especializado em casamento


Castelo especializado em Casamento



Logico que eu nao irei colocar a foto do local que escolhi porque sera surpresa, depois do casamento venho colocar algumas fotos.

Com relaçao ao vestido da noiva è como no Brasil, modelo e cor ao gosto do cliente, mas o italiano vai sempre para o modelito classico branco ou creme. Ja o noivo muda, no Brasil geralmente o noivo nao se preocupa tanto em aparecer, basta um terno preto e ta bom demais. Isso na Italia nao existe, o noivo quer se aparecer sim, e tem cada terno um mais lindo do que o outro, e o italiano se preocupa com tudo, desde da meia ao botao da camisa.

Alguns modelos de vestido de noiva e noivo

















Ao contrario do Brasil, a cerimonia religiosa acontece durante o dia, raramente um italiano escolhe o final da tarde para se casar. Minha cunhada se casou as 10 horas da manha, o mesmo horario em que irei me casar. To tentando imagina como sera a minha cara as 05 horas da manhas. Alguem consegue dormir um dia antes do proprio casamento????

Bem, a cerimonia acontece sempre na igreja catolica, visto que a Italia è um pais catolico. Em Napoli a tradiçao è bem interessante. Depois da noiva acordar a 05 horas da manha, ter que enfrentar a cabelereira e a maquiadora (que deverao acordar as 5 horas da manha tambem) è hora de enfrentar o fotografo.

Primeiro o fotografo vai a casa do noivo. Feita as fotos, è horas de ir visitar a noiva. Depois de ter feito varias fotos da noiva em todos os angulos da casa, eis que chega alguns convidados e vizinhos para te dar os parabens. Parabens??? yes, todos (menos o noivo) irao te ver antes de entrar na igreja, ou seja, aquela surpresa de ouvir a marcha nupcial e ver como è o vestido da noiva sao para poucos.Outro detalhe è que o bouquet da noiva, deve ser comprado pela sogra. A noiva escolhe e a sogra paga. Que estranho, ne???


Beijinhos recebidos e maquiagem retocada, è o momento em que a noiva deve sair de casa. Um tapete vermelho enoooooorme, a conduz a um pequeno corredor de flores que a leva rumo a rua. Apos os aplausos dos vizinhos e de curiosos, vamos para a igreja.

Chegando a igreja, a galera (menos o noivo) estao na rua te esperando ( fala serio, o povo nao da uma dentro, ne? onde fica meu momento estrela????). Ok, porta de igreja aberta, marcha nupcial tocando, pai ao lado da noiva e vamos rumo ao altar. Noivo emocionado, padre com seu bla bla bla e cadeira para sentar. Sentar???? Yes, os noivos sentam, um verdadeiro alivio para os pés da noiva.

Fim de cerimonia. Noivos rumo a saida da igreja, e depois de uma chuva de arroz e bombons, è o momento dos noivos receberem novamente mais beijinhos. Terminada o momento "venha me beijar" , os noivos se dirigem a casa do noivo, onde irao receber os convidados para um aperitivo. Mas antes de entrarem em um quintal todo enfeitado de flores, ondeum tapete vermelho os conduzem a uma mesa cheia de docinhos napolitano e champagne, os noivos devem cortar um laço. Ebaaaaaaa...que romantico!!!!



Apos comer, brindar e ser fotografa, os convidados irao rumo ao restaurante e os noivos irao fazer as fotos para o tao sonhado album de casamento. Eu escolhi a cidade de Napoli como paisagem das nossas fotos, porem ja vi muitas fotos de noivos em Veneza, em Roma, em meio ao Girassois, enfim, cada um escolhe o que mais gosta.

Noivos em Veneza


Noivos em frente ao Colisseu em Roma


Noivos em meio ao Girassois



Noivos na praia
Uma coisa interessante, um ou dois meses antes do casamento, os noivo escolhem um local para fazer um video que eles chamam " anteprima matrimonio" (antes do casamento). O video è feito por um fotografo profissonal, e è uma especie de momentos romanticos entre os noivos. Nos ja fizemos, me diverti demais, e esse video sera a introduçao ao video do casamento.

Exemplo de um "Anteprima di matrimonio.


Depois de milhares de fotografias e com o estomago roncando, è hora dos noivos se dirigirem tambem rumo ao restaurante.Os convidados apos terem se servido de um riquissimo buffet ao redor da piscina do restaurante, è o momento de aguardar a chegada dos noivos no restaurante. E somente quando os noivos chegam, a festa começa. Serao servidos diversos pratos. No casamento da minha cunhada foram servido mais ou menos 20 pratos diferentes. Pois è napolitano ama comer.

Depois de muita diversaro, comilança e muita tarantella è o momento de cortar o bolo (isso la pelas 22 horas). Noivos felizes, muitos fogos de artificios, distrubuiçao de lembrancinhas e presentes para os padrinhos (que geralmente è um casal so) e chegada a melhor hora para os noivos. A hora do presente.



Lembrancinhas

Pois è, o presente na realidade è dinheiro. Como eles nao sabem o que presentear, porque na maioria dos casos, sao os pais dos noivos a ajudarem a mobiliar a casa, os convidados dao dinheiro. No momento de se despedirem dos noivos, os convidados entregam um envelope, e dentro desse envelope esta um bilhete com votos de felicidade e o dinheiro para o casal. Eu nao estou falando de 50 euros, ou 100 euros, geralmente os convidados tao muuuuuuuuita grana, pois os noivos com esse dinheiro pagam o restaurante que nao custa pouco. Para voces terem ideia, minha cunhada recebeu da tia dela, 600 euros como presente...hehe. No dia seguinte ela foi contar todos os envelopes e sabe quanto ela recebeu??? 14 mil euros. Mamma mia!!!!  A minha amiga italiana, do sul da Italia, casa esse sabado e conversando com ela, a mesma me contou que a prima no ano passado, arrecadou 33 mil euros. Ai que sonho.

a melhor parte...hehe

O din din è importante sim, mas acho que em todo o casamento, a melhor parte è poder dividir esse momento com as pessoas que amamos e se Deus quiser, sera um dia perfeito.

So peço desculpas as amigas solteiras, mas em Napoli, a noiva nao joga o bouquet.

6 comentários:

  1. Oi Taty!
    adorei o post! por tudo o que vc contou sobre o casamento napolitano, tenho certeza que o seu vai ser lindo...ainda mais que é de dia, acho chique!
    boa sorte e que ocorra tudo bem até o dia do casamento! depois ponha fotos pra gente ver!
    beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Priscila, obrigada e pode deixar que depois venho contar como foi.
    Beijao

    ResponderExcluir
  3. Taty do ceu...nao lembro se eu te seguia,nao me vi na lista entao to seguindo de novo!!
    Que maravilha esses lugares todos, imagina casar em um castelo!!!To louca pra ver as suas fotos Taty.
    Te desejo toda felicidade do mundo!!!
    Ahhh...eu vi o riccio no google, é a coisa mais linda desse mundo, uma amiga em Cancun tinha um desses, mas infelizmente, so conheci por foto!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Taty, muito obrigada. Pode deixar que depois venho colocar as fotos do casorio. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Muitas coisas interessantes de cultura...Não sabia que uma festa de casamento napolitana durava bem dizer, o dia inteiro...Esse negócio do noivo aparecer tb é bem diferente,não é mesmo???

    Amei o primeiro estilo da roupa do noivo e amei o vestido que a modelo está sentada na cadeira..

    Seu casamento vai ser uma festa daquelas!

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Adorei a história em geral. Foi como reviver o dia do meu casamento, com exceção da igreja porque me casei na Comune. Mas não abri mão do vestido de noiva!!! Beijos e que seu dia seja maravilhosooooo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...