terça-feira, 3 de maio de 2011

Civita di Bagnoregio, Italy



Alguem-se lembra da novela Esperança??? Nossa eu adorava, nao perdia um capitulo, mesmo porque Reynaldo Gianecchini no papel de Toni estava realmente lindo. Mas o que na realidade me deslumbrava nesta novela, era a cidadezinha onde ela foi gravada.

Civita di Bagnoregio è uma pequena cidade provincia de Viterbo, localizada na regiao do Lazio, proxima a Roma, com cerca de 3.639 (Cens. 2001) habitantes. Estende-se por uma área de 72,63 km. Foi fundada por Etruscos mais de vinte mil e quinhentos anos atrás, mas viu a sua população diminuir para apenas quinze moradores ao longo do século XX. No século XIX Civita é o local foi se transformando em uma ilha e que o ritmo da erosão acelerada como a camada de barro por baixo da pedra chegou na área onde a ponte hoje está localizado. Bagnoregio continua como uma, mas próspera cidade pequena, enquanto Civita tornou-se conhecido como che il paese muore (em italiano: "a cidade morrer"). Civita só recentemente foi experimentando um renascimento do turismo. A cidade também é muito admirada por sua arquitetura , abrangendo cerca de cem anos. Civita di Bagnoregio deve muito de sua condição inalterada ao seu relativo isolamento: a cidade foi capaz de suportar a maioria das invasões da modernidade, bem como a destruição provocada por duas guerras mundiais . A população hoje varia entre cerca de 12 pessoas no inverno, e mais de 100 no verão. (Fonte wikipidia)

Eu ainda nao tive a oportunidade de conhecer pessoalmente essa cidadezinha, mas ha 5 anos que eu perturbo meu namorido para conhecer esse lugar. Ele nao curte, acha depressivo demais, alias todo italiano è assim, nao da valor a Historia do Pais e eu amooooooooooo tudo isso, amo essa cultura, amo conhecer as tradiçoes dos habitantes de lugares assim. Quando eu for pessoalmente, venho escrever sobre o lugar. Deixo pra voces um video (que nao è de minha autoria), achei lindo.

4 comentários:

  1. Nossa, de 12 habitantes para 100 !!! Como essa cidade aguenta ?

    Assisti o vídeo e achei Civita encantadora, mas só no verão. No inverno, com poucos habitantes e isolada desse jeito, deve ser um pouco depressivo mesmo.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  2. A cidade è encantadora mesmo, mas so pra passear e como voce disse Elvira, no verao, pois no inverno deve ser um tedio mesmo, ne???
    Ja morei em uma cidadezinha medieval parecida com essa, aff...quase entrei em depressao ahahaha

    ResponderExcluir
  3. Adoro vida assim, mais quieta, simples, adoro conhecer os costumes da pessoas e viver o dia a dia delas. Sou de cidade grande mas gosto de lugares pequenos, isolados, adoro a minha companhia...rsss.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi Taty! Olha que coincidencia! Vou escrever meu proximo post sobre essa cidade, alias, paese! Em 2009, fui até o pé da ponte que da acesso a cidade mas estava mooorta de cansada para atraversa-la entao deixei para uma proxima vez. A proxima vez foi segunda passada quando levei minha mae para conhece-la. A vista de fora é muito linda! A cidade propriamente dita nao tem nada de especial. Muito parecida com os velhos vilarejos em torno. Mas vale a pena uma visitinha! Posso pegar o video da novela Esperança?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...